PARÓQUIAS | Como Paróquias e Santuários estão lidando com a Quarentena

PARÓQUIAS | Como Paróquias e Santuários estão lidando com a Quarentena
27 de março de 2020 Por pauloCom a quarenta, quase todas as Dioceses suspenderam a participação do povo nas celebrações. Como nossas Paróquias e Santuários estão lidando com essa situação: foi a pergunta do NH aos párocos e reitores.
NATAL – GRAMORÉ
Aqui, na Paróquia de são João Bosco, desde que o bispo decretou a suspensão das Missas, quinta-feira passada, nós fechamos tudo. Todas as capelas e igrejas não têm nada de celebração. Também as pastorais não estão tendo encontros, nem reuniões.
Quanto às missas, nós estamos transmitindo duas missas pela internet, pelo Suporte de Comunicação. Nós temos o facebook da paróquia, o facebook do Suporte e o instagram. Desta forma, nós fizemos a primeira experiência domingo passado. Deu muito certo, graças a Deus. A gente vai continuar com essa experiência aos domingos, com as duas missas, às 08 horas e às 19:15.
No restante, a secretaria continua aberta. Alguma pessoa que chega pede informação. E continuamos trabalhando. Agora, nenhuma aglomeração, enquanto não vier uma segunda ordem do arcebispo.
É um desafio muito grande, no momento. A gente não sabe até onde vai e até quando vai essa suspensão. Vamos rezar para que isso possa ser breve. Mas é muito angustiante e desafiador esse momento.
Mas, acredito que seja um momento também de grande aprendizagem para todos nós. As pessoas estão se acostumando a ficar em casa. Há críticas de alguns dizendo que é bobagem se proteger e outros que apoiam as medidas. É sempre assim em qualquer situação.
Mas estamos tranquilos. Na comunidade, estamos nos cuidando bem e nos protegendo. Deus vai abençoar e fazer com que possamos voltar às atividades normais em breve.
(Pe. Gilvan Galdino)
ABREU E LIMA – CAETÉS
Na Paróquia de São João Bosco, sábado 21/0, 17 horas, tivemos missa na Comunidade Nossa Senhora das Dores – Jaqueira com pequeno grupo de pessoas. No domingo, 08h, missa na matriz com 13 pessoa e divulgada pela Rádio Dom Bosco 98,5 e pela página da Paróquia no facebook, com 56 minutos de transmissão. A comunhão seguiu para as comunidades que têm sacrário, para ser distribuída ao povo de Deus. Às 15 horas, houve Missa na Comunidade rural do km 17 Nossa Senhora da Conceição.
Lançamos uma nota aos paroquianos sintetizando as 4 notas da Arquidiocese de Olinda e Recife.
(Pe. Antônio Gomes)
JUAZEIRO DO NORTE
Nosso Santuário tem usado como meio de comunicação, em primeiro lugar, a Rádio Pe. Cícero. Com Missas diárias, às 06h00 e às 16h00. Com o revezamento de nossos sacerdotes procurando levar uma mensagem neste momento. Anunciando a palavra de Deus e mantendo nossa comunhão espiritual.
A rádio tem sido nossa força para evangelização neste momento.
Estamos com algumas dificuldades nas últimas 24h, devido a um raio que queimou alguns aparelhos da rádio. Mas todo esforço está sendo feito para solucionar. A rádio está no ar.
(Pe. Cícero Oliveira)
RECIFE-SAN MARTIN
Pe. Cleiton dirigiu aos paroquianos essa informação:
Amigos,
É um momento de recolhimento, de estarmos unidos em casa, em oração, pedindo pela humanidade e por todos nós. As portas da igreja podem até estar fechadas, mas a do nosso coração e o joelho no chão, não. Sendo assim, nossa paróquia se organizou da seguinte forma:
▪Missas sem transmissão aos Domingos 7h na capela situada dentro da Escola Dom Bosco (somente sacerdotes e equipe de liturgia).
