ARACAJU | Páscoa do Colégio Salesiano celebra a esperança no Cristo Ressuscitado

ARACAJU | Páscoa do Colégio Salesiano celebra a esperança no Cristo Ressuscitado

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 19 de abril de 2023 Por paulo
A páscoa de Cristo recorda a vitória da vida sobre a morte. Confiantes no Cristo Ressuscitado, alunos, educadores, coordenadores e a direção do Salesiano Aracaju realizaram a páscoa 2023. O projeto iniciou na sexta-feira (14) com as celebrações das missas de páscoa para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. As 3 celebrações foram presididas pelos padres salesianos Arlan Braga e Valdemir Augusto, que explicaram para os alunos o verdadeiro significado da páscoa, com palavras de esperança, amor e de fortalecimento da fé. Na homilia, o diretor da Pastoral Pe. Valdemir Augusto pediu que todos encontrem lugar para a vida nova de Cristo. “Quantas vezes sentimos medo e insegurança durante a vida? Mas, Deus não nos abandona, ele entrega a vida nova aos seus filhos. Não podemos deixar o medo tomar conta do nosso coração, mas a fé, o amor e a esperança em dias melhores”, destacou. Na oportunidade foi realizada a Investidura dos coroinhas da escola, que pela primeira vez vestiram suas túnicas e participaram do ritual da Santa Missa, acompanhados de familiares. E no final de semana a Cantata da Páscoa com a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, contou com a participação dos alunos e familiares. As apresentações musicais e teatrais com o tema “É Páscoa, o cordeiro de Deus venceu!”, conduzidas pelos educadores da escola. Cada turma expressou o verdadeiro sentido pascal com encenações carregadas de intencionalidade e seus símbolos como cruz, ovo, coelho, cordeiro, círio pascal, ramos de palmeira, pão e vinho, sinos, peixe e outros. Para a senhora Ana Paula Marques, tia da aluna Ana Júlia, o espetáculo foi belíssimo e emocionante. “ A gente conseguiu ver o amor e o carinho em cada apresentação, que trouxeram a verdade da ressurreição. O Salesiano está de parabéns, esse é o primeiro ano de Ana Júlia aqui, e toda nossa família está feliz com o projeto pedagógico-pastoral da escola”, afirmou. Quem também se emocionou assistindo os musicais foi Rosa Virgínia, mãe do aluno Gabriel Soares. “É muito importante mostrar o real sentido da páscoa para toda a família. Essas apresentações sempre nos unem, e eu faço questão de participar com meu filho. Eu sempre me emociono”, disse. Para finalizar o evento em família, todos compartilharam uma mesa recheada de pães de queijo, bolo, uva e suco, para simbolizar a partilha e fraternidade pascal. Por Jamili Vasco
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CAETÉS | Está começando o Centro de Formação Profissional, com mais um Polo de Aprendizagem da Escola Dom Bosco

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ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 19 de abril de 2023 VER MAIS

