Animar é muito mais do que governar, gerir e organizar obras e ambientes. As capacidades e competências humanas necessárias para a tarefa funcional não são transcuradas, antes são pressupostas. É importante, contudo, que além da eficiência das estruturas, o primado seja da sensibilidade pastoral (QR pg. 241)
VOLUNTARIADO MISSIONÁRIO SALESIANO

É o serviço solidário, prestado livre e gratuitamente por um jovem, enviado e acolhido por uma comunidade, integrando-se no projeto educativo-pastoral de uma presença salesiana ou promovido por ela, com uma suficiente continuidade de tempo, motivado pela fé, com estilo missionário e segundo a pedagogia e a espiritualidade de Dom Bosco.
“ O voluntariado missionário salesiano propõe os valores do Evangelho com o testemunho do serviço desinteressado e solidário na educação e no empenho sócio-político que alcança as realidades da família, do trabalho, da cultura”.
O VOLUNTARIADO NA PROPOSTA SALESIANA

A salesianidade da nossa proposta de voluntariado leva-nos a olhar para Dom Bosco como referência. Desde a adolescência, ele usa seu tempo e seus dons para levar os jovens ao bem. A atitude e as iniciativas variadas de serviço aos outros também vemos em Chieri, ajudando seus companheiros, explicando as lições, oferecendo entretenimentos sadios para ajuda-los a crescer humana e cristãmente. A solicitude para fazer o bem à juventude torna-se projeto de vida e, então, decide entrar no seminário para dedicar-se sem limites a Deus e aos jovens.
A PROPOSTA DE DOM BOSCO CONTINUA

Ao longo dos 150 anos de história salesiana, vimos um crescimento contínuo do associacionismo e diversas formas de serviço voluntário dos jovens.
Entre as múltiplas formas de voluntariado juvenil salesiano, o missionário abre a dimensão social da caridade, à espiritualidade do serviço responsável, à firme confiança nos jovens, capaz de lança-los no mundo que pede solidariedade e ajuda, à agregação em grupos que reforçam o caminho formativo, ao contato organizado com os que já vivem dignamente a experiência de voluntariado. Com estas atitudes fundamentais, inicia-se o caminho formativo de cada tipo de voluntariado, que se desenvolve sucessivamente com itinerário formativos específicos, enriquecendo-se do protagonismo próprio dos jovens envolvidos.
CRITÉRIOS PRÁTICOS E NORMAS

– O “Voluntariado” não deve confundir-se com outras formas válidas de promoção social ou intercâmbio cultural.
– O Voluntariado Missionário Salesiano nasce de motivações de fé em Cristo, enriquecidas pelas características carismáticas salesianas.
– O Voluntariado Missionário Salesiano é realizado em nível local, nacional e internacional.
– O tempo previsto para o Voluntariado Missionário Salesiano é de 1 a 2 anos.
– A idade do Voluntariado Missionário Salesiano é de 17 a 35 anos. O Voluntariado Missionário Salesiano internacional, a partir de 21 anos.
– A forma de integração do Voluntariado Missionário Salesiano na comunidade salesiana pode ser na mesma comunidade ou em comunidade de voluntários ou como externos à comunidade salesiana.
– A comunidade salesiana, mantendo o espírito de acolhida, conserve os locais e momentos próprios da comunidade religiosa.
– O sujeito de envio e acolhida dos Voluntários Missionários Salesianos é a comunidade inspetorial, na pessoa do Inspetor, que pode servir-se, de forma instrumental, de diversos tipos de organizações.
EQUIPE DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E VOLUNTARIADO
P Raimundo Luan H. de L. Gonçalo – Delegado Inspetorial DIAM (Animação Missionária)
P José Pereira Lima Filho
Sr Caio Alexandre da Silva
Sr Anthony Fernando de Oliveira Silva
NOTÍCIAS
RECIFE (PE) | Escola Dom Bosco celebra o Dia do Educador Social com plano estratégico para os próximos cinco anos
No dia 18 de setembro de 2025, a Escola Dom Bosco celebrou o Dia do Educador Social, inspirado pelo tema “Construindo a Casa do Amanhã”. Durante o encontro, todos os colaboradores participaram ativamente da elaboração de um plano de ação coletivo, que será referência para o planejamento estratégico da EDB nos próximos cinco anos, fortalecendo […]
RECIFE (PE) | Escola Dom Bosco é premiada como Entidade Comprometida no Programa Aprendizagem Com.Direitos
Nesta semana a Escola Dom Bosco recebeu o Prêmio Entidades Comprometidas – Aprendiz Com.Direitos, concedido pelo Instituto Aliança em cerimônia realizada no auditório do Ministério do Trabalho (MTE). A premiação faz parte do programa Aprendizagem Com.Direitos, que tem como missão garantir a inserção de adolescentes no mercado de trabalho por meio da Lei da Aprendizagem, […]
BONGI (PE) | Projeto Dom Bosco Multicultural valoriza a diversidade e premia alunos em destaque
O Dom Bosco Multicultural transformou a Escola Dom Bosco em um festival de cores, sons e sabores. Durante o evento, nossas turmas assumiram a missão de representar as diferentes regiões do Brasil, mergulhando em aspectos como cultura, história, gastronomia, música, danças e tradições. Essa imersão proporcionou um espaço vibrante de aprendizado e descobertas, no qual […]
ATIVIDADES
- 16-17/01: Convivência Vocacional
- 26/05: II Encontro de Coroinhas
- 26/05: Terço Mariano Vocacional
- 26/05: Estágio Vocacional
- 28/08: Adoração Eucarística
- 06-07/09: Partilha Vocacional
- 18/09: Concurso artístico vocacional Poemas, cordel, versos, paródia e música)
- 21/09: Convivência Vocacional