▪ Missa transmitida aos Domingos às 10h na Igreja Matriz (www.facebook.com/fatimarecipe) e (https://www.instagram.com/pnsfatimasanmartin/)
▪ “Palavras que Confortam” com Padre Cleyton todos os Dias às 20h30 (https://www.instagram.com/cleytonphn/).
▪ Secretaria aberta em horário reduzido.
▪ Quarta-feira à noite aberta à Comunhão.
▪ Terça e Quinta igreja aberta à visitação.
▪ EESA (Escola de Evangelização de Santro André) com récita do Terço em vários horários do dia (www.facebook.com/eesasanmartin) e (https://www.instagram.com/eesa_san_martin/): 9h; 12h; 15h; 18h e 21h.
Estaremos reunidos em oração pedindo e fazendo a nossa parte, sendo colaboradores, nos prevenindo e seguindo a orientação de nosso arcebispo.
MATRIZ DE CAMARAGIBE
Pe. Gilberto, retido no Recife, por causa de uma gripe, orientou a comunidade desta forma:
Peço àqueles que poderem que continuem praticando a caridade, ajudando aqueles que mais necessitam, principalmente agora que muitos sofrerão sem poder comprar alimentos.
Peço também que fiquem ligados nos canais católicos, TV e Rádio e não deem crédito a notícias falsas.
Pe. James de Lucena passou-nos também esta informação:
Aqui, em Matriz de Camaragibe, onde sou um dos vigários paroquiais, temos vivido este momento da pandemia do coronavírus, o covid-19, de maneira serena, tranquila, porque devemos ter fé e confiança em Deus, que tudo isso irá passar. Só Deus permanece.
Temos acompanhado as pessoas que fazem parte da comunidade paroquial do Senhor Bom Jesus, colocando nos seus corações esperança, ânimo e muita fé.
(Pe. James Lucena)
ARACAJU
Nós, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, estamos seguindo as normativas exigidas pelas autoridades de nosso Estado, bem como os decretos do Exmo. Revmo. Dom João Costa, arcebispo da arquidiocese de Aracaju. As atividades estão suspensas. A nossa Missa está sendo celebrada no domingo às 17h e transmitida ao vivo pelas nossas redes sociais. No dia 24 de março, demos início à Novena Extraordinária a Nossa Senhora Auxiliadora ,a convite do Reitor-Mor Pe. Ángel Artime, esta também veiculada em nossos canais de comunicação. Com fé e oração, seguimos confiantes na misericórdia do nosso Senhor. E que Nossa Senhora Auxiliadora, rogue por nós.
(Marcela Nabuco)
O pároco Pe. Hérisson Leandro comunicou-se também com o seu povo, pelas redes sociais, dando orientações sobre o dízimo e as doações para a reforma do telhado, informando conta bancária e whatsapp para comunicação.
JOÃO PESSOA
Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, a nossa Paróquia Nossa Senhora das Dores em João Pessoa-PB, como toda a Igreja, está impossibilitada de celebrar a Eucaristia e os demais sacramentos presencialmente, mas pelas redes sociais.
Estamos transmitindo também a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a récita do Terço.
Tenho encorajado o povo Deus para não desanimar de sua fé, mas rezar e confiar em Deus. Que Deus nos abençoe e nos proteja, nesse tempo de calamidade.
(Pe. Marcelo Manoel)
RECIFE – SAGRADO CORAÇÃO
Estamos obedecendo as determinações das autoridades eclesiásticas e civis.
Rezamos diariamente a Eucaristia, na intenção dos fiéis a portas fechadas.
Fazemos a transmissão da Missa com Novena da Misericórdia ao vivo pela Rádio Olinda.
Fazemos 4 vezes na semana live pelo Instagram do Terço com a palavra do Reitor.
Aos domingos, o Reitor posta um vídeo de 5 minutos comentando o Evangelho dominical.
Na medida do possível, estamos pontualmente ajudando algumas famílias com cestas básicas.
(Pe. Sérgio Lúcio da Costa)