COMUNICAÇÃO | RMG – Boletim Salesiano: uma obra a serviço da missão salesiana

COMUNICAÇÃO | RMG – Boletim Salesiano: uma obra a serviço da missão salesiana

Comunicação 18 de abril de 2023
(ANS - Roma) - Dom Bosco foi um sacerdote e educador atento aos sinais dos tempos. Na sua intuição, percebeu que poderia fazer muito mais pela juventude pobre e abandonada da cidade de Turim, e depois do mundo todo, se dedicasse tempo da sua vida também para “difundir bons livros entre as pessoas, utilizando todos os meios sugeridos por uma caridade ardente.” Numa carta de 1885 ele escreveu o seguinte: “Este é um dos apostolados mais importantes que a Divina Providência me confiou; e sabeis que tenho trabalhado incansavelmente, mesmo envolvido em outras mil ocupações”. E assim, Dom Bosco, usando seus dotes de grande comunicador, lançou-se no campo editorial, tornando-se um notável editor de sucesso. Ele tinha uma personalidade cativante, suas obras se mostraram de grande atualidade e ele tinha um vasto relacionamento através de cartas, de publicações, de viagens, usando muito bem sua “imagem” de educador, trabalhador social, milagreiro e “santo”. Desde cedo, nos inícios do Oratório Festivo, Dom Bosco percebeu que seu trabalho com os jovens seria eficaz se tivesse à disposição livros adaptados à juventude pobre e abandonada. E por isso começou a escrever pequenas obras para o povo em geral e para a juventude. Em 1848 lançou um pequeno jornal para os jovens, “O amigo da juventude”, com o objetivo de promover “interesses religiosos, morais e políticos”. O periódico que era editado a cada três semanas durou muito pouco tempo. Depois vieram as Leituras Católicas, difundidas não só na cidade de Turim, mas em toda a Itália. Não contente com apenas estas publicações, obteve, em 1861 a autorização para ter a sua própria tipografia. O Boletim Salesiano, nascido em agosto de 1877 é, poderíamos dizer, o coroamento de todo este empreendimento no campo editorial. Dom Bosco percebeu, espelhando-se em publicações similares da época, que havia necessidade de criar um boletim para gerar conexão e informação para as pessoas que, na sociedade de então, estavam interessadas no trabalho salesiano. Os Salesianos Cooperadores seriam, então, os destinatários desse boletim. Em 1877 escreveu: “Todos os meses um boletim [ou] folheto impresso dará aos membros um resumo das coisas propostas, feitas ou programadas para serem feitas”. Com o passar do tempo, Dom Bosco percebeu que o Boletim Salesiano seria a maneira de se ouvir a voz salesiana fora da sua Obra, transformando este veículo comunicacional em mensageiro da missão salesiana para além dos muros do Oratório de Valdocco. Assim, o Boletim Salesiano transformou-se num instrumento para se conhecer a vida da Congregação, a ação dos seus membros e dos destinatários e também, para conhecer, do ponto de vista histórico-geográfico-cultural-eclesial, os territórios e o mundo dos indígenas da América Latina. Na carta sobre a difusão dos bons livros, Dom Bosco assim se refere à missão do Boletim Salesiano: “Enfim, através do Boletim Salesiano quis, entre outras coisas, manter vivos o espírito e os ensinamentos de São Francisco de Sales nos jovens que se graduaram em nossos colégios e regressaram às suas famílias. Minha esperança era que fossem, por sua vez, apóstolos para outros jovens. Não digo que tenha conseguido o que me propus. Só quero insistir em que agora depende de vós a continuação do projeto e a coordenação de todos os esforços para levá-lo a cabo em todas as suas fases”. E, no final da carta, mostra seu descontentamento com aqueles que não estão interessados na divulgação dos bons livros: “Deixai-me mostrar-vos meu descontentamento ao saber que em algumas de nossas casas, livros editados por nós especificamente para os jovens são ou muito desconhecidos ou bem pouco apreciados”. Hoje, o Boletim Salesiano é uma Obra Salesiana ativa nos cinco Continentes. Com isso, cumpriu-se a profecia de Dom Bosco que dizia ser ele, o Boletim Salesiano “uma arma poderosa,” pois assim conseguiria atingir muitas pessoas. (Cf. Circular 172, sobre a difusão dos bons livros, Turim 19/03/1885) E a grande missão desta Obra é a de colaborar com a missão salesiana. É uma revista institucional, tem uma identidade carismática e qualidade profissional que vai se adequando aos tempos. Atualmente, o BS não é mais só impresso, ele também navega pelo mundo digital. Aborda temas da atualidade, que são aprofundados em perspectiva salesiana. Procura se integrar com os diversos boletins dos países onde está presente a Família Salesiana de Dom Bosco. Por isso, nosso esforço será o de levarmos para frente esta Obra, apesar dos muitos desafios que o mundo de hoje no oferece, conscientes do quanto o nosso Fundador se empenhou para que a missão salesiana se adaptasse aos tempos, aos contextos e às diferentes culturas. Tarcizio Paulo Odelli Fonte: ANS
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AREIA BRANCA | Oratório Dom Bosco celebra Páscoa com valores, alegria e entrega de chocolates

AREIA BRANCA | Oratório Dom Bosco celebra Páscoa com valores, alegria e entrega de chocolates

