RECIFE | Turno Complementar une leitura, diálogo e consciência social com o Livro de Djamila Ribeiro

RECIFE | Turno Complementar une leitura, diálogo e consciência social com o Livro de Djamila Ribeiro

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 2 de junho de 2026
O Turno Complementar dos anos finais do Colégio Salesiano Recife vai muito além do suporte às atividades e trabalhos escolares. Entre as diversas opções oferecidas, os nossos estudantes também contam com a participação em um projeto de leitura que vem proporcionando momentos ricos de aprendizado, reflexão e formação humana. Ao lado da bibliotecária Maria Thamyres, os alunos iniciaram uma nova leitura com uma temática bem diferente das obras de ficção e fantasia a que estavam acostumados. Desta vez, eles mergulharam em uma proposta de conscientização social e reflexão crítica sobre o racismo. As atividades começaram com a escuta de uma música do rapper Emicida. Por meio da letra da canção, os estudantes foram introduzidos à discussão do livro Pequeno Manual Antirracista, da filósofa e escritora brasileira Djamila Ribeiro. Em uma leitura coletiva, os alunos debateram o capítulo “Perceba o racismo internalizado em você”. Ao longo da atividade, pausas estratégicas eram propostas pela bibliotecária, com perguntas que incentivavam o debate sobre como notar casos de racismo que ainda estão enraizados e são naturalizados em pequenas situações do dia a dia. Esses momentos foram fundamentais para que os estudantes pudessem compartilhar casos de racismo que presenciaram ou notaram em seu cotidiano, compreendendo em detalhes como eles se manifestam a partir do que foi discutido no capítulo. A obra também conduziu os alunos a um processo de conscientização sobre a estrutura da nossa sociedade, ajudando-os a reconhecer seus papéis no combate a esse problema social tão presente nas bases do país. [gallery size="large" ids="460034,460035,460036"] O livro também levou o grupo a refletir sobre questões históricas e sociais que dialogam diretamente com os conteúdos estudados em sala de aula, em especial os que se relacionam com o período em que o Brasil estava sob o controle da colônia portuguesa, época em que pessoas eram trazidas forçadamente de seus países de origem para serem escravizadas aqui. Outro ponto abordado foi como as pequenas “brincadeiras” vistas em grande maioria nas redes sociais e na própria convivência social contribuem para que o racismo continue sendo propagado, reforçando preconceitos estruturais. Como destaca Djamila Ribeiro em sua obra: “Não basta ter um ou dois negros na empresa, na TV, no museu, no ministério, na bibliografia do curso. Se disserem que ser antirracista é ser 'o chato', tudo bem. Precisamos continuar lutando.” Momentos como esse contribuem diretamente para o desenvolvimento do senso crítico, da empatia e da consciência social, formando jovens mais preparados para transformar a realidade à sua volta com respeito, diálogo e humanidade. Por Laís Tavares
VER MAIS

JOÃO PESSOA | Presença Salesiana vive dias de graça e comunhão com a Visita Inspetorial do Padre Inácio

JOÃO PESSOA | Presença Salesiana vive dias de graça e comunhão com a Visita Inspetorial do Padre Inácio

