RECIFE | Dia da Dança celebra talento e dedicação dos alunos
RECIFE | Dia da Dança celebra talento e dedicação dos alunos
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 4 de maio de 2026 Por pauloNo dia 29 de abril, é celebrado o Dia Internacional da Dança, uma data que reforça a importância dessa expressão artística presente ao longo de todo o ano no Colégio Salesiano Recife. A dança compõe as atividades pedagógicas e culturais da escola com apresentações em datas comemorativas, competições e na nossa noite de gala, quando nossos alunos e bailarinos protagonizam um grande espetáculo para toda a comunidade educativa.
Nas apresentações e competições do Nordestão, o ballet do Salesiano Recife também se destaca. Em uma das edições sediadas no Recife, a categoria de ballet passou a integrar oficialmente a competição dentro das categorias, após anos de participações na abertura do evento.
O talento das bailarinas da nossa escola se destaca nas apresentações e competições por onde passam. A professora de ballet Mayara Prado e a aluna Ana Sofia, do 9º ano, foram medalhistas da Mostra Competitiva de Dança (MOC), que aconteceu em Caruaru entre os dias 24 e 26 de abril.
Professora no Salesiano Recife há 10 anos no mesmo lugar onde fazia aulas de dança quando era criança, Mayara começou na dança desde pequenininha e nela encontrou a vocação de sua vida. Dentro da categoria solo neoclássico adulto, ela ocupou o 2º lugar do pódio, garantindo sua primeira medalha do ano.
Já a aluna Ana Sofia competiu na categoria acrobática infantil, também alcançando o 2° lugar. Ana falou um pouco sobre sua relação com a dança e sua trajetória até o início das vitórias em competições:
“Quando eu era pequena, comecei a fazer ballet, mas tive que parar por conta da pandemia. Quando retornei, participei da equipe de competição de Mayara e, em 2025, consegui muitas medalhas; em quase todas as competições em que participei, eu ganhava uma medalha.”
Para ela, a dança é uma parte de sua vida que lhe dá força e ânimo para participar de mais competições e trazer medalhas para casa.
Outras bailarinas também compartilharam um pouco de sua relação com a dança. Para a aluna Isabela Cazé, do 6º ano, a dança é uma forma de expressar seus sentimentos:
“Sempre gostei da área da dança. Faço ballet porque posso me divertir e, por meio dela, posso expressar os meus sentimentos. Sempre faço uma oração antes das apresentações, converso com Deus e com as minhas amigas, e dá tudo certo.”
Para Maria Heloisa, aluna do 6º ano que está no ballet desde a infância, a modalidade representa leveza:
“Faço ballet desde os meus 3 anos. É um esporte bem legal, significa leveza e me dá uma sensação de calma quando eu danço.”
Mayara Prado também comentou sobre sua visão como professora e o quanto é gratificante ver os avanços dos alunos, tanto nos palcos quanto no desenvolvimento pessoal:
“Hoje, como professora, é muito especial vivenciar tudo isso. Poder fazer parte do dia a dia dos meus alunos é uma das maiores realizações da minha vida.”
A presença da dança no cotidiano escolar reforça o compromisso do Colégio Salesiano Recife com a formação integral dos estudantes, valorizando não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também as expressões artísticas.
Por Laís Tavares