ORATÓRIO-CENTRO JUVENIL 18 de abril de 2023
A comemoração da Páscoa no Oratório Dom Bosco foi repleta de simbologia, aprendizado e alegria para crianças e adolescentes atendidos no Centro Juvenil de Areia Branca (RN). A noite desta última sexta-feira (14) contou com a tradicional acolhida dos animadores, encenação da via sacra de Jesus Cristo por parte das crianças, além de jogos, gincanas e brincadeiras. Os ensinamentos de valores, como o amor ao próximo e a fraternidade, fizeram parte de toda a preparação para essa ação que resultou na entrega de mais de 200 caixas de chocolate para todas as crianças presentes nesta noite festiva. Os chocolates foram arrecadados através de uma mobilização que envolveu animadores, voluntários e a comunidade areia-branquense, em geral, que doou chocolates. Isso resultou em mais uma bonita festa de Páscoa promovida pelo grupo do Oratório Dom Bosco e Obra Social Dom Bosco (OSDB), instituições ligadas à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Areia Branca-RN. “Queremos expressar nossa gratidão aos inúmeros irmãos que colaboraram para a realização da Páscoa para as crianças que são atendidas diariamente no nosso centro juvenil. Esse apoio foi de fundamental importância, assim como o trabalho de tantos voluntários que inspirados no carisma de Dom Bosco dedicam suas vidas na formação cristã a partir da infância”, declarou Daniely Mendonça, diretora executiva da Obra Social Dom Bosco, em Areia Branca. Por Carlos Júnior [gallery columns="1" size="large" ids="47980,47971,47975,47978,47979"]    
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COMUNICAÇÃO | Partilha e Animação entre representantes de Paróquias e Santuários do Nordeste

COMUNICAÇÃO | Partilha e Animação entre representantes de Paróquias e Santuários do Nordeste

PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 17 de abril de 2023
Na manhã do último sábado (15), representantes da PASCOM de paróquias e santuários no Nordeste Salesiano reuniram-se on-line, através do Google Meet para um Encontro Inspetorial; previsto na agenda do Serviço de Comunicação Inspetorial no final do ano de 2022. A programação iniciou com a Acolhida e Momento Oracional realizado pelo Pe. João Carlos Ribeiro, Delegado para a Comunicação e Vice-Inspetor, seguida do resumo do último Encontrão de Inspetorial de Comunicação, realizado nos dias 01 e 02 deste mês na Colônia Salesiana São Sebastião, em Jaboatão dos Guararapes (PE). O evento trouxe como principal assessora, Jacqueline Deyse, consultora de negócios digitais sênior, Brasil/Argentina. Reunindo representantes das mais variadas presenças salesianas do Nordeste, no geral, o evento foi muito bem recebido e avaliado pelos participantes. Na sequência, os representantes de comunicação apresentaram o andamento da implantação dos templates dos sites paroquiais (processo parte do projeto do portal inspetorial), para reforçar a união, identidade e presença salesiana no ambiente digital; além da partilha da realidade da comunicação e suas ferramentas nas paróquias e santuários. O Nordeste Hoje, sempre uma pauta importante nos encontros de comunicação, foi pauta na reunião. Produção de conteúdo, participação das obras, campanha de leitores e algumas orientações iniciaram um outro momento, que abordou os sites da Congregação e uma prévia de uma nova área no Portal Inspetorial, SOLIDARIEDADE, que terá como objetivo a realização de campanhas para arrecadação de recursos para melhorias nas Obras do Nordeste. Entre as comunicações finais, destacamos: - Animação para a segunda edição do Festival de Cinema Juvenil Dom Bosco (acesse aqui o hot site), com o tema "O amor constrói a paz e a solidariedade", reunindo produções de jovens de 135 países, com premiação de 100 mil euros, distribuídas em diversas categorias. [gallery columns="1" size="large" ids="47939"] - Peregrinação Salesiana a Turim, que, com a direção espiritual do Padre. João Carlos, terá 10 dias de programação entre os lugares que respiram salesianidade e a história do Pai e Mestre da Juventude, Dom Bosco. (Clique aqui e saiba mais). Comunicação sobre o Projeto Vozes, abertura para avaliações dos participantes do evento e apresentação da agenda dos próximos eventos da Comunicação Inspetorial fizeram o encerramento do evento. "A reunião foi proveitosa em vários sentidos, primeiro por avaliar as condições de trabalho das pastorais dentro das paróquias, depois pelo apoio da inspetoria às ações implantadas dentro dos limites do que é possível, e, em terceiro lugar, para que todas possam conhecer as realidades das paroquiais que fazem parte da inspetoria. Além de mostrar e cobrar a atenção à criação dos sites paroquiais. Ao final, pudemos aprender com cada um e as ações, trazendo-as para as nossas realidades." (Iverilda Paes - PASCOM Paróquia Senhor Bom Jesus - Matriz de Camaragibe). [gallery columns="1" size="large" ids="47937"] Participantes: Ariane Brito - Paróquia São João Bosco (Caetés-Abreu e Lima) Igor Lucena - Basílica do Coração de Jesus (Recife-PE) Pe. João Carlos - Comunicação Inspetorial (Recife-PE) Patrick Anderson - Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Santuário (Juazeiro do Norte) Paulo Thiago - Comunicação Inspetorial (Recife-PE) Rhaldney Silva - Paróquia São João Bosco (Caetés-Abreu e Lima) Iverilda Paes - Paróquia Senhor Bon Jesus (Matriz de Camaragibe-AL) Por Paulo Thiago - Comunicação Inspetorial
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COMUNICAÇÃO | RMG – O Boletim Salesiano hoje

