ESCOLAS | EM JABOATÃO, TRÊS DIAS PARA DISCUTIR O FUTURO DO ENSINO MÉDIO

ESCOLAS | EM JABOATÃO, TRÊS DIAS PARA DISCUTIR O FUTURO DO ENSINO MÉDIO
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 23 de agosto de 2021 Por pauloForam três dias dedicados à reflexão e ao planejamento do projeto do Novo Ensino Médio. Profissionais de escolas do Nordeste Salesiano se reuniram, de 18 a 20 de agosto partilharam uma rica programação, contando com palestras, dinâmicas, momentos de espiritulidade e atividades para um futuro de sucesso para a educação em nossas escolas.
Nesta quarta-feira, 18, a abertura oficial do evento foi realizada pelo Pe. Inspetor Nivaldo Pessinatti; que, além da acolhida, suas falas motivaram ainda mais os participantes na realização das atividades. Fechando o primeiro dia, às 20h, o momento de espiritualidade salesiana ficou com o Boa Noite, realizado pelo Padre Francisco Inácio.
O segundo dia do evento foi recheado de atividades; começando com Missa, às 7h, com o Padre Maurício. Iniciando as atividades estratégicas para o Novo Ensino Médio, a professora Leoneide proferiu a palestra “Direcionamento da Rede Salesiana Brasil sobre o Novo Ensino Médio.” Dando continuidade ao estudo, Luiz Ventura, diretor pedagógico do Colégio Salesiano Sagrado Coração – Recife, PE, realizou a apresentação do Modelo Recife. Na sequência, os participantes se dividiram em grupos para elaboração e apresentação de propostas para o Projeto Educacional.
Jaime Ribeiro, escritor e CEO do Educa 21, proferiu a palestra “Empatia: Por que as pessoas empáticas serão os líderes do futuro? “
No período da tarde, o padre Pessinatti apresentou o planejameto estratégico da Rede Salesiana de Escolas.
“Pra mim, esse encontro foi muito significativo na retomada depois da pandemia, depois de tantos meses em que não nos encontrávamos. A temática do Ensino Médio reuniu os interesses de todos. Foram debates importantes, partilhas importantíssimas. E o que eu achei mais interessante foi a grande sintonia entre os nossos gestores pedagógicos, confiança na rede e reciprocidade. Todo mundo procurava a vivência e experiência do outro, de modo especial na nossa temática. Momento de convivência, oração, avaliação.
Aproveitamos o momento para ouvir a Comunicação, a Pastoral Juvenil, Administração…
Para mim, foi um momento muito significativo de retomada para nossa inspetoria, resultando já também de um trabalho articulado que houve nesta pandemia. As reuniões on-line também foram muito importantes neste tempo. Avançamos!”; afirmou o Padre Inspetor.
No último dia do evento, dia 20 de agosto, a programação contou com a finalização e apresentações dos trabalhos em grupos. Também foi o momento de apresentação da caminhada das Comissões Inspetoriais:
Comunicação – Padre João Carlos, sdb;
Centro de Serviço Compartilhado – Leonardo Oliveira;
Social – Eliane Castro e Mirele Barros;
Pastoral – Pe. Francisco Inácio, sdb.
O diretor Executivo de Escolas, Rodrigo Dias, fez a conclusão da programação, que seguiu com momento oracional e benção de Nossa Senhora Auxiliadora, com o Pe. Maurício.
Por Serviço de Comunicação Inspetorial