FORMAÇÃO | Estágio Vocacional reúne 16 vocacionados em Jaboatão dos Guararapes (PE)
FORMAÇÃO | Estágio Vocacional reúne 16 vocacionados em Jaboatão dos Guararapes (PE)
8 de agosto de 2024 Por pauloEntre os dias 24 e 28 de julho, a Colônia Salesiana, em Jaboatão dos Guararapes/PE, acolheu 16 jovens vocacionados para a realização do Estágio Vocacional da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga. Sob a coordenação do P. Valdemir Augusto dos Santos, Coordenador Inspetorial do Serviço de Animação Vocacional (SAV), e do Ir. Manoel Messias, Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil, a equipe vocacional deste ano contou com a colaboração de 4 salesianos formandos:
• S. Jhonantan Ferreira (Tirocinante do I ano em Carpina/PE);
• S. José Geraldo Neto (Tirocinante do I ano em Matriz de Camaragibe/AL);
• S. Marcos Paulo de Lima (Pós-noviço do II ano);
• L. Pedro Lucas Lima (Pós-noviço do III ano).
No primeiro dia do Estágio, quarta-feira (24), os vocacionados foram acolhidos com um jantar. Em seguida, rezaram o Santo Terço e participaram de uma dinâmica de entrosamento. A programação do primeiro dia foi encerrada com a tradicional mensagem de “boa noite”, conduzida pelo P. Valdemir. Na quinta-feira (25), segundo dia do Estágio, os vocacionados participaram da Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Após o café da manhã, participaram de uma palestra sobre “O chamado do Senhor em nossa vida”, conduzida pelo P. Eliano, Diretor do Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, de Recife/PE. Após a palestra, os vocacionados vivenciaram um momento de deserto, que foi finalizado com a récita da Hora Média. À tarde, com a presença dos noviços, o grupo realizou um passeio cultural. Na ocasião, foram visitados o Alto da Sé, em Olinda/PE, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus e a Casa Inspetorial, em Recife/PE. À noite, após retornarem à Colônia Salesiana, os vocacionados fizeram a sua partilha de vida.
A sexta-feira (26), terceiro dia do Estágio, iniciou com a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Na ocasião, participaram da celebração os diretores, párocos e conselheiros da Inspetoria, que estavam na Colônia Salesiana para a realização do seu encontro. Após o café da manhã, os vocacionados participaram de uma palestra sobre “A Vida Religiosa Consagrada (origem e missão)”, conduzida pelo P. Valdemir. À tarde, os salesianos formandos conduziram os formandos na vivência das seguintes oficinas de Salesianidade: História da Congregação Salesiana e Espiritualidade Juvenil Salesiana. Após as oficinas, os vocacionados praticaram esporte com os noviços, na quadra do Noviciado Salesiano. Após o jantar, o terceiro dia do Estágio foi encerrado com o filme de Dom Bosco.
O quarto dia do Estágio, sábado (27), também foi iniciado com a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Após o café da manhã, os vocacionados participaram de uma palestra sobre “Vocação à Vida Consagrada Salesiana: as duas vocações (padre e irmão)”, conduzida pelo P. Sérgio Aquino, Secretário Inspetorial. Após a palestra, os vocacionados tiveram um novo momento de deserto, para reflexão e síntese pessoal sobre a própria vocação. Após o almoço, os salesianos formandos continuaram com os vocacionados as oficinas de Salesianidade. Em seguida, conduzidos pelo S. Narcílio Vinícius, Tirocinante do II ano em Jaboatão dos Guararapes/PE, todos realizaram uma intensa caminhada até o Engenho de Macujé. Ao final do dia, após receberem a tradicional mensagem de “boa noite”, conduzida pelo Ir. Manoel Messias, os vocacionados uniram-se aos noviços para vivenciar uma noite cultural, com direito a pizzas, músicas, jogos e muita diversão.
Finalmente, o último dia do Estágio, domingo (28) iniciou com a récita das Laudes e o café da manhã. Em seguida, os vocacionados tiveram mais um período de deserto, reflexão pessoal e finalização dos pedidos. Ao final da manhã, na capela do Noviciado Salesiano, o P. Francisco Inácio, Inspetor Salesiano, presidiu a Santa Missa e acolheu, com muita alegria, os 7 novos Aspirantes Externos da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga. São eles:
• Alison Alderi da Silva (Grossos/RN);
• Carlos Henrique Ferreira Herculano (Abreu e Lima/PE);
• Carlos Régis Rodrigues Gomes Filho (Fortaleza/CE);
• Luiz Eduardo da Silva Andrade (Timbaúba/PE);
• Jonas Ferreira da Costa Neto (Grossos/RN);
• José Antônio Gomes de Lima (Araripina/PE);
• José Ronald Santos Pereira (Penedo/AL).
Após o almoço, o Estágio Vocacional foi oficialmente encerrado. Foram dias repletos de espiritualidade, fraternidade e aprofundamento vocacional. Em diversos momentos de partilha, os vocacionados destacaram a sua gratidão às comunidades salesianas e à Inspetoria São Luiz Gonzaga pelo acompanhamento e cuidado com a sua vocação. Diante de tudo que foi vivido ao longo desses dias, ficou no coração de todos a certeza de que Deus continua a amar a Congregação e a nossa Inspetoria através do envio das vocações.
Por José Geraldo Cursino de Moura Neto, sdb