Dom Antônio de Almeida Lustosa (Servo de Deus)

Antonio de Almeida Lustosa nasceu no dia 11 de fevereiro de 1886 de uma família da burguesia de São João del Rei, Minas Gerais, Brasil. Dos pais, ele aprendeu o espírito de sacrifício e o valor do trabalho. Os salesianos tinham aberto há poucos anos o Colégio Dom Bosco de Cachoeira do Campo, e Antonio foi para ele aos dezesseis anos.

Dois anos depois decidiu ser salesiano. Distinguiu-se pela perspicácia intelectual e pelo empenho na vida religiosa. Foi ordenado sacerdote aos 26 anos. Foi logo escolhido como mestre dos noviços. Depois, como diretor em Lavrinhas, encarregou-se da formação dos aspirantes salesianos e dos estudantes de filosofia e de teologia. Além de ensinar, formava numerosos clérigos no apostolado salesiano, animando com a ajuda deles as paróquias e oratórios próximos.

Em 1925 foi convidado a aceitar a nomeação de Bispo de Uberaba, diocese de operários e mineradores. Quis ser consagrado no dia 11 de fevereiro, data que recordava a presença de Nossa Senhora em sua vida. Encontrou o seminário praticamente vazio. Depois de um ano tinha ao seu redor cerca de trinta seminaristas do ginásio. Ocupou-se dos marginalizados, fazendo sua a urgência da justiça social. Depois de nem mesmo quatro anos, foi transferido para Corumbá, Mato Grosso, sede maior e com maiores dificuldades para a evangelização. Depois de apenas dois anos era nomeado Arcebispo de Belém do Pará, imensa diocese do norte do Brasil. Ali ficou por dez anos, prodigalizando-se com a generosidade de sempre.

Em 1941 foi transferido para a importante sede de Fortaleza, capital do Ceará. Ali deu o melhor de si mesmo nos 22 anos de permanência, vivendo intensamente o “Da mihi animas” de Dom Bosco. É considerado o bispo da justiça social. Percebeu que a primeira evangelização consiste em dar novamente dignidade às pessoas e às famílias mais pobres. Pensou então em fundar ambulatórios, o hospital São José, escolas populares gratuitas e círculos operários. Inaugura a Sopa dos pobres e os Serviços Sociais da Arquidiocese.

Sem deixar de cuidar das almas, dá vida ao pré-seminário, ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, e à emissora de rádio Assunção Cearense. A fim de assistir as famílias do campo, funda a Congregação das Josefinas, atualmente presentes em vários estados do Brasil. Dom Lustosa foi, como Dom Bosco, um escritor prolífico nos mais variados setores: teologia, filosofia, espiritualidade, hagiografia, literatura, geologia, botânica. Foi muito dotado também no campo artístico: são seus os vitrais da catedral de Fortaleza.

Em 1963, depois de 38 anos de atividade episcopal, retirou-se na casa salesiana de Carpina onde passou seus últimos quinze anos de vida e onde morreu em 14 de agosto de 1974. Seus restos mortais repousam na catedral de Fortaleza.

+NOTÍCIA
CONGREGAÇÃO | Vaticano – O Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa SDB a caminho da venerabilidade

NOTÍCIAS

CARPINA (PE) | Eleitos os Líderes de Turma do Salesiano Carpina

A Escola Salesiana Padre Rinaldi, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, realizou a eleição dos Líderes de Turma. A votação aconteceu na sexta-feira (8), na sala Pastoral da escola e os resultados foram divulgados na segunda-feira (11). A cerimônia de posse acontece no dia 20. Cada turma, desde o 3º Ano do […]

VER MAIS

RECIFE – Bongi | Escola Dom Bosco realiza entrega da “Campanha do Desapego”

A equipe pastoral da Escola Dom Bosco realizou nesta sexta-feira, 15 de março, a entrega das roupas arrecadadas através da “Campanha do Desapego “, a campanha contou com a contribuição de toda comunidade educativa, foram recebidas cerca de 500 peças entre roupa e acessórios. As doações beneficiaram cerca de 20 jovens atendidos pela própria instituição, […]

VER MAIS

CARPINA (PE) | Celebração do Lava-pés foi realizada com alunos do Ensino Fundamental I

Alunos da Escola Salesiana Padre Rinaldi, em Carpina-PE, estão vivenciando celebrações da Semana Santa. Na terça-feira (12), as turmas do Ensino Fundamental I participaram do Lava-pés. As crianças foram para a capela, onde o coordenador da Pastoral do colégio, Pe. Antônio João Neto, SDB, explicou a importância da cerimônia, fez a leitura do Evangelho e […]

VER MAIS

ATIVIDADES

  • 16-17/01: Convivência Vocacional
  • 26/05: II Encontro de Coroinhas
  • 26/05: Terço Mariano Vocacional
  • 26/05: Estágio Vocacional
  • 28/08: Adoração Eucarística
  • 06-07/09: Partilha Vocacional
  • 18/09: Concurso artístico vocacional Poemas, cordel, versos, paródia e música)
  • 21/09: Convivência Vocacional

CALENDÁRIO