CAUSOS SALESIANOS | O DIA 31 DE MAIO VAI SER NO DIA 1º DE JUNHO

CAUSOS SALESIANOS | O DIA 31 DE MAIO VAI SER NO DIA 1º DE JUNHO
4 de março de 2021 Por pauloDurante minha permanência em Carpina cuidei de duas capelanias em tempos distintos: passei um tempo na capelania de Tracunhaém, uma cidade sem vigário entre Carpina e Nazaré da Mata; posteriormente na capelania de Santo Antônio em Carpina, na saída para Lagoa do Carro.
Em Tracunhaém, a Igreja não tinha vigário mas tinha uma freira da congregação das irmãs de Caridade; era a irmã Maria José que tinha status de vigária; eu era o capelão, mas tinha que obedecer às suas ordens. Ela sempre me fazia duas recomendações:
“Padre! Não meta política no sermão!”
“Não faça os batizados sem usar a batina e a estola!”
Em Tracunhaém, havia um salesiano recém-professo que me acompanhava nestas celebrações: era o irmão Nivaldo Buarque.
Posteriormente, com a chegada do Pe. Aristides, ele assumiu a capelania e eu fui dar assistência à capela de Santo Antônio em Carpina. Nesta capela, havia duas figuras folclóricas que eram dois
amores de pessoas: Seu Nestor, que fazia as vezes de sacristão, acólito e outras funções e D. Deda, que era a responsável e tinha mais poderes que o capelão; o padre só executava ordens.
Certa vez, próximo ao final do mês de maio, coroação de Nossa Senhora, num final de celebração da missa, após a comunhão, “seu Nestor” chega perto de mim e cochicha em meu ouvido:
“Padre! D. Deda mandou avisar que o dia 31 de maio vai ser no dia 1º de junho; é pro senhor avisar para o povo, viu!”
Na verdade ele queria dizer que a coroação de N.Senhora seria no dia 1º de junho.
A Capela era dedicada a Santo Antônio, cuja festa é celebrada no dia 13 de junho. Lembro-me que num dia da festa do padroeiro saímos em procissão pelas ruas do bairro onde só havia bêbados
nas esquinas tomando mais uma e em certo momento, alguém gritou de longe:
“Olha! Lá vem chegando uma quadrilha”. Era tempo de festas juninas.
Luiz Moura – Do livro: Aspirantado Salesiano: uma história viva na memória e no coração