VOLUNTARIADO MISSIONÁRIO SALESIANO

É o serviço solidário, prestado livre e gratuitamente por um jovem, enviado e acolhido por uma comunidade, integrando-se no projeto educativo-pastoral de uma presença salesiana ou promovido por ela, com uma suficiente continuidade de tempo, motivado pela fé, com estilo missionário e segundo a pedagogia e a espiritualidade de Dom Bosco.

“ O voluntariado missionário salesiano propõe os valores do Evangelho com o testemunho do serviço desinteressado e solidário na educação e no empenho sócio-político que alcança as realidades da família, do trabalho, da cultura”.

O VOLUNTARIADO NA PROPOSTA SALESIANA

 

A salesianidade da nossa proposta de voluntariado leva-nos a olhar para Dom Bosco como referência. Desde a adolescência, ele usa seu tempo e seus dons para levar os jovens ao bem. A atitude e as iniciativas variadas de serviço aos outros também vemos em Chieri, ajudando seus companheiros, explicando as lições, oferecendo entretenimentos sadios para ajuda-los a crescer humana e cristãmente. A solicitude para fazer o bem à juventude torna-se projeto de vida e, então, decide entrar no seminário para dedicar-se sem limites a Deus e aos jovens.

A PROPOSTA DE DOM BOSCO CONTINUA

Ao longo dos 150 anos de história salesiana, vimos um crescimento contínuo do associacionismo e diversas formas de serviço voluntário dos jovens.

Entre as múltiplas formas de voluntariado juvenil salesiano, o missionário abre a dimensão social da caridade, à espiritualidade do serviço responsável, à firme confiança nos jovens, capaz de lança-los no mundo que pede solidariedade e ajuda, à agregação em grupos que reforçam o caminho formativo, ao contato organizado com os que já vivem dignamente a experiência de voluntariado. Com estas atitudes fundamentais, inicia-se o caminho formativo de cada tipo de voluntariado, que se desenvolve sucessivamente com itinerário formativos específicos, enriquecendo-se do protagonismo próprio dos jovens envolvidos.

CRITÉRIOS PRÁTICOS E NORMAS

– O “Voluntariado” não deve confundir-se com outras formas válidas de promoção social ou intercâmbio cultural.

– O Voluntariado Missionário Salesiano nasce de motivações de fé em Cristo, enriquecidas pelas características carismáticas salesianas.

– O Voluntariado Missionário Salesiano é realizado em nível local, nacional e internacional.

– O tempo previsto para o Voluntariado Missionário Salesiano é de 1 a 2 anos.

– A idade do Voluntariado Missionário Salesiano é de 17 a 35 anos. O Voluntariado Missionário Salesiano internacional, a partir de 21 anos.

– A forma de integração do Voluntariado Missionário Salesiano na comunidade salesiana pode ser na mesma comunidade ou em comunidade de voluntários ou como externos à comunidade salesiana.

– A comunidade salesiana, mantendo o espírito de acolhida, conserve os locais e momentos próprios da comunidade religiosa.

– O sujeito de envio e acolhida dos Voluntários Missionários Salesianos é a comunidade inspetorial, na pessoa do Inspetor, que pode servir-se, de forma instrumental, de diversos tipos de organizações.

EQUIPE DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E VOLUNTARIADO

Animar é muito mais do que governar, gerir e organizar obras e ambientes. As capacidades e competências humanas necessárias para a tarefa funcional não são transcuradas, antes são pressupostas. É importante, contudo, que além da efi ciência das estruturas, o primado seja da sensibilidade pastoral (QR pg. 241)

Ir Manoel Messias da Silva – Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil e Animação Missionária (DIAM)

Srtª Ariane Mariana Pereira de Oliveira

Sr. Carlos Alberto dos Santos Pereira

NOTÍCIAS

RECIFE-Sagrado Coração | Alunos do Ensino Integral protagonizam Cantata Natalina no Shopping Boa Vista

Após um bom tempo sem realizar uma apresentação pública, finalmente chegou o grande dia da Cantata de Natal do turno do Integral. O Coral, formado pelos alunos, levou suas vozes e repertório para serem ouvidos na área de eventos do Shopping Boa Vista, no último dia 29 de novembro. Pais e visitantes do local se […]

VER MAIS

FORTALEZA | Santa Missa é realizada com a Unção dos Enfermos

No último sábado, 03 de dezembro, às 9hs, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Fortaleza) realizou Missa para os idosos e enfermos. Os fiéis, antes da Celebração Eucarística, receberam o Sacramento da Unção dos Enfermos. Este sacramento confere uma graça especial que une intimamente o doente à Paixão do Senhor, para o seu bem e […]

VER MAIS

FORMAÇÃO | Pe. Fábio Farias monistra Minicurso de Mariologia no Noviciado São Sebastão

Nos dias 24 e 25 de novembro, aconteceu no Noviciado Salesiano em Jaboatão – Colônia, o Minicurso de Mariologia ministrado pelo Pe. Fabio Farias (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Recife – PE). O percurso formativo se deu entre a visão litúrgico, bíblica, ecumênica e artística. Nossa Senhora é respeitada por diversas religiões, culturas […]

VER MAIS

ATIVIDADES

  • 16-17/01: Convivência Vocacional
  • 26/05: II Encontro de Coroinhas
  • 26/05: Terço Mariano Vocacional
  • 26/05: Estágio Vocacional
  • 28/08: Adoração Eucarística
  • 06-07/09: Partilha Vocacional
  • 18/09: Concurso artístico vocacional Poemas, cordel, versos, paródia e música)
  • 21/09: Convivência Vocacional

CALENDÁRIO