E SE EU FOSSE SALESIANO?

Deus tem um chamado para cada um de nós. Recebemos esta vocação no dia que fomos batizados e enviados para anunciar o Reino de Deus.

Porém, a forma como faremos isso depende do chamado especifico que recebemos. São João Bosco, padre da Arquidiocese de Turim, no século XIX, sentiu um chamado profundo de Deus para trabalhar pela juventude, por meio da educação e da evangelização, promovendo-os para serem bons cristãos e honestos cidadãos.

A Família Salesiana busca prolongar a ação e a missão de São João Bosco no mundo, saindo ao encontro dos jovens de hoje, especialmente os mais pobres e necessitados.

Você também pode fazer PARTE DESTA Família e entregar a sua vida pela Salvação da Juventude.

A ESPIRITUALIDADE DO BOM PASTOR

Dom Bosco desenvolveu sua obra na segunda metade do século XIX, na Itália. Criou colégios, paróquias, oratórios, escolas profissionais, com uma única preocupação: a educação e a evangelização da juventude, sobretudo a mais pobre e abandonada. A motivação profunda de Dom Bosco era a convicção de que Deus quer o bem de todas as pessoas, quer a salvação de todos.

Deus é o bom pastor que cuida carinhosamente de cada um de suas ovelhas, tendo especial carinho por aquelas mais fracas e em situação de risco. Inspirado em Dom Bosco e motivado por ele, nasceu um vasto movimento de pessoas e de ações com um único objetivo: trabalhar pelo bem de todos, sobretudo os jovens mais pobres e abandonados.

ITINERÁRIO FORMATIVO DOS SALESIANOS

Antes de ingressar nos salesianos, o candidato participa de encontros de orientação vocacional, onde se apresenta a vida, o carisma, a espiritualidade e a missão própria de Dom Bosco e da Congregação Salesiana.

Neste período é importante que o jovem conheça melhor os salesianos e os salesianos conheçam melhor o jovem, tendo oportunidade para um acompanhamento pessoal e de contacto também com a família.

 

  1. Aspirantado

Ano de aprofundamento do discernimento vocacional por meio da vivência cotidiana da realidade de uma casa salesiana, da iniciação da vida comunitária e da experiência pastoral em meio à juventude.

 

  1. Pré-noviciado

Início propriamente dito do processo formativo salesiano, em preparação ao noviciado, com enfoque especial na formação humana e psicológica do candidato.

 

  1. Noviciado

Iniciação à vida religiosa salesiana, sob a direção do Mestre de Noviços, por meio das aulas, do acompanhamento espiritual, da atividade pastoral, da vida comunitária e da oração. É concluída com a Primeira Profissão Religiosa.

 

  1. Pós-noviciado

Fase que dá continuidade ao processo formativo do noviciado, com enfoque na prática pedagógica de Dom Bosco. É o momento em que os formandos frequentam o curso de filosofia.

 

  1. Tirocínio

Os formandos são distribuídos nas casas salesianas da Inspetoria (Província) para viverem como salesianos consagrados nas comunidades, colocando em prática tudo o que já aprenderam.

 

  1. Formação Específica

Padres

Os jovens salesianos que optaram por seguir a vocação presbiteral nesta fazer cursam teologia no Instituto Pio XI, em São Paulo. Neste período, realizam sua Profissão Religiosa Perpetua e recebem as ordenações diaconal e presbiteral.

 

Irmãos

Os que optaram por serem Salesianos Irmãos cursam Teologia Pastoral no Centro Salesiano de Formação da Guatemala, realizando a sua Profissão Religiosa Perpétua ao término do curso.

EQUIPE DO SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

L Manoel Messias – Coordenador

P Marcos Antonio Silva de Souza

P Maurício Carlos Rodrigues de Lima

S Cleyson Fellipe do Prado Silva

Ir. Josefa Abigail Ferreira – FMA

 

Fale conosco

Muitas vezes não temos tempo para conhecer-nos, para pensar no nosso projeto de vida, para pedir ajuda a um guia espiritual. Por isso encontrar-se facilita a partilha, o compromisso, o refletir, o confronto. Entra em contato conosco para esclarecer dúvidas, colocar questões, ou pedir assistência espiritual.

E-mail: vocacional@salesianos.org.br
Fone: (81) 2102-0800/ 2102-0810

NOTÍCIAS

RECIFE-Sagrado Coração | Alunos do Ensino Integral protagonizam Cantata Natalina no Shopping Boa Vista

Após um bom tempo sem realizar uma apresentação pública, finalmente chegou o grande dia da Cantata de Natal do turno do Integral. O Coral, formado pelos alunos, levou suas vozes e repertório para serem ouvidos na área de eventos do Shopping Boa Vista, no último dia 29 de novembro. Pais e visitantes do local se […]

VER MAIS

FORTALEZA | Santa Missa é realizada com a Unção dos Enfermos

No último sábado, 03 de dezembro, às 9hs, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Fortaleza) realizou Missa para os idosos e enfermos. Os fiéis, antes da Celebração Eucarística, receberam o Sacramento da Unção dos Enfermos. Este sacramento confere uma graça especial que une intimamente o doente à Paixão do Senhor, para o seu bem e […]

VER MAIS

FORMAÇÃO | Pe. Fábio Farias monistra Minicurso de Mariologia no Noviciado São Sebastão

Nos dias 24 e 25 de novembro, aconteceu no Noviciado Salesiano em Jaboatão – Colônia, o Minicurso de Mariologia ministrado pelo Pe. Fabio Farias (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Recife – PE). O percurso formativo se deu entre a visão litúrgico, bíblica, ecumênica e artística. Nossa Senhora é respeitada por diversas religiões, culturas […]

VER MAIS

ATIVIDADES

  • 16-17/01: Convivência Vocacional
  • 26/05: II Encontro de Coroinhas
  • 26/05: Terço Mariano Vocacional
  • 26/05: Estágio Vocacional
  • 28/08: Adoração Eucarística
  • 06-07/09: Partilha Vocacional
  • 18/09: Concurso artístico vocacional Poemas, cordel, versos, paródia e música)
  • 21/09: Convivência Vocacional

CALENDÁRIO