2 de junho de 2026
Entre o final da tarde da última sexta-feira e a manhã de segunda-feira, a presença salesiana em João Pessoa viveu um momento forte de animação, escuta e fortalecimento de sua missão institucional e pastoral. O Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Inácio, realizou a sua Visita Canônica Inspetorial à comunidade local, trazendo uma palavra de paternidade, acompanhamento e renovação do carisma de Dom Bosco. A Visita Canônica é um momento de profunda responsabilidade e cuidado, cujo objetivo principal é conversar individualmente com os irmãos salesianos que animam a presença na capital paraibana. Durante os dias de convivência, Padre Inácio pôde escutar os irmãos e avaliar com critério e carinho o desempenho e os frutos dos trabalhos realizados por cada um na comunidade religiosa, na paróquia e nas obras sociais. O Inspetor acompanhou de perto a dedicação e o zelo de cada membro do conselho e da comunidade local: o Padre Gilberto, diretor da comunidade salesiana; o Padre Paulo, pároco; o Padre Emerson, conselheiro; e o Padre Josemar, diretor da obra social. Escuta Atenta e Integração com as Forças Pastorais A abertura oficial do encontro aconteceu na sexta-feira à tarde. Ao longo do fim de semana, a agenda do Inspetor foi marcada por uma intensa atividade de escuta. Padre Inácio reuniu-se com as diversas frentes pastorais da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, dialogando com os leigos e lideranças que mantêm a Igreja viva e em saída. Demonstrando o espírito de comunhão eclesial, o Inspetor também reservou um momento para conversar com o pároco da paróquia vizinha, fortalecendo os laços com a Arquidiocese local. Um Fim de Semana de Festas e Renovação Vocacional A visita coincidiu com momentos históricos e festivos para a comunidade de João Pessoa. Padre Inácio pôde testemunhar e abençoar a vitalidade da Família Salesiana na região: Aniversário e Novos Membros da ADMA: O Inspetor acompanhou a celebração litúrgica e o ingresso solene de 12 novos membros na Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), que celebrou seus dois anos de fundação. Acolhida Internacional: Presenciou o emocionante acolhimento de uma mãe e seu filho vindos da Venezuela, perfeitamente integrados ao seio da comunidade. Animação Vocacional: Conviveu e dialogou com os 5 jovens vocacionados (Vinícios, Marcos, David, Aurélio e Henrique) que estão discernindo seus caminhos na capital e no interior do estado. Cultura e Solidariedade Participou da abertura dos festejos juninos da paróquia, uma bonita quermesse cultural voltada para a arrecadação de fundos para a construção da nova Igreja Matriz. Encerramento e Agradecimento O encerramento da Visita Canônica ocorreu na manhã de segunda-feira. Reunido com a comunidade religiosa salesiana, Padre Inácio realizou a leitura oficial da Ata da Visita, documento que registra as orientações, os pontos fortes observados e as diretrizes para a continuidade do trabalho. Na ocasião, o Inspetor expressou sua profunda gratidão pela calorosa acolhida recebida nesses dias e manifestou sua alegria ao ver uma presença salesiana tão pulsante, unida e comprometida com a evangelização da juventude e das famílias na Paraíba. Para a comunidade de João Pessoa, os dias de visita deixam um rastro de gratidão, ânimo renovado e a certeza de que caminhamos sob as bênçãos de Maria Auxiliadora. Por Padre Gilberto Silva
VER MAIS

OEIRAS | Juventude Salesiana participa da 1ª Peregrinação em honra a Nossa Senhora Auxiliadora

OEIRAS | Juventude Salesiana participa da 1ª Peregrinação em honra a Nossa Senhora Auxiliadora

2 de junho de 2026
A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Oeiras, PI, participou da 1ª Peregrinação em Honra a Nossa Senhora Auxiliadora no dia 23 de maio de 2026. O percurso teve início na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e seguiu em direção ao Morro do Leme. Como preparação para esse grande momento, a AJS realizou, nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2026, um tríduo online pelo Google Meet para preparar o coração dos jovens. O evento virtual contou com a participação de outros grupos, como a AJS Areia Branca e jovens salesianos de Aracaju, promovendo uma rica interação e comunhão. Durante a programação, os participantes rezaram o Terço mariano e vivenciaram a tradicional "boa noite salesiana", que abordou temas voltados à presença de Maria na vida de Dom Bosco. [gallery columns="1" size="large" ids="460017"] Temas do Tríduo: 1º dia: Maria no sonho dos 9 anos de Joãozinho Bosco. 2º dia: O sonho das Duas Colunas. 3º dia: Maria como mestra da missão. O tríduo foi conduzido e animado pelo salesiano Nathan, que guiou os jovens nessa jornada espiritual. O encerramento aconteceu no dia 23 de maio com a grande caminhada até o Morro do Leme. Durante todo o trajeto, a caminhada contou com a ilustre presença do "Dom Boscão" (boneco gigante), que alegrou e abrilhantou o evento. Na chegada ao topo do morro, os jovens vivenciaram um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, assistiram a uma breve peça teatral e participaram de um sorteio de itens salesianos. Texto criado por: Silvana Meneses e Verônica Menezes (Jovens do setor de comunicação da AJS Oeiras/PI)
VER MAIS

JOÃO PESSOA | Uma noite de graça, acolhimento e tradição: ADMA celebra 2 anos e recebe novos membros

