COMUNICAÇÃO | ENCONTRO CONTINENTAL NO PARAGUAI

COMUNICAÇÃO | ENCONTRO CONTINENTAL NO PARAGUAI
1 de outubro de 2019 Por pauloENCONTRO CONTINENTAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2019
Luque, Paraguai: 19 – 23 de setembro de 2019
Casa de Retiros Emaús
Participantes: P. Magnus Antonio Petry (BPA) Delegado Inspetorial de Comunicação Social; P. Ricardo Javier Cámpoli (ARN); Carlos Llorens (ARN); Mercedes T. Bazos (ARS); Bruno Lyra (BBH); Aline Passos Dantas (BMG); Richard Romero (BOL); P. René Marca (BOL); Anderson Bueno (BSP); Zaida Elisa Navarrete (CAM); Vicente Fritz (CIL); Felipe Lana Valdez (CIL); Carolina Triana (COB); Andrés Camilo Barris (COB); P. Manuel Pérez (CSFP-Quito); Marcelo Mejía (ECU); L. Hubert Mesidor (HAI); Marco Antonio Becerra (MEM); L. Jesús Armando García Rodríguez (MEG); L. Cristóbal Cáceres Frutos (PAR); L. Christian Eloy Becerra Florez (PER); Renato Luna Flores (PER); Jakeline Magalhães (SUE); Andres Neria (SUO); Juan José Malvarez Medina (URU); Adriana Porteiro Cotelo (URU); P. Rafael Andrés Borges Díaz (VEN); Equipe organizadora (PAR): Yerutí Pildayn, Guillermo Sandoval e Lourdes Ortiz.
Resumo: Delegados e representantes da Comunicação Social das Inspetorias Salesianas das regiões da América se reuniram entre os dias 19 e 22 de setembro para o Encontro Continental de Comunicação Social Salesiana. O Delegado de Comunicação Social da Inspetoria São Pio X, P. Magnus Antonio Petry, foi um dos 31 participantes. O tema de trabalho do encontro que ocorreu na casa de retiro Emaús da cidade de Luque, Paraguai, foi: “Qual o perfil do salesiano comunicador para para os jovens do mundo digital”. Através da partilha entre os participantes, chegou-se a síntese de uma proposta do perfil de salesianos comunicadores que as regiões da América oferecerá a Congregação que no próximo ano realizará o Capítulo Geral 28 em Roma, Itália. Avaliando a caminhada do Dicastério da Comunicação, relembrou-se os processos de animação e revisou-se os acordos dos encontros anteriores de Quito (2017) e El Salvador (2018). Alguns participantes apresentaram boas práticas e desafios que têm em suas inspetorias no âmbito comunicacional. Dentre os diversos momentos de convivência que permitiram maior aproximação e comunhão entre o grupo, destacam-se os encontros diários na Eucaristia, o passeio no centro histórico da capital Assunção, o momento de oração e mensagem da “Boa Noite” no Santuário Arquidiocesano de Maria Auxiliadora e o jantar na casa Inspetorial. No sábado, com a assessoria do professor Rodolfo Silvero, especialista em marketing e gestão institucional, refletiu-se sobre a identidade do Comunicador Social e sobre a gestão institucional neste campo. No domingo os comunicadores elaboraram juntos um Planejamento Continental da Comunicação Social. Após a avaliação do encontro, concluíram-no assistindo um vídeo produzido pelos organizadores do evento. O P. Filiberto González, Conselheiro Geral do Dicastério de Comunicação Social não esteve presente por motivo de saúde, desta forma, o Irmão Jesús Armando García Rodríguez conduziu o encontro.
Síntese da reflexão por grupos sobre o perfil do salesiano comunicador para os jovens de hoje:
Grupo: SER
– É fiel ao carisma, empenhado na juventude popular sendo apóstolos na cultura atual.
– É positivo ante as oportunidades do pátio digital, com sentido crítico, e é aberto ao diálogo com as distintas realidades populares na hora de utilizar as diferentes ferramentas tecnológicas.
– É educador e referente para os jovens nos ambientes digitais.
– Comunica, evangeliza, anima, educa como pastor missionário presente na vida dos jovens e entre os mais necessitados.
Grupo: CONVIVER
– Empenha-se em ser um bom comunicador para ser um bom pastor e vice-versa.
– Comunica com sua própria vida, sendo coerente com sua vocação e autêntico em sua relação interna e externa. (Anotação pessoal: Relações interna e externa entende-se por: na comunidade/congregação e na sociedade/web)
-Vive como artesão de uma autêntica cultura do encontro dentro e fora da congregação. Gera boas interrelações entre os jovens e entre os irmãos.
– Busca ser autêntico, apoiado em seu ser pastor no meio dos jovens, sendo missionário entre eles e comunicador por vocação, deixando-se interpelar por sua realidade.
Grupo: SABER
– Intelectual: A partir do conhecimento dos documentos eclesiais e da congregação sobre Comunicação Social, encarná-los em sua identidade de pastor-comunicador.
– Capacidade: Que o salesiano saiba sobre o universo juvenil e sua realidade. Que viva no mundo digital falando suas linguagens (artístico, digital, juvenil, adultos, crianças).
– Habilidade: Que o salesiano saiba utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TIC), que tenham habilidade de ser um líder no uso delas.
Grupo: FAZER
– Promove a missão salesiana com uma comunicação orgânica e em sinergia institucional com todos seus colaboradores para favorecer o protagonismo dos jovens.
– É presença significativa no meio dos jovens e pobres, especialmente nos pátios digitais, fortalecendo os valores e a cultura do povo.
– Comunica com qualidade o bem que se faz nos canais de informações dentro e fora da congregação. (Boletins, ANS, curta metragens, vídeos)
– Analisa as dinâmicas culturais para otimizar os avances tecnológicos no mundo comunicacional.
– Assegura as bases jurídicas, econômicas e administrativas para o desenvolvimento da comunicação social.
Compromissos assumidos pela Comissão Nacional de Comunicação (CONAC) para a divulgação do CG 28 no Brasil:
– Estabelecer o Dia 16 como dia de oração pelo bom êxito do CG 28, fazendo com que toda comunidade educativa e pastoral entre em sintonia com este acontecimento mundial. Como: Reunindo educandos, colaboradores(as), educadores(as) e salesianos no tradicional “Bom dia” ou “Boa tarde”; Rezando juntos pelo CG 28 utilizando o subsídio produzido do CONAC.
– Disponibilizar a arte para todas as presenças salesianas providenciarem um Banner do CG 28. Este servirá como um material visual de apoio no dia de Oração pelo CG 28.
– Divulgar um Release sobre o CG 28 que será enviado para os órgãos de comunicação católicos do Brasil.
– Produzir um vídeo explicativo (gravado por um salesiano que estará presente no CG 28) para compartilhar nos MCS da RSB e das obras salesianas
O Boletim Salesiano certamente será um meio muito importante para a divulgação do CG 28.
Por Pe. Magnus, Delegado de Comunicação da Inspetoria de Porto Alegre