A II Semana do CG 28

A II Semana do CG 28
4 de março de 2020 Por pauloCaros irmãos, colaboradores e Família Salesiana, terminamos com muita disposição a II Semana de Capítulo. Como ISNEB, foi uma semana marcada pela dor e pela esperança, foi a Páscoa de nosso irmão Robério…
Sabemos da grande cobertura que faz a ANS (https://www.infoans.org/ e https://www.flickr.com/photos/130162259@N04/albums) mas, semanalmente, para meditação e comunicação entre nós, enviamos algum resumo e reflexão.
Coronavirus
Fomos advertidos sobre a situação na Itália. O Capítulo não foi suspenso, mas, foi recomendado que evitássemos, nestes dias, exposição midiática e visibilidade do prosseguimento “normal” do capítulo. O Reitor-Mor, recordando o episódio do surto de cólera em Turim, em 1854, no qual Dom Bosco avisou aos seus jovens que “se permanecessem na graça de Deus” não seriam contagiados (de fato nenhum, entre eles, São Domingos Sávio, contraiu a doença), abençoou as medalhas, que antes foram depositadas na urna de Dom Bosco, e com a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, pediu a Deus a mesma graça. Foi um momento muito lindo e reconfortante. De fato, o clima de serenidade, mesmo tomando as devidas precauções sanitárias, se mantém.
Perguntas ao Reitor-Mor
Os capitulares, pessoalmente, ou através das comissões, puderam endereçar algumas perguntas ao Reitor-Mor. Ele recebeu mais de 120, mas, agrupando-as e com a colaboração do conselho geral, pode responder a maioria delas. As perguntas eram de natureza diversa, mas, no geral, pedia-se ao Reitor-Mor sua visão sobre assuntos pertinentes à nossa vida fraterna, disciplina religiosa, vocações, economia, formação, comunicação e missão. Foi um momento de muita abertura e fraternidade.
Por vós, estudo
A II semana do Capítulo foi marcada pelo estudo aprofundado do instrumentum laboris. Divididos em comissões, nas diferentes línguas e regiões de nossa Congregação, começamos a estudar o Núcleo Temático I: Prioridade da missão com os jovens. Nas comissões, cada salesiano é convidado a refletir, partilhar e oferecer sua contribuição. O ritmo de estudo é intenso, mas regado de muita fraternidade e acolhida. Estamos dentro do previsto: terminar a semana no terceiro eixo do núcleo 1: Escolher. Há outra comissão dedicada aos assuntos jurídicos: propostas de explicitações dentro das nossas constituições e regulamentos. No início da próxima semana, apresentaremos em plenário a síntese do estudo do núcleo I e serão votados os temas jurídicos.
Quaresma
Providencialmente, o início do estudo do Documento de trabalho do Capítulo, aconteceu com a abertura da Quaresma. Na quarta-feira de cinzas, como dia penitencial, nos dedicamos ao Retiro Espiritual. O P. Pascual Chavéz, Reitor-Mor emérito. ofereceu-nos uma meditação “programática”: Carta de Roma de 1884: O Evangelho de Dom Bosco (Enviamos por e-mail para meditação dos irmãos). Com a Celebração da Eucaristia e o Rito de imposição das cinzas, começamos a santa quaresma.
Os jovens
A assembleia capitular, terminou seus trabalhos com um colorido diferente. Os jovens! Convidados pelo Reitor-Mor, de todo o mundo salesiano começaram a chegar os jovens. Serão 16 no total. Por conta das complicações da epidemia, alguns não virão. O Brasil será representado por uma jovem da Inspetoria de Manaus e um jovem indígena da Inspetorial de Campo Grande.
“Confiemos estes quarenta dias de graça, vividos no jejum, na oração e na caridade, a nossa Mãe Auxiliadora e peçamos que nos acompanhe e nos guie para celebrar dignamente o grande mistério da Páscoa de Cristo, a revelação suprema do amor gratuito e misericordioso do Pai acolhendo o seu amor e comunicando-o aos outros” (IV feira de Cinzas, P. Pascual Chávez, Reitor-Mor emérito).
Pe. Francisco Inácio, sdb