Articulação da Juventude Salesiana

Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil, é traduzido por Articulação da Juventude Salesiana. “O movimento é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, amadurecida no âmbito da Família Salesiana. Fazem parte do movimento os jovens, as jovens e os adultos: consagrados, consagradas, leigos e leigas que se identificam no carisma salesiano”.

ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A AJS

Segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana (QRPJS), “são dois os elementos de identidade que caracterizam a AJS: de um lado, as referências à espiritualidade juvenil salesiana e à pedagogia salesiana; de outro, a ligação entre os grupos e as associações para cooperar reciprocamente no próprio esforço de formação segundo a proposta educativo- -pastoral salesiana” (p. 166).

A ORGANIZAÇÃO DA AJS

Conselho local: é formado por representantes dos grupos existentes em uma determinada obra ou presença salesiana. Sua função é animar e articular os grupos presentes naquele território.

Conselho inspetorial: composto pelos coordenadores dos conselhos locais. Sua função é animar a AJS em nível inspetorial.

Conselho nacional da AJS: composto pelos coordenadores dos conselhos inspetoriais; é formado por um representante de cada inspetoria.
Comissão nacional da Pastoral Juvenil Salesiana: composta por um salesiano e uma irmã de cada inspetoria; é a comissão responsável pela assessoria do processo de animação da ajs em nível nacional, procurando estimular uma ação pastoral em rede”

Assessor: é um adulto com experiência de grupo e vivência da Espiritualidade Salesiana. Não é membro de grupo, não está ligado a nenhum grupo, mas tem importância fundamental na vida dos grupos.

Agenda de atividades: em âmbito inspetorial e local, é o instrumento organizativo de natureza executiva de compromissos pastorais com atividades e processos. Deve ser flexível, adaptado à realidade de cada grupo, conselho e contexto. Quando possível, seguindo a dinâmica da sensibilidade da pastoral juvenil em rede, promova-se atividades comuns entre FMA e SDB.

O QUE SE QUER COM A AJS?

1. Evangelizar a juventude apresentando-lhe a pessoa Jesus Cristo, nosso Mestre, amigo, Senhor e Salvador.
2. Educar a juventude proporcionando-lhe um processo de crescimento humano.
3. Apresentar a figura de Dom Bosco e de Maria Mazzarello e os santos da Família Salesiana.
4. Estimular a experiência de itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo.
5. Estimular nos jovens a capacidade de liderança e o protagonismo juvenil na Igreja e na sociedade
6. Favorecer o desabrochar das potencialidades pessoais, convicções e valores.

Conselho Inspetorial da AJS

Coordenador:

P Valdemir Augusto dos Santos – Coordenador

Equipe:

Sr Rhaldney Luiz da Silva França

Sr Felipe Santos Bastos

Srtª Maria Carolinne Barbosa Ferreira

Sr Henrique Aguiar de Lima

Srtª Ariane Lisangela de Lima Brito

S Cesar Alexandre de Santana

Sr Rhaldiney

 

NOTÍCIAS

CONGREGAÇÃIO | Espanha – O Reitor-Mor recebe o título de “filho predileto dos asturianos”

(ANS – Pravia) – O Governo do Principado das Astúrias se reuniu no dia 7 de junho em Pravia para aprovar as Medalhas de 2024, que reconhecem a política útil, o jornalismo de qualidade, a luta pelas liberdades, a medicina preventiva e a arte comprometida. Entre os premiados se encontra o cardeal asturiano Ángel Fernández […]

VER MAIS

AMA | Clima de Festa marca Encontro dos Ouvintes do Mês de Junho

Relíquias do Beato Carlo Acutis são apresentadas à comunidade Uma noite iluminada marcou o encontro dos ouvintes da AMA, neste mês de junho. O evento aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário no bairro da Várzea no Recife, nesta segunda-feira (10). A comunidade local se fez presente e, em clima de festa, acolheu toda a […]

VER MAIS

ESCOLAS | Inspetoria São Luiz Gonzaga reúne comunicadores das escolas em preparação da Campanha 2025

Na manhã da última sexta-feira, 7 de junho, comunicadores e comunicadoras das escolas salesianas que integram a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga participaram de um encontro on-line para a apresentação da Campanha Unificada 2025 das Escolas da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (ISNEB). A programação começou com um momento oracional e acolhida conduzidos pelo […]

VER MAIS

ATIVIDADES

  • 16-17/01: Convivência Vocacional
  • 26/05: II Encontro de Coroinhas
  • 26/05: Terço Mariano Vocacional
  • 26/05: Estágio Vocacional
  • 28/08: Adoração Eucarística
  • 06-07/09: Partilha Vocacional
  • 18/09: Concurso artístico vocacional Poemas, cordel, versos, paródia e música)
  • 21/09: Convivência Vocacional

CALENDÁRIO