JOÃO PESSOA | Uma noite de graça, acolhimento e tradição: ADMA celebra 2 anos e recebe novos membros

2 de junho de 2026
Por P. Gilberto Silva “Acolher o irmão é abrir as portas do próprio coração para o próprio Cristo caminhar.” Meus irmãos e minhas irmãs, que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e a intercessão terna de Nossa Senhora Auxiliadora estejam no lar de cada um de vocês. É com o coração transbordando daquela alegria que não cabe no peito que venho partilhar a crônica de uma noite memorável para a nossa comunidade na Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Como bem podemos testemunhar no registro de imagem.png, a Família Salesiana de João Pessoa viveu um verdadeiro Pentecostes de amor, fé e solidariedade. Dois Anos de Devoção e os Frutos que Florescem No último dia 24 de maio, celebramos com grande júbilo o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, data que também marcou o feliz aniversário de 2 anos de fundação da nossa ADMA (Associação de Maria Auxiliadora). E, como boa semente plantada em terra boa sempre vira árvore que dá sombra e fruto, a colheita da nossa devoção se mostrou bonita e generosa na noite de hoje. Tivemos a imensa graça de celebrar o ingresso de 12 novos membros na associação: 7 homens e 5 mulheres que, com o coração pronto e generoso, disseram o seu "sim" para caminhar sob o manto protetor de Maria. Entre esses novos rostos que agora compõem o nosso mosaico de fé, a Providência Divina nos presenteou com a entrada de uma mãe e seu filho, vindos da Venezuela. Em tempos onde o mundo tantas vezes fecha as portas, o Nordeste abre os braços. Eles foram recebidos com o calor, o aconchego e o amor que são marcas registradas da Família Salesiana em João Pessoa e em toda a nossa inspetoria. Não há fronteiras para o amor de Mãe Auxiliadora; aqui, eles encontraram um lar. Uma Celebração de Unidade e Vocação A Santa Missa foi de uma beleza tocante, muito participativa, onde o povo cantou e rezou com aquela devoção bonita que comove a alma. Tivemos a honra de ter a celebração presidida pelo nosso inspetor salesiano, Padre Inácio, cuja palavra firme e paterna alimentou nossa esperança. Coube a este humilde servo que vos escreve, na condição de diretor espiritual da Família Salesiana em João Pessoa e diretor da comunidade local, acompanhar de perto cada detalhe desse momento tão sagrado. Para Majorar ainda mais a nossa alegria e renovar as nossas esperanças no futuro da Igreja, a celebração contou com a presença iluminada de 5 vocacionados salesianos, vindos da nossa capital e do interior do estado. Ver a juventude buscando o altar é a certeza de que o carisma de Dom Bosco continua vivo e pulsando forte nas veias do nosso Nordeste. Fé, Música e o Sabor da Nossa Terra E como o católico nordestino sabe que a festa do altar se estende para o pátio, após a Santa Missa demos o pontapé inicial nos nossos festejos juninos! A paróquia se transformou num arraiá de pura fraternidade, com muita música boa de nossa gente e aquelas comidas típicas que confortam o estômago e alegram a alma — do milho assado à canjica bem temperada. Mais do que uma celebração cultural, cada abraço partilhado, cada prato vendido e cada sorriso ali presente teve um propósito nobre: toda a renda arrecadada será destinada às obras de construção da nossa nova igreja Matriz. Estamos erguendo, tijolo por tijolo, com o suor do nosso trabalho e a força da nossa fé, um santuário digno para o povo de Deus. Olhando para a fotografia em image.png, vejo o cumprimento da promessa de Dom Bosco: "Quem confia em Maria jamais será desamparado". Que a Virgem Auxiliadora abençoe os veteranos, fortaleça os novos membros e cubra de graças toda a nossa comunidade. Avante, com o terço na mão, a esperança no coração e o pé firme na caminhada! [gallery columns="2" size="large" ids="460013,460014"]    
VER MAIS

SALVADOR | Escola de Pais e encontros com estudantes fortalecem diálogo sobre convivência digital e cultura de paz

SALVADOR | Escola de Pais e encontros com estudantes fortalecem diálogo sobre convivência digital e cultura de paz

