SALVADOR | Estudantes dos Salesianos Bahia são destaques em competições de conhecimento

SALVADOR | Estudantes dos Salesianos Bahia são destaques em competições de conhecimento
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 4 de agosto de 2022 Por pauloOs estudantes do Ensino Médio do Liceu Salesiano do Salvador, Amanda Orleans, Marcos Menezes, Pedro Brant e Tuhela Alexandre e os estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, Daniel Forte, João Pedro Gomes, Júlia Carneiro e Samara Gisela, foram selecionados para a etapa final da Simulação ONU 2022, em Brasília, que será realizada em novembro.
Orientados pelo professor de História, Igor Mascarenhas, mais de 50 estudantes do 9º ano e Ensino Médio participaram do primeiro dia de simulação, realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Centro Universitário UniRuy, em Salvador. Com o objetivo de despertar o conhecimento, o evento promoveu o debate sobre temas importantes para sociedade e a experiência de atuar como diplomatas, chefes de estado e de governo dos países que representam e discutem temas políticos, sociais, econômicos, entre outros.
Os estudantes que chegaram à fase nacional concorrem à uma viagem para uma Simulação Internacional e vivência da edição do Harvard Model United Nations (HMUN), a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidas do mundo, em que estudantes de vários países representam os secretários, diretores e delegados que integram a Organização das Nações Unidas (ONU).
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Os Salesianos Bahia participam, desde 2015, de algumas competições, a exemplo da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Desde então, os estudantes são premiados com medalhas de ouro, bronze ou prata. Em 2022, a rede já soma mais de 50 medalhas conquistadas.
Alice Barbarino, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Liceu Salesiano do Salvador, obteve nota 10 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Segundo Alice, foi uma surpresa ter visto a nota máxima na Olimpíada. “Quando me avisaram que eu fechei a prova, que obtive nota máxima, eu não acreditei. Não acreditei que dez dias de preparação teriam dado conta do que foi a Olimpíada para mim, mas, na verdade, penso que não foram só dez dias, mas todas as coisas que construí ao longo do Ensino Médio”, pondera. “Foi muito gratificante, às vezes eu ainda me pego pensando. É real, sabe? Aconteceu! ”, conclui, cheia de felicidade.
Além de Alice, os estudantes Alan Vítor e Rafael Lima também foram destaques na competição.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais do Brasil e no exterior (escolas usuárias da Língua Portuguesa).
Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB)
Seis estudantes do Liceu Salesiano do Salvador estão na final da 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Após dois anos em formato online, a final da ONHB ocorrerá de forma presencial na Unicamp, nos dias 20 e 21 de agosto, em São Paulo.
Os estudantes Catharina Mota Brito, Giulia Rosário Oliveira e João Pedro Souza Dantas fazem parte da equipe FES e Bruno Cunha Sacramento, Lara Neri Bomfim e Yasmin Lopes Sobral fazem parte da equipe UNIDOS DA BAHIA.
Nesta edição, nossos estudantes estão contando com a orientação das professoras Sara Santos e Marise Figueira, assim como a monitora e ex-aluna Carla Lessa.
A ONHB teve seis fases online, nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas incluíram questões de múltipla escolha e tarefas elaboradas pelos participantes a partir de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.
Por Larissa Ramos
Fotos: Beatriz Nobre e Elder Santos