COMUNICAÇÃO | RMG – O Boletim Salesiano hoje

Comunicação 17 de abril de 2023
(ANS – Roma) – Com a chegada do próximo encontro internacional do Boletim Salesiano (Turim, 21-26 de abril de 2023), ANS introduz, hoje, uma série de publicações dedicadas a aprofundar-lhe (ao BS) as origens, carisma, missão, significado, importância. Quem nos conduz neste primeiro encontro é o P. Bruno Ferrero, Diretor do Boletim Salesiano Italiano. Diz o sábio: “Comece a caminhar que o caminho aparece”. Assim era Dom Bosco. Possuía as qualidades de um ‘Capitão do Amanhã’ (hoje diríamos que ele era um grande startupper): visão, coragem, decisão e grande resiliência. Na base da aventura salesiana está, antes de tudo, o instinto comunicador de Dom Bosco. Seu 'sorriso astuto'. Sua percepção mágica dos homens: “Eu era ainda muito pequenino e já estudava o caráter dos meus colegas. Observando suas expressões, quase sempre descobria os propósitos que tinham no coração. Por isso, era muito querido e respeitado por eles”, conta, referindo-se à época em que tinha dez anos de idade. E assim foi por toda a vida. E parece que assim ainda é: de sorriso astuto, de olho que ainda vê. E da palavra? "O que os reunia ao meu redor e os encantava eram as histórias que lhes contava". Uma palavra pois que se tornaria poderosa e capaz de efeitos práticos antes mesmo de ser pronunciada: “Certo dia, um ‘carabiniere’, vendo-me silenciar, com um simples aceno de mão, a quatrocentos meninos que pulavam e gritavam pelo gramado, exclamou: se este padre fosse um general, poderia lutar contra o exército mais poderoso do mundo”. Na origem da força da palavra, decisiva para Dom Bosco-comunicador, está algo mais simples do que o conteúdo das mesmas. A mensagem vem depois: no início há a surpresa de uma palavra que o interlocutor percebe imediatamente que lhe é dirigida a ele. Os testemunhos desta magia da palavra personalizada, que segue a magia do olhar ‘intuidor’, são inúmeros. O Papa Ratti (Pio XI), Pontífice que canonizou Dom Bosco e que, em outono de 1883, havia sido hóspede de Dom Bosco na casa Pinárdi, relembra: “Ele costumava responder a todos, tinha a palavra certa para tudo, tão acertada que surpreendia: primeiro, de fato, surpreendia; depois, maravilhava”. Alguns objetos representam, por si sós, uma mensagem, e Dom Bosco os transformava em propostas de vida: “O bom teólogo Guala e o P. Cafasso me davam imagens, folhetos, livrinhos, medalhas ou pequenas cruzes com que presentear os outros. Às vezes me davam meios para vestir algumas pessoas mais necessitadas ou dar pão a outras durante várias semanas". Mas logo percebeu que o encontro face a face não era suficiente; nem duradouro. Sua percepção (e a Senhora de seus sonhos) o levavam muito mais longe. Enquanto isso, ele escrevia em média um livro por mês. Dom Bosco comunicador não parava nunca. Ele não teorizava, não tinha outro plano que não fosse a inquietação evangelizadora e o instinto comunicativo - combinados. Talvez uma única regra seguisse Dom Bosco ao passar dos meios de subsistência aos meios de comunicação: “Abandonar a linguagem e a maneira dos clássicos de desenvolver o tema, falar em dialeto onde fosse possível, ou também em língua italiana, mas de modo popular, popular, popular”. E daquela regra surgiram jornais e livros "para se porem nas mãos do povo mais simples". Os “cartazes” intitulados “Lembretes