ARACAJU | Os simulados são fundamentais para testar os conhecimentos dos alunos
ARACAJU | Os simulados são fundamentais para testar os conhecimentos dos alunos
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 17 de maio de 2024 Por pauloLívia Maria Mendonça, de 16 anos, estuda no Salesiano Aracaju desde a Educação Infantil. Agora no último ano do Ensino Médio, ela tem feito vários simulados para fortalecer a preparação do Enem e demais vestibulares. “Eu faço simulados desde o 9º ano do Ensino Fundamental, tenho certeza que eles são essenciais para minha aprovação nos cursos de bioquímica ou biomedicina da Universidade Federal de Sergipe. Acredito também que os simulados diminuem a ansiedade na hora da prova”, afirmou.
Os simulados são fundamentais para treinar a gestão de tempo, o emocional e o físico, além de testar os conhecimentos dos alunos. Por isso, além de oferecer uma formação com valores humanos e cristãos, o Colégio Salesiano de Aracaju disponibiliza simulados nas modalidades Enem e Tradicional, durante todo o ano letivo. Essa ferramenta pedagógica é utilizada desde o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) até a 3ª série do Ensino Médio. Entretanto, a realização dos simulados é intensificada no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ano ao 9º ano) e no Ensino Médio.
De acordo com a coordenadora do Ensino Médio Tatiane de Souza, os simulados têm o objetivo de treinar os alunos para as provas, que garantem vagas nas universidades públicas e particulares. “Neste ano, aderimos também aos simulados da plataforma Evolucional, que são idênticos ao Enem e com correção TRI. Dessa forma, conseguimos intensificar a preparação dos nossos alunos. No dia do vestibular, eles já estão familiarizados com o estilo de questões e com a gestão do tempo da prova”, explica a coordenadora.
Quais são os benefícios da realização dos simulados?
1- Ajudam o aluno a fixar os conteúdos aprendidos;
2- São excelentes oportunidades que preparam o físico e o psicológico dos alunos nas grandes provas (Enem, concursos e vestibulares tradicionais);
3- O aluno aprende a resolver questões de vários conteúdos diferentes na mesma prova;
4- Ajudam na redução da ansiedade e tensão das provas oficiais;
5- O estudante aprende a controlar o tempo de prova;
6- Ajudam o estudante a entender seus pontos fracos e fortes;
7 – O estudante compreende a lógica de funcionamento do exame para o qual está se preparando.
Para Angelina Vitoria Matos Ferreira, de 14 anos, é muito importante começar a preparação do Enem desde cedo, não só no Ensino Médio. “Eu comecei a fazer simulados neste ano letivo, no 9º ano do Ensino Fundamental. A minha rotina ficou bem intensa e eu também estudo em casa. O primeiro simulado foi bem difícil para mim, mas eu consegui me adaptar. Tenho certeza que colherei os frutos no futuro de todo o meu esforço”, destacou.
Ex-aluno bem-sucedido
Quem colheu os bons frutos do esforço e dedicação aos estudos foi o ex-aluno Vinícius Pimentel, que se formou em medicina pela Universidade Federal de Sergipe e foi aprovado nas residências de neurologia da Universidade Estadual Paulista, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Sistema Único de Saúde de São Paulo (SUS-SP).
Vinícius Pimentel começou a estudar no Salesiano, em 2001, na Educação Infantil e finalizou os estudos, em 2014, no Ensino Médio. Durante 13 anos, ele foi formado com a razão, a religião e o amor do Sistema Preventivo de Dom Bosco. “Minha vivência no Salesiano sempre foi de acolhimento e de estímulo por todos, associado ao ensinamento de valores e virtudes. Acredito que isso ajuda a gerar em nós um entendimento de que cada um é passível de atingir aquilo que se deseja, sendo necessário o equilíbrio entre a humildade de correr atrás desse objetivo e a confiança de saber de que ele é alcançável”, expressou.
Por Jamili Vasco