31 de janeiro: Família Salesiana celebra Dom Bosco

31 de janeiro: Família Salesiana celebra Dom Bosco
2 de fevereiro de 2026 Por Renata CruzNo último sábado, 31 de janeiro, a Família Salesiana viveu um momento especial de celebração com a memória litúrgica de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana.
Nascido em Castelnuovo d’Asti, no dia 16 de agosto de 1815, João Bosco foi educado pela mãe na fé e na prática coerente da mensagem evangélica.
Com apenas nove anos, teve um sonho que o levou a intuir sua missão: dedicar a vida à educação da juventude. Ainda menino, começou a reunir jovens de sua idade por meio de brincadeiras, sempre intercaladas com trabalho, oração e instrução religiosa.
Ordenado sacerdote em 1841, escolheu como programa de vida o lema: “Da mihi animas, cetera tolle” (Gn 14,21) e iniciou seu apostolado junto aos jovens mais pobres, fundando o Oratório e colocando-o sob a proteção de São Francisco de Sales.
Seu estilo educativo e sua práxis pastoral, baseados na razão, na religião e na amorevolezza — pilares do Sistema Preventivo — conduziam adolescentes e jovens à reflexão, ao encontro com Cristo e com os irmãos, à vivência da fé, ao compromisso apostólico, civil e profissional.
A fonte de sua incansável atividade e da eficácia de sua ação estava na constante união com Deus e na ilimitada confiança em Maria Auxiliadora, a quem Dom Bosco confiava sua obra com profundo amor filial. Aos salesianos, deixou como herança uma forma de vida religiosa simples, sólida nas virtudes cristãs, unindo contemplação e ação no binômio: trabalho e temperança.
Entre os próprios jovens, Dom Bosco escolheu colaboradores para dar continuidade à sua missão, fundando a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco). Juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, com leigos comprometidos, criou os Salesianos Cooperadores, ampliando a ação educativa e evangelizadora da Igreja.
No centenário de sua morte, em 31 de janeiro de 1988, São João Paulo II o proclamou Pai e Mestre da Juventude.
O corpo de Dom Bosco repousa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim. Beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1º de abril de 1934, seu legado segue vivo na missão salesiana espalhada pelo mundo, educando e evangelizando jovens com esperança, fé e amor.
Fonte: Boletim Salesiano



