28º FESTIVAL DA JUVENTUDE SALESIANA | A Homilia do Pe. Francisco Inácio, Inspetor Salesiano do Nordeste

28º FESTIVAL DA JUVENTUDE SALESIANA | A Homilia do Pe. Francisco Inácio, Inspetor Salesiano do Nordeste
PASTORAL JUVENIL 2 de dezembro de 2024 Por pauloNeste último sábado, 30 de novembro, segundo dia do 28º Festival da Juventude Salesiana, o Pe. Inspetor, Francisco Inácio, presidiu a Santa Missa; que foi concelebrada por salesianos da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga (BRE) e reuniu centenas de jovens na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no Colégio Salesiano Recife (PE).
Confira a seguir a homilia do Pe. Inácio:
Caríssimos irmãos, no Presbitério, salesianos de Dom Bosco, faço um destaque aos irmãos da Casa dos Idosos, que também vieram para estar com a juventude.
Muito bem, está o Padre Ossini, que um tempo foi o nosso inspetor na inspetoria, o Padre Aguinaldo, que também está aqui, são os irmãos da Casa dos Idosos da nossa inspetoria.
Uma palavra ainda de acolhida às irmãs salesianas, à irmã Luísa, da caridade de Jesus, e a todos vocês, irmãos e irmãs, que estamos todos para render graças a Deus pelo dom do Festival da Juventude na nossa vida e pelo momento maravilhoso que é a Eucaristia, o ponto alto da nossa jornada de modo coincidente ou melhor providente, nós celebramos uma festa litúrgica, hoje, no encerramento do ano litúrgico, Santo André.
E tem dois elementos, somente dois, para que vocês não cochilem e continuem comportados.
Dois elementos de destaque que podem servir para a nossa oração, para a nossa eucaristia, para a riqueza da nossa espiritualidade salesiana.
O primeiro dado é o chamado de Deus. Nos surpreende no Evangelho escutar que os primeiros imediatamente deixaram Jesus. Escutaram no Evangelho?
Deixaram imediatamente. Intriga a nossa consciência pensar na prontidão desses primeiros.
Imediatamente, deixaram as redes e passaram a seguir Jesus. Esse, imediatamente, irmãos e irmãs, é, sobretudo, muito mais do que uma condição física, é uma condição de espírito.
Quando nós, conscientes do chamado de Deus que temos todos nós, todos nós, dispomos o que há de melhor no nosso coração para Deus, o que há de melhor.
E todos nós temos um chamado, todos nós. E o chamado de Deus e o projeto de Deus não é algo que está lá, não sei onde, na ideia de céu que a gente tem e que a gente passa o tempo preocupado.
Meu Deus, qual o seu projeto para a minha vida? Estou com tantos anos, não sei qual o projeto de Deus para a minha vida. Não é isso. Não é algo estabelecido que em algum dia da vida tem que cair no nosso coração. O chamado de Deus, o projeto de Deus é para hoje. É a escuta da palavra, é a vivência da caridade, é a fraternidade, é o bem querer, é a justiça, é a solidariedade, esta é a vontade de Deus, este é o projeto de Deus para cada um de nós, esta é a nossa vocação, nos deu a vida, nos chamou. Dentro da vocação grande que recebemos de Deus, há vocações específicas, há chamados específicos, dentre vós, dentre vocês tem aqueles que são consagrados pela vida consagrada, que são presbíteros, que estão no caminho vocacional, que estão no noivado pensando em casar-se, entre os animadores tem pais e mães de família, diversas vocações, é o primeiro ponto, a consciência do chamado de Deus na vida de cada um de nós, de todos nós, ninguém está livre disso, porque nos ama, porque nos chamou a vida, nos dá como presente o dom da vocação, para isso a gente tem que ter os ouvidos abertos, o coração aquecido, os pés a caminho. Para dar conta desse grande projeto de Deus na nossa existência.
A segunda e última coisa, caríssimos jovens, os apóstolos, e é tão bom olhar que no passado, os apóstolos se pareciam demais conosco, frágeis, imediatistas, temerosos, sim, estavam com Jesus; mas, quando a gente menos espera, dão para trás, como a gente diz. Muito semelhante a gente, isso nos dá uma alegria, porque nos garante, meus irmãos e irmãs, que ele que nos dá o chamado, nos faz comunicadores da graça de Deus, de sua graça, nos faz comunicadores, evangelizadores, missionários. Cada um de nós não só fala o que experimentou nos dias de festival, ou que experimentou nas casas, durante o ano pastoral que tivemos, mas, comunica com a própria vida a presença de Deus. Comunicadores da Graça de Deus foram os apóstolos, foram os discípulos, foram os santos e nós damos graças a Deus porque no território da nossa querida inspetoria do Nordeste, santos temos muitos.
E dentre eles alguns em processo de canonização, no meio de nós, a santidade juvenil, a beata benigna, a santidade juvenil, no território da nossa inspetoria, o servo de Deus Padre Cícero, exemplo de sacerdote fiel no território da nossa inspetoria, a Dom Antônio de Almeida Lustosa, arcebispo de Fortaleza, salesiano de Dom Bosco, a caminho dos altares, a causa aberta de Dom Campelo, salesiano de Dom Bosco, bispo de Petrolina e tantos outros irmãos e irmãs, que são sinais de que nós, que fomos chamados, somos também missionários, comunicadores da graça de Deus, evangelizadores, amém.
Nesse silêncio, eu digo assim, Senhor meu Deus, está bonito, muito obrigado pelo dom da vida, obrigado meu Deus, pelo dom da salvação em vosso filho Jesus Cristo, meu salvador, meu redentor, graças vos damos, oh Pai, pelo carisma salesiano em meu coração, por Dom Bosco na minha vida, por Madre Mazzarello na minha vida, pelos santos e santas da família salesiana.
Com a mão no coração, diga assim: Senhor meu Deus, amor da minha vida, eu vos entrego o que há de mais bonito em mim, eu vos entrego o meu coração, eu vos entrego minhas intenções e projetos e vos agradeço pelo amor que derramais em meu coração. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.
Pe. Inspetor Francisco Inácio – Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga (BRE)
30 de novembro de 2024
Imagens: Comunicação Festival da Juventude Salesiana e S. Ronyelli Andrade
Confira, na íntegra, a Santa Missa, presidida pelo Inspetor Salesiano: