ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA

Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil, é traduzido por Articulação da Juventude Salesiana. “O movimento é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, amadurecida no âmbito da Família Salesiana. Fazem parte do movimento os jovens, as jovens e os adultos: consagrados, consagradas, leigos e leigas que se identificam no carisma salesiano”.

ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A AJS

Segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana (QRPJS), “são dois os elementos de identidade que caracterizam a AJS: de um lado, as referências à espiritualidade juvenil salesiana e à pedagogia salesiana; de outro, a ligação entre os grupos e as associações para cooperar reciprocamente no próprio esforço de formação segundo a proposta educativo- -pastoral salesiana” (p. 166).

A ORGANIZAÇÃO DA AJS

Conselho local: é formado por representantes dos grupos existentes em uma determinada obra ou presença salesiana. Sua função é animar e articular os grupos presentes naquele território.

Conselho inspetorial: composto pelos coordenadores dos conselhos locais. Sua função é animar a AJS em nível inspetorial.

Conselho nacional da AJS: composto pelos coordenadores dos conselhos inspetoriais; é formado por um representante de cada inspetoria.
Comissão nacional da Pastoral Juvenil Salesiana: composta por um salesiano e uma irmã de cada inspetoria; é a comissão responsável pela assessoria do processo de animação da ajs em nível nacional, procurando estimular uma ação pastoral em rede”

Assessor: é um adulto com experiência de grupo e vivência da Espiritualidade Salesiana. Não é membro de grupo, não está ligado a nenhum grupo, mas tem importância fundamental na vida dos grupos.

Agenda de atividades: em âmbito inspetorial e local, é o instrumento organizativo de natureza executiva de compromissos pastorais com atividades e processos. Deve ser flexível, adaptado à realidade de cada grupo, conselho e contexto. Quando possível, seguindo a dinâmica da sensibilidade da pastoral juvenil em rede, promova-se atividades comuns entre FMA e SDB.

O QUE SE QUER COM A AJS?

1. Evangelizar a juventude apresentando-lhe a pessoa Jesus Cristo, nosso Mestre, amigo, Senhor e Salvador.
2. Educar a juventude proporcionando-lhe um processo de crescimento humano.
3. Apresentar a figura de Dom Bosco e de Maria Mazzarello e os santos da Família Salesiana.
4. Estimular a experiência de itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo.
5. Estimular nos jovens a capacidade de liderança e o protagonismo juvenil na Igreja e na sociedade
6. Favorecer o desabrochar das potencialidades pessoais, convicções e valores.

Conselho Inspetorial da AJS

Coordenador:

P Valdemir Augusto dos Santos – Coordenador

Equipe:

Sr Rhaldney Luiz da Silva França

Sr Felipe Santos Bastos

Srtª Maria Carolinne Barbosa Ferreira

Sr Henrique Aguiar de Lima

Srtª Ariane Lisangela de Lima Brito

S Cesar Alexandre de Santana

 

COMUNIDADE DE JOVENS CRISTÃOS

O CJC (Comunidade de Jovens Cristãos) é um Movimento eclesial católico que acolhe crianças, adolescentes e jovens, promovendo a vivência do carisma Juvenil Salesiano, motivando o lema: “Unir para Testemunhar”, fundado, a partir da ação do Espírito Santo, pelo zelo pastoral do Pe. Genário Augusto de Melo, SDB, que observando a dispersão dos jovens, convidou-os para formar um grupo, na cidade de Carpina–PE, no dia 17 de abril de 1966, na capela de São Sebastião.

O CJC fundamenta-se nas comunidades locais, compostas por fiéis batizados e jovens de ambos os sexos, pertencentes a uma determinada comunidade paroquial, sem limitação de número, que visa o crescimento pessoal e comunitário por meio do engajamento na Igreja local, para transformar a sociedade à luz do Evangelho.