para os católicos”. O "livrinho" com o título "Avisos aos Católicos". Até às "Leituras Católicas" que começaram em 1853 e tinham como objetivo produzir "livros para o povo", em "estilo simples e linguagem popular". Também seus adversários acabariam por reconhecer o seu "grande dom" de "fazer-se entender e fazer-se ler pelo povo". Fazer-se entender é também um jeito de criar inimigos... Ao seu redor, o mundo estava agitado. Algo novo estava nascendo. Para o P. Franco Peradotto, histórico diretor de "La Voce del Popolo" (A Voz do Povo) e presidente da Fisc por 12 anos, "a santidade de Turim e do Piemonte possui um carisma particular: o jornalismo. Instrumento de evangelização, solidariedade, testemunho e serviço à comunidade” com os santos João Bosco e Leonardo Murialdo, os beatos Tiago Alberione e Edoardo Giuseppe Rosaz, os veneráveis Paolo Pio Perazzo e Eugenio Reffo e o servo de Deus Giovanni Barra: todos adeptos da "boa imprensa". No final do mesmo ano, 1876, Dom Bosco confessou aos seus seguidores: “Tenho o prazer de contar as coisas antigas do Oratório. Às vezes são fatos que dizem respeito a Dom Bosco. Todavia, não os conto por presunção: isso não! Graças a Deus, esta não tem nada a ver. Minha finalidade é apenas cantar a magnificência do poder de Deus; mostrar que, quando Deus quer alguma coisa, usa todos os meios, mesmo os mais frágeis, os mais inaptos; e que ajuda a superar qualquer obstáculo!”. Ele deixou que estas suas confissões fossem divulgadas e fundou o Boletim Salesiano para apresentar melhor as Obras que havia criado, obtendo apoio material e moral, e encontrar seguidores. “Vivemos em tempos em que é preciso agir. O mundo se materializou; há, pois, que trabalhar e mostrar o bem que se faz. Ainda que alguém faça milagres rezando dia e noite em sua cela – o mundo pouco ligará, e muito menos acreditará. O mundo precisa ver, tocar com mão” “A publicidade, disse noutras ocasiões, é o único meio de divulgar as boas obras e apoiá-las. O mundo quer ver o clero trabalhando, instruindo e educando os jovens pobres e abandonados, com asilos, escolas de artes e ofícios: e esta é a única forma de salvar os jovens pobres, instruindo-os na religião”. No contexto nacional, nasciam os primeiros grandes jornais: ‘Corriere della Sera’ fundado em 1876, em Milão, e ‘Il Messaggero’, fundado em Roma, em 1878. Dom Bosco se posicionou bem no meio desses. Havia dois anos, a tipografia do Oratório publicava um folhetim quase mensal, que tinha como objetivo divulgar as edições salesianas e outras publicações úteis, especialmente entre os jovens e o clero. O título era ‘Bibliófilo Católico’. Quando, em agosto de 1877, o bom coadjutor Barale lhe mostrou um exemplar da última edição impressa, Dom Bosco olhou e, como de costume, imediatamente compreendeu o futuro potencial da publicação: e a revolucionou. A edição seguinte tinha oito páginas de duas colunas que continham comunicações e notícias predominantemente salesianas; um apêndice trazia listas de livros; portanto, o título era duplo: ‘Bibliófilo Católico’ ou ‘Boletim Mensal Salesiano’. Nascia, assim, o Boletim Salesiano. A janela de Dom Bosco Certa noite de 1851, de uma janela do primeiro andar, Dom Bosco atirou um punhado de balas para os meninos. A alegria foi grande e um menino, ao vê-lo sorrindo na janela, gritou: "Ó Dom Bosco, se pudesse ver todas as partes do mundo, e em cada