FORMAÇÃO | Escola Dom Bosco e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco celebram acordo de cooperação

FORMAÇÃO | Escola Dom Bosco e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco celebram acordo de cooperação
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 5 de maio de 2022 Por pauloDurante os meses de março e abril, a Escola Dom Bosco – Bongi (EDB) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco ajustavam o acordo de cooperação que objetivava a execução e o monitoramento de aplicação de medidas e penas alternativas no âmbito do Estado de Pernambuco.
A cooperação se dá principalmente, pela necessidade pungente de se estabelecer uma rede de cooperação com as Centrais de Apoio às Medidas e Penas Alternativas, as chamadas CEAPAs.
Nesse sentido, será de responsabilidade da Escola Dom Bosco, além de receber o cumpridor ou cumpridora de determinada medida encaminhado(a) pela CEAPA, acompanhar efetivamente o cumprimento da pena determinada pela justiça e comunicar possíveis faltas e descumprimentos à Central.
SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO
Sabendo disso, a EDB, pensando no Sistema Preventivo de Dom Bosco, se coloca como uma instituição diferenciada para que essa parceria se dê de forma assertiva. O Sistema, que não se organiza de forma necessariamente metódico-científica, se apoia nos 3 pilares descritos pelo próprio santo dos jovens; Amor, Religião e “Amorevolezza” que, embora não tenha tradução literal, pode ser descrita como “amor educacional”, se opondo, dessa forma, à punição pura e simples.
Na EDB, busca-se não somente fazer com que o apenado cumpra o que determina a lei, mas, também, ensinar aos jovens que eles são relevante para a sociedade, que são importantes para Deus, e que seus feitos são significativos; dessa forma, prevenindo e reinserindo pessoas na sociedade.
Por Paulo Silva