CG28 | A INSPETORIA DO NORDESTE NO CAPÍTULO GERAL

CG28 | A INSPETORIA DO NORDESTE NO CAPÍTULO GERAL
18 de março de 2020 Por pauloJá em Recife, em nossa casa inspetorial, partilho a III e a IV Semanas do Capítulo. As comunicações foram suspensas por pedido expresso do Reitor-Mor, pelos motivos que já conhecemos. No dia 12/03 o Reitor-Mor fez a comunicação oficial do encerramento do capítulo para o dia 14/03.
III SEMANA DO CG 28
Queridos irmãos, colaboradores e Família Salesiana, chegamos ao final da III semana de nosso Capítulo Geral. Sentimos a sintonia, a fraternidade e as orações de todos. Foi uma semana muito empenhativa e intensa de estudos.
Interpelados pelos jovens
A presença dos jovens deu o tom a todos os trabalhos capitulares. Os 16 jovens de várias partes do mundo salesiano, dividiram conosco todos os momentos do Capítulo: Orações, Assembleia, comissões, mesa e esporte. Conosco estava a jovem Elizabeth de BMA. Os jovens foram divididos para trabalharem conosco em comissões e ajudar na reflexão do núcleo 2 do Instrumentum Laboris. Tivemos a oportunidade de estudar juntos com eles e sobretudo, ouvi-los.
Na conclusão da semana, cada um deles, em assembleia, deu seu testemunho. Sem sombra de dúvidas um dos momentos mais tocantes do CG 28. Escutar “o grito” dos jovens na manhã do sábado “arrancou” não poucas lágrimas dos salesianos presentes. Cada um deles, a seu modo contou sua experiencia com os salesianos pelo mundo. Incrível ver como em todos eles, foi o encontro pessoal, a parolina all’orecchio de algum salesiano que mudou totalmente e marcou positivamente suas vidas. Pediram de estarmos com eles, de querer bem como Dom Bosco, de valorizar o tempo com eles, de amá-los…
O estudo do II Núcleo
As comissões concluíram o estudo do núcleo 2: perfil atual do salesiano. Foi constituída uma comissão central de redação, que, com os secretários das comissões já começam a trabalhar no primeiro esboço do I núcleo para a votação da assembleia. O trabalho é paciente e exige muita dedicação. As comissões são formadas por irmãos de muitas nações com tradições e modos diferentes de viver o carisma. É uma riqueza exigente que torna a reflexão mais longa e ao mesmo tempo, mais real.
A decisão de antecipar a semana de eleições
Por conta da terrível situação do coronavirus na Itália, foi submetida ao juízo da assembleia capitular a intenção e antecipar em uma semana o período do discernimento e das eleições. Depois de uma escuta atenta dos irmãos, o Capítulo decidiu antecipar o período destinado a meditação e escolha do Reitor-Mor e seu conselho. Será na próxima semana.
Valdocco – Mamma Margherita
Os ambientes salesianos estão sendo reformados, trabalhamos praticamente juntos com as reformas que, discretamente, vão devolvendo a todos os salesianos a originalidade dos lugares salesianos. Depois da escuta dos jovens, concluímos os trabalhos da semana com a inauguração da belíssima imagem de Mamãe Margarida dedicada AOS PAIS DOS SALESIANOS. O local da imagem é precisamente onde os historiadores afirmam ter sido a pequena horta. E a emocionante cena de um órfão carente que “puxa” a roupa da Mãe de Dom Bosco com que pedindo auxílio. Recebe dela um carinho de mãe e, de braços abertos à porta do oratório acolhe mais um dos filhos de Dom Bosco. Se a imagem homenageia nossos pais, o carente menino representa a cada um de nós quando docilmente entramos na escola de santidade de Dom Bosco.
Intensifiquemos as orações por nós que na próxima semana, começaremos o discernimento. Veni Sancte Spiritus!
IV SEMANA – DISCERNIMENTO E ELEIÇÕES
Segundo o parecer quase unânime da Assembleia Capitular, a IV e última semana foi marcada pelo Discernimento. um guia espiritual externo, o P Pier Luigi Nava (Religioso Monfortano) conduziu a semana que começou solenemente com o Veni Creator.
