FORMAÇÃO| Pe. Ildelfonso Mesquita defende tese de Mestrado
FORMAÇÃO| Pe. Ildelfonso Mesquita defende tese de Mestrado
27 de abril de 2021 Por pauloO Pe. Ildelfonso Mesquita, na tarde de hoje, defende tese de Mestrado na Universidade de Santiago do Chile, para obtenção do grau de Mestre em Educação. Seu tema: “El síndrome del cansacio profesional (Burnout) en los educadores de la educación media: desarollo de una estrategia de autocuidado”.
NH: Pe. Ildelfonso, o que o levou à escolha deste tema para sua tese de conclusão do Mestrado?
P. Ildelfonso: Cuidar da saúde psico-socio-emocional é o convite essencial que se faz nos tempos da pós-modernidade. ‘A Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout) nos educadores do Ensino Médio: desenvolvimento de uma estratégia de autocuidado’, foi o tema escolhido para meu projeto de inovação no mestrado em Educação com menção em Gestão.
Este tema surgiu a partir da minha experiência vivenciada numa escola privada, na cidade de Salvador-BA, diante das diversas realidades encontradas no contexto das relações humanas e acadêmicas, fui implicado por meio de um olhar clínico-psico-pedagógico, a desenvolver um projeto de inovação a respeito do cuidado da saúde psico-socio-emocional dos docentes do ensino médio da instituição em análise.
Creio que a docência é alvo de diversos estressores psicossociais. Ou seja, além de dar aulas, os professores devem executar tarefas administrativas, lidar com a falta de interesse e a indisciplina dos alunos e, muitas vezes, a falta de apoio dos familiares ou da própria instituição. Isso tudo causa insegurança no docente.
O esgotamento profissional tem sido estudado na literatura e definido como sendo a Síndrome de Burnout, compreendido como uma resposta emocional ao estresse crônico, do ponto de vista físico (fadiga, problemas de sono e de alimentação etc.) e comportamental (afastamento face à situação, incapacidade de trabalhar).
Para esta investigação do mestrado, foi considerada de suma importância, a contribuição dos documentos da OMS-Organização Mundial da Saúde, DSM-5 e DSM-11 que por sua vez são considerados instrumentos fundamentais para o processo de cuidado da saúde emocional do sujeito, por valorizar a vida humana, numa realidade sociocultural.
Ao considerar o papel do docente como um gestor educacional, se faz necessário em toda equipe profissional uma consonância constante nas relações interpessoais no intuito de favorecer em si, um prazer emocional no intuito de saber ser, saber fazer e saber conviver como verdadeiro educador.
A educação – como ação contínua e permanente – tem a função de formar e de educar para a cidadania. O conjunto de ciências, técnicas pedagógicas e uma sistematização do que será ensinado, favorece o alcance da aprendizagem. A pedagogia salesiana procura vivenciar os objetivos idealizados pelo seu fundador – São João Bosco, conhecido como Dom Bosco – sob o binômio: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”.
Portanto, com a implantação deste projeto de estudo de inovação, espera-se, poder colaborar na construção de uma sociedade mais humanizada – e ao mesmo tempo – uma escola mais atenta à saúde coletiva de seus educadores frente aos diversos sintomas que surgem a partir do esgotamento profissional na vida de cada profissional.
Por Serviço Inspetorial de Comunicação