Saiba mais aqui

Objetivos

Integração:  Integrar os jovens visando um maior crescimento da Igreja. Saiba mais aqui

Formação: Preparar os jovens com uma formação humana e cristã para vivenciar e ser capaz de transmitir aos outros os ideais cristãos. Saiba mais aqui

Espiritualidade: Empenhar os jovens na busca e vivência da Espiritualidade Juvenil Salesiana. Saiba mais aqui

Compromisso: Criar condições para que os jovens possam engajar-se ativamente no processo de transformação cristã da sociedade. Saiba mais aqui

Estrutura de Organização

O Movimento CJC conta com uma Estrutura de Organização dedicada a articular, coordenar e animar suas atividades, garantindo o melhor desempenho na aplicação de suas Normas e Diretivas em níveis local, Estadual e Geral. Esta estrutura é essencial para assegurar que os objetivos do Movimento sejam alcançados de maneira eficaz em todas as suas frentes de atuação. Sendo elas:

Coordenação Local: A Coordenação local é composta por cinco comunitários: três coordenadores eleitos pela comunidade local, um Secretário(a) e um Tesoureiro(a) nomeados pelos coordenadores recém-eleitos. As eleições ocorrem a cada dois anos.

Coordenação Estadual: A Coordenação Estadual é composta por um coordenador e um suplente. Em estados com muitas comunidades ou com comunidades geograficamente distantes, a organização é a seguinte: em áreas com comunidades próximas, um Coordenador Estadual será responsável por até 08 comunidades; em áreas com comunidades distantes, um Coordenador Estadual será responsável por até 04 comunidades. O Conselho Geral avaliará e definirá as necessidades de cada área dentro do Estado. Saiba mais aqui

Conselho Geral: O Conselho Geral é composto pelo Coordenador(a) Geral, pelos conselheiros representantes dos estados que possuem, no mínimo, duas comunidades oficializadas, e pelo Orientador Geral, membro de direito no Conselho. Seus objetivos incluem garantir a coesão e a eficácia das ações do Movimento, assegurar a correta aplicação das Normas e Diretivas, e promover a unidade entre as diversas comunidades. A missão do Conselho Geral é fomentar o crescimento espiritual e comunitário dos membros, guiando-os à luz do Evangelho para transformar a sociedade. Saiba mais aqui

Coordenação Geral: O Coordenador(a) Geral do Movimento CJC é eleito(a) entre os conselheiros e tem a função de coordenar as atividades do Conselho Geral. Saiba mais aqui

Comunicação Social e Rede de Comunicação

O Movimento CJC tem como responsáveis pela comunicação social e pela rede de comunicação a eCom, a Equipe de Comunicação oficial do Movimento CJC. A eCom foi criada para suprir a necessidade de um setor de comunicação claro, objetivo e conciso para a Comunidade de Jovens Cristãos.

Ela é composta por comunitários e veteranos do Movimento CJC, sem restrições de idade ou quantidade. Os membros da eCom podem ser indicados ou convidados e atuam em regime de voluntariado pastoral, sem receber qualquer ajuda de custo ou remuneração do Movimento CJC.

A eCom é organizada em subequipes que trabalham nos processos de comunicação interna e externa do Movimento CJC, sendo esses: Criação e Design, Jornalismo e Relações Públicas, Mídias Sócias, Audiovisual, e TI e Desenvolvimento. Saiba mais aqui

MOVIMENTO AUXILIA

O Auxilia é um movimento católico fundado no dia 28 de Junho de 2010 na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe; composto de jovens e adultos, que são unidos pela missão de salvar a juventude através da experiência de servir com alegria; missão suscitada pelo Espírito Santo no coração dos nossos jovens fundadores e alicerçada pela espiritualidade de São João Bosco, patrono do movimento; e do testemunho dos nossos baluartes:  São João Paulo II, o servo por amor; São João XXIII e sua humildade em servir; Beata Laura Vicuña e seu exemplo de oferta de vida; São Luiz de Maria de Montfort e sua entrega total a Maria Santíssima; e São Filipe Néri e sua pedagogia da alegria.

Buscamos viver um estilo de vida inspirado na Virgem Maria, Aquela que tudo fez e faz no apostolado deste movimento e por uma metodologia frutífera que nos coloca a servir pastoralmente em toda igreja. De tal modo, temos o termo “Auxilia”, oriundo do título de veneração à Virgem Maria qual Dom Bosco sempre recorria em suas orações e ensinava aos seus jovens: Nossa Senhora Auxiliadora. Sendo assim, nos recordamos constantemente que nossa meta é imitar Nossa Senhora, Aquela que é o caminho que sempre nos leva ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

Atualmente, o Movimento Auxilia conta com frentes de missão que promovem atividades voltadas a crianças, adolescentes e jovens, distribuídas em diversas paróquias; moderado pelo Conselho Geral dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora,  composto pelos guardiões gerais (Fundadores), lideranças dos setores e organismos do movimento, acompanhado com carinho e zelo pelos Salesianos de Dom Bosco.

