Articulação da Juventude Salesiana

Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil, é traduzido por Articulação da Juventude Salesiana. “O movimento é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, amadurecida no âmbito da Família Salesiana. Fazem parte do movimento os jovens, as jovens e os adultos: consagrados, consagradas, leigos e leigas que se identificam no carisma salesiano”.

ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A AJS

Segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana (QRPJS), “são dois os elementos de identidade que caracterizam a AJS: de um lado, as referências à espiritualidade juvenil salesiana e à pedagogia salesiana; de outro, a ligação entre os grupos e as associações para cooperar reciprocamente no próprio esforço de formação segundo a proposta educativo- -pastoral salesiana” (p. 166).

A ORGANIZAÇÃO DA AJS

Conselho local: é formado por representantes dos grupos existentes em uma determinada obra ou presença salesiana. Sua função é animar e articular os grupos presentes naquele território.

Conselho inspetorial: composto pelos coordenadores dos conselhos locais. Sua função é animar a AJS em nível inspetorial.

Conselho nacional da AJS: composto pelos coordenadores dos conselhos inspetoriais; é formado por um representante de cada inspetoria.
Comissão nacional da Pastoral Juvenil Salesiana: composta por um salesiano e uma irmã de cada inspetoria; é a comissão responsável pela assessoria do processo de animação da ajs em nível nacional, procurando estimular uma ação pastoral em rede”

Assessor: é um adulto com experiência de grupo e vivência da Espiritualidade Salesiana. Não é membro de grupo, não está ligado a nenhum grupo, mas tem importância fundamental na vida dos grupos.

Agenda de atividades: em âmbito inspetorial e local, é o instrumento organizativo de natureza executiva de compromissos pastorais com atividades e processos. Deve ser flexível, adaptado à realidade de cada grupo, conselho e contexto. Quando possível, seguindo a dinâmica da sensibilidade da pastoral juvenil em rede, promova-se atividades comuns entre FMA e SDB.

O QUE SE QUER COM A AJS?

1. Evangelizar a juventude apresentando-lhe a pessoa Jesus Cristo, nosso Mestre, amigo, Senhor e Salvador.
2. Educar a juventude proporcionando-lhe um processo de crescimento humano.
3. Apresentar a figura de Dom Bosco e de Maria Mazzarello e os santos da Família Salesiana.
4. Estimular a experiência de itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo.
5. Estimular nos jovens a capacidade de liderança e o protagonismo juvenil na Igreja e na sociedade
6. Favorecer o desabrochar das potencialidades pessoais, convicções e valores.

Conselho Inspetorial da AJS

Coordenador:

P Daniel Neri Brandão

Conselho:

Carolinne Ferreira (Juazeiro do Norte-CE) – Coordenadora

Montegomerege Junior (João Pessoa-PB) – Vice-coordenador

Sávio Cavalcante (Matriz de Camaragibe-AL)

Rhaldney Silva (Abreu e Lima-PE/ Caetés)

Felipe Lima (Salvador-BA)

Camila Falcão (Salvador-BA)

Samantta Araújo (Abreu e Lima-PE/ Caetés)

 

NOTÍCIAS

RECIFE – Bongi | 20 jovens desenvolverão aprendizagem profissional na Câmara Municipal do Recife

Ocorreu ontem, terça-feira (06), a recepção dos nossos 20 jovens que desenvolverão sua aprendizagem profissional na Câmara Municipal do Recife. Estiveram presentes no evento Jaqueline Oliveira, coordenadora de aprendizagem da Escola Dom Bosco e Paulo Silva, responsável pela comunicação da Escola Dom Bosco. Esses meninos e meninas que estarão na Câmara, atuando na área administrativa, […]

VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Itália – Diálogo com o Reitor-Mor sobre “Da mihi animas, cetera tolle” na Congregação de hoje

(ANS – Roma) – No próximo sábado, dia 10 de dezembro, das 9 às 10h15, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, concederá uma entrevista ao P. Silvio Roggia sobre a urgência do “Da mihi animas cetera tolle”. A entrevista, que já se tornou um evento anual, faz parte da série de encontros organizados pela Conferência das […]

VER MAIS

FORMAÇÃO | No Noviciado São Sebastião (Jaboatão, PE), é realizado Minicurso sobre Teologia Moral

Nos dias 28 e 29 de novembro, aconteceu no Noviciado Salesiano em Jaboatão – Colônia, a conclusão do minicurso de Introdução a Teologia Moral com o Pe. Ronaldo Zacarias, SDB – BSP. O minicurso foi dividido em três etapas ao longo de todo o ano (2022); e proporcionou uma reflexão mais aprofundada sobre os aspectos […]

VER MAIS

ATIVIDADES

  • 16-17/01: Convivência Vocacional
  • 26/05: II Encontro de Coroinhas
  • 26/05: Terço Mariano Vocacional
  • 26/05: Estágio Vocacional
  • 28/08: Adoração Eucarística
  • 06-07/09: Partilha Vocacional
  • 18/09: Concurso artístico vocacional Poemas, cordel, versos, paródia e música)
  • 21/09: Convivência Vocacional

CALENDÁRIO