uma delas tantos oratórios!". Dom Bosco ergueu o olhar sereno e respondeu: "Quem sabe se não chegará o dia em que os filhos do oratório estarão realmente espalhados por todo o mundo!". O Boletim se tornaria uma janela aberta para a rede salesiana que deveria se estender por todo o mundo. No Capítulo Geral de 2 de julho de 1886, Dom Bosco declarou: “O Boletim não é apenas o meio principal; mas é fundamental para a Congregação [...] Se o promovermos com ordem e regularidade, o Boletim e a Sociedade dos Cooperadores, à nossa Congregação jamais faltarão meios materiais" (MB 18,146). Todos os Reitores-Mores reiteraram: “É bom que, entrando naquelas perspectivas modernas que Dom Bosco de fato antecipou, reconheçamos no BS aquele tipo especial de publicação que as vastas organizações põem em circulação para criar uma autoimagem positiva na opinião pública. Os frutos serão colhidos” (P. Ricceri, ACS, n.287,1977). A responsabilidade do BS, de ser o "cartão de visita" da congregação, compreende, além dos aspectos de conteúdo, também o estilo e o aspecto gráfico. Trata-se de apresentar uma congregação dinamicamente viva, inclusive por meio de uma operação de marketing. Oferecer a imagem de um movimento salesiano, educativo e religioso, com uma metodologia própria. “Será dado espaço à atividade salesiana no mundo, especialmente às obras que apresentam um serviço aos jovens em estruturas de vanguarda e em atividades de recuperação. Além disso, sendo uma congregação missionária, será necessário que os próprios missionários se transformem em “correspondentes”: o que não se divulga “não existe” (P. Viganò, ACG 336, 1991, citado no n. 2.) Ainda hoje, o Boletim Salesiano italiano conserva algumas especificidades. No contexto da comunicação salesiana nacional não se preocupa com a informação, que é amplamente atendida pelos meios digitais. O BS se coloca num nicho de ligação "afetiva" com todos os membros da Família Salesiana e os amigos de Dom Bosco e suas obras. Por enquanto, continua a ser, acima de tudo, um produto de papel impresso e distribuído a assinantes pelos correios, solução que infelizmente é cara e apresenta muitos problemas. Os parâmetros editoriais são: - paixão pela missão da Congregação, a estima e admiração por tudo o que os salesianos realizam na Itália e no mundo, procurando fazer sentir que é uma obra desejada pela Providência; - globalização do carisma salesiano e das obras. Uma rede humana generosa e solidária que desconhece a existência de fronteiras; - inovação levando em conta uma visão otimista do futuro: as obras salesianas estão na vanguarda da experiência pedagógica e formativa; - qualidade da apresentação jornalística e seu conteúdo, tão variado quanto possível; - narrativa das pessoas, suas histórias e as vivências humanas salesianas. Hoje o ‘storytelling’ é o segredo para ganhar atenção e empatia; - compreender os fatos e eventos relativos ao à Congregação por meio de narrações simples e claras; - aprofundar as ideias e necessidades educativas da sociedade atual; - ouvir os leitores por meio de colunas interativas; - solicitar colaborações concretas, sugerindo formas de apoio às obras salesianas, especialmente aquelas que se encontram em regiões de difícil acesso; - e difundir os valores que estão na base da visão salesiana e cristã da vida. Fonte: ANS
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