Nosso Carisma

Carisma é um dom de Deus suscitado no coração dos primeiros que são chamados para ser a resposta de Deus às necessidades do mundo. O amadurecimento e a compreensão de um carisma é um lento processo. Deus o coloca no coração do fundador em toda a sua integridade e originalidade, mas, precisa ser decodificado, escutado, lido e executado; costuma-se comparar o carisma com uma página misteriosa, mística vinda de Deus para o coração do fundador, ou uma pequena peça do grande mosaico da Igreja.

Nosso sentido Cristológico é fundamentado pela passagem 1 Cor 12, 12: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” Compreendemos que esta passagem nos chama a servir com alegria conforme o dom concebido a cada membro, sem deixarmos de olhar fixamente a Cristo, corpo sagrado que nos une em um só.

O Sentido Hagiográfico presente em nosso carisma, se encontra intercalado aos nossos Santos Baluartes, onde podemos extrair 3 elementos em comum: O reconhecimento de Maria Santíssima como grande operadora das graças em vossas obras, A oferta aos planos de Deus em sua juventude e a notória alegria presente em seus apostolados.

Como portador do grande mistério do carisma, o fundador, de forma natural e silenciosa, vai manifestando aquela graça ao mundo, através de tudo que diz e faz, sem esquecer que: a história pessoal, habilidades, experiências místicas e humanas, virtudes e fragilidades do fundador trazem traços fortes do carisma. De tal modo, há também características presentes no carisma que são provenientes do fundador, de fatores históricos e eclesiais; sempre em sintonia com o magistério da Santa Igreja.

Através da nossa caminhada de Fé, Deus foi edificando em nossos corações a missão que nos foi confiada:   Salvar almas Jovens e testemunhar o mistério salvífico de Cristo com alegria, através do amor à sua Mãe Maria, da paixão por seu Corpo Eucarístico e da Fidelidade à doutrina e à Santa Igreja.

Marca do Movimento

Qualquer missão, camisa, acampamento, folheto ou nas redes sociais do Movimento Auxilia; você deve notar que o carisma é marcado não apenas na espiritualidade mas também na sua identidade visual. A curiosidade é maior daqueles que estão participando pela primeira vez de alguma atividade.

A nossa atual marca foi lançada no Praise Auxilia 2017. Ela sempre fez parte da identidade da marca do Movimento Auxilia, mas, ao passarmos por uma revisão gráfica, foi analisado que era necessário a valorização da nossa espiritualidade destacando-se em traços gráficos. Todo esse processo é natural na construção dos carismas na Igreja. Ao longo dos anos, o agir do Espírito Santo foi modelando o que nós somos e de tal modo, expressando o Teu sonho para teus filhos.

Atualmente o Movimento Auxilia tem dois símbolos oficiais: O Brasão, usado na esfera administrativa e eclesial; e a marca (logotipo), utilizado no âmbito público e pastoral. Esses símbolos fazem parte de um projeto institucional que é atualizado anualmente chamado de MIVA (Manual de Identidade Visual do Auxilia)

A marca retrata o sonho de São João Bosco conhecido como o “Sonho das duas colunas”. Neste sonho, ele viu uma grande caravela que navegava em um oceano agitado. As ondas do mar estavam escarpeladas pelo vento e batiam furiosas contra a embarcação que se agitava de um lado para o outro, no meio de uma batalha que se travava.

Aproximando o olhar, Dom Bosco percebeu que quem estava no timão, no comando da caravela, era o Papa, com as suas vestes características, pilotando diligentemente para que a Barca seguisse o seu rumo. Mas o vento tornava-se mais forte e as ondas do mar agitavam-na furiosamente, a ponto de quase fazê-la naufragar. Quando o perigo aumentava, Dom Bosco percebeu que de cada lado da caravela surgia uma coluna, as quais impediam o naufrágio. De cada coluna uma corrente se prendia na Barca e a impedia de naufragar.