2 de junho de 2026
Projeto promoveu momentos de escuta, reflexão e corresponsabilidade entre famílias, escola e jovens diante dos desafios do ambiente virtual Os Salesianos Bahia realizaram, durante o mês de maio, mais uma edição do projeto Escola de Pais e um momento de encontro formativo com os estudantes, promovendo diálogos sobre convivência digital, relações interpessoais, bullying, cyberbullying e os impactos do ambiente virtual na vida de crianças e adolescentes. A proposta surgiu da necessidade de fortalecer a parceria entre escola e família diante dos desafios trazidos pelas redes sociais, jogos online e pelas rápidas transformações do mundo digital. Em um cenário onde as informações circulam cada vez mais rápido, os encontros buscaram criar espaços de escuta, orientação e acolhimento, ajudando famílias e estudantes a refletirem sobre o uso consciente da internet e a construção de relações mais saudáveis. No Liceu Salesiano do Salvador, o Escola de Pais e o encontro com os estudantes do 5º ano ao 9º ano aconteceram no dia 14 de maio. Já no Salesiano Dom Bosco Salvador, os encontros com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio foram realizados nos dias 13 e 15 de maio, enquanto o momento com as famílias aconteceu no dia 15. Em Camaçari, o Escola de Pais foi promovido no dia 30 de maio. [gallery columns="1" size="large" ids="460009"] O Escola de Pais reforçou a importância do diálogo entre família e escola na formação dos jovens. O momento permitiu que mães, pais e familiares refletissem sobre os desafios da educação na atualidade, especialmente diante das mudanças provocadas pelo ambiente digital. A proposta buscou fortalecer uma rede de cuidado e corresponsabilidade, aproximando ainda mais as famílias do cotidiano escolar e das vivências dos estudantes. Encontro com os estudantes fortalece diálogo sobre convivência e responsabilidade digital Além das famílias, os próprios estudantes também foram convidados a participar ativamente dessa construção. A iniciativa reconhece que os jovens precisam ser protagonistas na criação de uma cultura de paz, compreendendo seu papel nas relações dentro e fora do ambiente virtual. [gallery columns="1" size="large" ids="460010"] Em um cenário onde as informações circulam de forma cada vez mais rápida, os jovens foram convidados a pensar sobre empatia, respeito, convivência e os impactos das atitudes nas redes sociais, reforçando a importância da construção de ambientes mais seguros, conscientes e acolhedores. Inspirados pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, os Salesianos seguem utilizando os pilares da razão, religião e amor como caminhos para fortalecer vínculos, mediar relações e acompanhar os jovens em seus processos de crescimento humano e social. A iniciativa reafirma o compromisso da comunidade educativa salesiana com uma formação integral, que ultrapassa os conteúdos acadêmicos e valoriza o cuidado, o diálogo e a construção conjunta entre escola, estudantes e famílias. Por Comunicação Salesianos Bahia
VER MAIS

NOTÍCIAS

INSPETORIA | Encontro reúne equipe do SAV para revisão do PEPS e construção de projeto

No dia 11 de junho, a Equipe Inspetorial do SAV – Serviço de Animação Vocacional reuniu-se com o Setor de Pastoral Juvenil, sob a coordenação do Ir. Messias, para realizar uma releitura do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS) Inspetorial. O encontro teve como objetivo apresentar observações e contribuições que possam enriquecer o documento e fortalecer sua […]
VER MAIS

PASTORAL | Coordenadores de Pastoral participam de encontro inspetorial para construção do PEPS 2026-2030

Nos dias 9 e 10 de junho de 2026, na Colônia Salesiana em Jaboatão-PE, foi realizado o Encontro Inspetorial dos Coordenadores Salesianos Locais de Pastoral. O encontro teve como principal objetivo contribuir para a elaboração do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS) Inspetorial 2026-2030, por meio de uma metodologia sinodal e participativa, fortalecendo a comunhão e a […]
VER MAIS

AREIA BRANCA | Atletas da Obra Social Dom Bosco conquistam medalhas no Campeonato Regional de Taekwondo 

A Obra Social Dom Bosco celebra com orgulho a participação de seus atletas no Campeonato Regional de Taekwondo, realizado na cidade de Maceió (AL). A competição reuniu atletas de diversos estados e foi marcada por excelentes resultados para a equipe da instituição. Na modalidade Poomsae – Dupla Mista Sub-30 (Faixas Pretas), os atletas Ramayana e […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE