RECIFE, Escola Dom Bosco | IV Encontro das Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz

RECIFE, Escola Dom Bosco | IV Encontro das Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz
27 de novembro de 2018 Por pauloA transformação dos Jovens consiste em duas coisas: formação e oportunidade
Na última sexta-feira, 23 de novembro, aconteceu na Escola Dom Bosco (Bongi-Recife) o IV Encontro de Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz, com o objetivo de apresentar valores, ações e resultados que podem alicerçar a promoção social e a transformação humana. Na ocasião, empresas e profissionais foram certificados e homenageados pela instituição.
A abertura do evento foi comandada pelo diretor espiritual, Pe. José Pereira, sdb; os presentes foram acolhidos com mensagem que abordou a realidade da juventude, o ambiente da escola e a relação com os princícios de Dom Bosco que devem ser vivenciados todos os dias numa Escola Salesiana. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional, de forma especial, por Renê Santiago, professor de violino da Orquestra de Câmara do Alto da Mina, comunidade da Região Metropolitana do Recife, além de uma emocionante apresentação das crianças e jovens da orquestra, provocando a emoção dos presentes, que aplaudiram de pé o repertório.
Logo após a abertura, Mirelly Silva, diretora, protagonizou a apresentação dos colaboradores da Escola e exibiu o vídeo institucional da Rede Salesiana Brasil; apresentando os ambientes e atividades, presentes no Brasil e no mundo.
Um dos momentos mais emocionantes foi a palestra proferida pela assistente social Bárbara Cabral, que, abordando o tema do evento “A transformação dos Jovens consiste em duas coisas: formação e oportunidade”; contou com os testemunhos de cinco jovens, Ana Lícia, Weverton, Rhebeka, Jefferson e Hugo, que tiveram suas realidade transformadas pelo programa Jovem Aprendiz; arracando aplausos e lágrimas de felicidade de alguns presentes. Com simplicidade, os jovens relataram suas realidades, dificuldades e superação para a conquista da dignidade e melhoria da qualidade de vida, por meio do acolhimento e formação pelo Programa. “Antes de ser Jovem Aprendiz, eu trabalhava no sinal da Av. Abdias de Carvalho. Apesar de ganhar dinheiro, achava que nunca iria sair dalí. Participar do encontro foi muito importante porque a gente pôde apresentar às empresas como é importante esse programa. Mudou a minha vida, da minha família e incentivou meus amigos a procurarem a Escola Dom Bosco. Fiquei muito feliz em ter participado do Encontro.” Afirmou Emerson Claudio, 19 anos, Jovem Aprendiz da empresa Soll.
Em seguida, Jaqueline realizou a entrega das placas de homenagem a três instituições que vêm se destacando na contratação de aprendizes, o Ministério Público do Trabalho, Hospital Português e Soll.
Encerrando a primeira parte da programação, houve uma apresentação teatral com o elenco de Jovens Aprendizes, seguida de bloco de palestras: Inclusão de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Programa Jovem Aprendiz, com Dra Jailda Pinto – Procuradora do Ministério Público do Trabalho; A importância da formação e oportunidade para os adolescentes com José Antônio – Gerente Geral do Banco do Brasil e Legislação da aprendizagem e Projeto empresa PRO com Simone Brasil, Lívia Macêdo – Auditoras fiscais do Ministério Público do Trabalho.
“O Encontro é mais do que uma fidelização com a nossa parceria empresa-escola, mas, um dia em que a Escola Dom Bosco vem demostrar a razão de estar há 70 anos formando e profissionalizando. E, neste ano, o tema foi propício à nossa missão de promover formação humana, cristã e reinserção social.” As empresas puderem ser sensibilizadas de que realmente os Jovens necessitam apenas de formação e oportunidade, afirmou Mirelly Silva, Diretora da Escola Dom Bosco
Pelo Programa, mais de 1.100 Jovens estão sendo beneficiados, através de 13 cursos nas áreas de Informática, Gráfica, Logística, Administrativa e Serviços Gerais – que formam e encaminham, para cerca de 220 empresas parceiras, que acreditam no potencial e na transformação da sociedade através de formação e oportunidade.
Por Paulo Thiago