Em cima de uma das colunas estava a sagrada Hóstia num ostensório dourado, e na sua base estava escrito: “Salus credentium” (Salvação dos que creem); e no alto da outra coluna, estava a imagem de Nossa Senhora. Na base da coluna estavam as palavras: “Auxilium Christianorum” (Auxiliadora dos Cristãos).

Ao acordar, Dom Bosco percebeu que Deus lhe havia mostrado a realidade da Igreja Católica neste mundo. Ela é a nau de Cristo, dirigida por Pedro, o Papa, para conduzir-nos ao Céu. O mar agitado pelos ventos são todas as dificuldades, ataques, heresias, perseguições, das quais a Igreja nunca esteve livre, de uma forma ou de outra. E com os auxílios celestes, para ela poder seguir a sua caminhada nesta terra, sem naufragar nas ondas impetuosas do pecado, foi-lhe dada a Eucaristia, Maria e o Papa. São suas salvaguardas.

Este sonho profético foi determinante para o alicerce do carisma, espiritualidade e missão do Auxilia. Nossa marca contempla o casco da caravela e às duas colunas de estatura diferente, predominante nas palhetas rosa-vermelha ou azul turquesa, cores que envolve o manto de Nossa Senhora Auxiliadora. Para centenas de jovens, este símbolo é sinal de esperança, alegria e salvação dos que creem.

O Conselho Geral

O Conselho Geral é órgão deliberativo da estrutura de governo e coopera com o Moderador Geral na animação e no governo de todo o Movimento Auxilia. O Conselho Geral, em virtude de sua função, é quem convoca e preside o Conselho Geral.” (cf. Art. 97.) Desta forma,  o Conselho Geral (CL) nasce para dinamizar e otimizar o apostolado do movimento, expandido a novos horizontes, conforme o Espírito Santo nos direcciona. O CL é composto da seguinte forma:

Guardiões Gerais:

Sr.  Felipe Bastos, FSVA

Sra. Emilly Kedma, FSVA

Assessor Eclesiástico:

P. Arlan Braga, SDB

Conselheiros:

Sra. Aidy Dayane, FSVA

Sra. Rayline Bezerra, FSVA

Sra. Sara Costa, FSVA

Srtª Tiffany Araujo, FSVA

Srtª Regyane Barros, FSVA

Sr. Hugo Santos, FSVA

Sr. Edylon Kleber, FSVA

Sr. Cleons Santos, FSVA

Sr. Bruno Lucena, FSVA

NOTÍCIAS

AMA | A Associação Missionária Amanhecer realizou a segunda etapa do processo de planejamento para 2025

O encontro, realizado no auditório da entidade no centro de Recife, realizado durante toda esta quarta (11) reuniu toda a coordenação e representantes da equipe de voluntárias. Contou também com a presença do vice-presidente da AMA, Pe. Antonio Neto, e do Pe. Gilberto Silva, ex-diretor da rádio salesiana FM Dom Bosco, de Fortaleza. Durante as […]

VER MAIS

AREIA BRANCA (RN) | Oratório celebra o encerramento das atividades deste ano

Na noite desta terça (10), aconteceu o encerramento das atividades deste ano do Oratório, uma celebração marcada por muita alegria e momentos especiais. A programação teve início com um momento de acolhida e reflexão da Palavra, conduzido pelo coordenador Jeremias Rebouças, que, em seguida, passou a palavra ao salesiano Francisco, responsável por saudar e motivar […]

VER MAIS

COMUNICAÇÃO | Artigo: A esperança não decepciona

Por Pe. João Carlos Ribeiro, sdb Vai começar o ano do jubileu. A esperança não decepciona O jubileu é uma coisa que vem da Bíblia. Estava marcado que a cada 50 anos, se faria um ano de jubileu. Neste ano, a terra deveria descansar (nada de lavrarem a terra); os endividados deveriam ser perdoados de […]

VER MAIS

ATIVIDADES

  • 16-17/01: Convivência Vocacional
  • 26/05: II Encontro de Coroinhas
  • 26/05: Terço Mariano Vocacional
  • 26/05: Estágio Vocacional
  • 28/08: Adoração Eucarística
  • 06-07/09: Partilha Vocacional
  • 18/09: Concurso artístico vocacional Poemas, cordel, versos, paródia e música)
  • 21/09: Convivência Vocacional

CALENDÁRIO