O P Nava, com competência, destacou a importância da formação do consenso e da convergência sob a lógica da Communio eclesial. Recordando textos principais da Sagrada Escritura e do Magistério, exortou a todos a compreender as eleições a partir da solidariedade fraterna.
A partilha nas comissões e por regiões foi considerado um elemento de séria responsabilidade entre os presentes.
O clima de oração
Para além da invocação do Espírito Santo, feita todos os dias como primeira ação da assembleia capitular, os participantes tiveram oportunidade de fazer uma vigília Eucarística das 21 às 22. O primeiro dia com o tema da escolha de Matias (At 1), o segundo com o tema do Bom Pastor e o terceiro com o tema do serviço (Mt 20, 26: entre vós não deverá ser assim).
As eleições
As eleições aconteceram na seguinte ordem: dia 10/03 (Reitor-Mor), dai 11 (Vigário), dia 12 (Conselheiros de setor), dia 13 (Regionais).
Um momento de grande emoção foi a eleição do P Angel. O mais velho entre os presentes, o ex Regional da Interamerica, o P. Timotht Ploch fez a pergunta ao Reitor-mor que com generosidade respondeu, sim.
P Angel, reconfirmado para o segundo sexênio, P Stefano Martoglio, até então regional da região mediterrânea, como vigário do Reitor-Mor; P Ivo Coelho, reconfirmado para a formação; P Miguel Angel Garcia, que não estava presente, para a Pastoral Juvenil; nosso P Gildásio dos Santos, para comunicação social, P Alfred Maravilha, até então Inspetor de Papua Nova Guiné, conselheiro para a animação missionária e o aclamadíssimo irmão Jean Paul, reconfirmado como ecônomo geral.
Os eleitos regionais foram, P Alphonse Owoudou (ATE) África-Madagascar; P Gabriel Romero (ARN) América Cone Sul, P José Phuoc, que não estava presente, para a Ásia Leste; P Michael Biju (ING) Ásia Sul; P Roman Jachimowicz (PLN), Europa Centro-Norte, P Hugo Orozco (MEG) Interamerica e P Juan Carlos Pérez (SSM) Região Mediterrânea.
A festa do Reitor-Mor
Na noite do dia 13, após as vésperas solenes e o jantar festivo, já tarde da noite, os capitulares, divididos por regiões apresentaram na aula magna a homenagem ao Reitor-Mor e seu conselho. Não faltou criatividade! Num clima fraterno de descontração, alegria e despedida, como salesianos fizemos festa ao sucessor de Dom Bosco e seus colaboradores mais imediatos.
O discurso de encerramento do CG 28
P Angel dirigiu as palavra se encerramento solene do CG 28. E fez destaques e observações importantes:
– o milagre da saúde dos capitulares, em meio a calamidade do Covid-19 (no resumo da I semana, escrevemos algo sobre a proteção de Nossa Senhora)
– a beleza da fraternidade
– não deixar a desilusão de um documento inconcluso tomar posse de nós (temos um notável magistério)
No futuro:
– crescer na identidade carismática:
– voltar a Dom Bosco no amor aos jovens, estando todos no meio deles: “o sacramento salesiano da presença”
– prioridade da formação
– opção radical preferencial, pessoal e institucional pelos jovens mais necessitados
– abrir-se à generosidade não somente econômica mas, no envio de irmãos disponíveis à missão. Destacou a missão entre os refugiados…
– superar nossas fronteiras (hora do profetismo salesiano)
– a Família Salesiana e os leigos
O encerramento
Com a Eucaristia na manhã do dia 14, encerramos o CG 28. Após a Missa, processionalmente todos cantamos a Dom Bosco e nos despedimos dos irmãos.
Futuramente, passando a crise da pandemia, com o Auxilio de Nossa Senhora Auxiliadora, que invocamos nestes dias de extraordinária novena, vamos organizar um momento com os irmãos para a partilha do espírito salesiano do CG 28.
In omnibus gratias agite (I Ths 5,18)
Por Pe. Francisco Inácio, sdb