COMUNICAÇÃO | Depoimentos dos peregrinos aos lugares de São Francisco de Assis e de São João Bosco na Itália

COMUNICAÇÃO | Depoimentos dos peregrinos aos lugares de São Francisco de Assis e de São João Bosco na Itália
Comunicação 28 de outubro de 2024 Por pauloA Inspetoria Salesiana do Nordeste preparou e realizou a peregrinação que levou cerca de 80 peregrinos aos lugares salesianos, neste ano de 2024, entre os dias 13 a 22 de outubro.
Participaram os salesianos (Pe. Arlan Braga, Pe. Antonio Gomes, Pe. Renato Jorge, Pe. Leoni José e Pe. João Carlos), Salesianos Cooperadores (02), irmãs medianeiras da paz (02), leigos de casas salesianas (Caetés, Aracaju, Salvador, Recife-Sagrado Coração), ex-professos salesianos (02), AMA (18) e muitas outras pessoas atraídas pela proposta da peregrinação.
O roteiro da viagem incluiu Roma, Assis, Turim e arredores com o retorno por Milão. Dez dias de intenso contato com a igreja e os lugares santos de São Francisco de Assis e São João Bosco.
Em Roma, visita às Basílicas Papais, city tour pela Roma antiga e audiência com o Papa Francisco, na Basílica de São Pedro.
Missas na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, igreja construída por Dom Bosco; e na basílica de San Pietro in Vincoli ou Basílica de São Pedro Acorrentado, onde estão as estátuas de Moisés e Michelangelo, presididas pelo Pe. João Carlos.
Sou coordenadora do Colégio Salesiano Recife, com muita gratidão a Deus pela escolha.
A ida até o Vaticano para a audiência papal tocou profundamente o nosso coração ver a espiritualidade de Francisco nos tocando para que sejamos atentos aos toques também do espírito de Deus que nos renove sempre pra vivermos essa espiritualidade irmanadas com a igreja, com o santo padre Papa e com o bom pastor que é Jesus.
Foi única a experiência, ver todas as nações buscando o pastoreio desse grande homem escolhido por Deus pra ser São Pedro aqui na terra.
Gratidão a Deus, a Nossa Senhora por ter gerado o filho de Deus.
Muito obrigada, Senhor, pelo dia de hoje. E teus amigos nesse convívio fraterno de descobertas e construção de novos caminhos que soma à nossa espiritualidade.
(Alzira Oliveira, Recife – PE)
Em Assis, visita a cidade medieval: Santa Maria dos Anjos e Basílicas de São Francisco, de Santa Clara e a Igreja da Espoliação, onde está o corpo do beato Carlo Acutis.
A missa foi na Porciúncula, presidida pelo padre Antônio Gomes, sdb.
“A peregrinação foi maravilhosa. A gente poder passar por Roma, Assis, Turim, Via Mornese. Fazer esse caminho que também é de Dom Bosco. E mergulharmos nas fontes do carisma salesiano. Foi extremamente rico. Eu estou extremamente agradecido por esse momento. Vim celebrar 25 anos de padre, 33 anos de religioso, nessa caminhada à Itália de Dom Bosco.
Um ponto que me chamou atenção foi o testemunho do Irmão Cosmo, em Valdocco. Um velhinho com seus 80 anos vibrando na salesianidade e na sua língua italiana, fazendo chegar entender no português. Foi muito maravilhoso.”
(Pe. Antonio Gomes, sdb)
“Tive o privilégio de estar na peregrinação aos lugares santos no caminho de Dom Bosco.
E quero dizer que a visitação a cidade de Assis, um lugar santo, sagrado, me deixou em estado de graça ter uma espiritualidade muito especial.
E a gente tem a consciência de que estamos pisando no lugar santo. Eu estou maravilhada com tudo que vi. Eu estou assim emocionada e digo, para quem não conhece, que faça o esforço de conhecer. Porque vale a pena.”
(Rosa Amélia Vitorino)
Em Turim, um mergulho na obra de Dom Bosco, em Valdocco. Museu Dom Bosco, Camereta, Basílica de Maria Auxiliadora, City tour pelo Centro Histórico de Turim, visita ao Duomo, onde está o Santo Sudário.
A missa foi na igreja de São Francisco de Sales presidida pelo Pe. Leoni José
“Oportunidade ímpar de estar aqui. Um sonho realizado que pensava eu que não iria chegar a esta oportunidade.
A convivência com outros irmãos e outras comunidades, inspetoria, a partilha de experiência, o ouvir a experiência, dos lugares onde saiu, nasceu Dom Bosco, Madre Mazzarello, impulsiona a esse padre continuar a missão junto com os irmãos no Brasil. Foi perfeito, ímpar, estou muito feliz e grato por esta oportunidade.”
Destaco a visita a Auxiliadora. Ali eu percebi mesmo como falou o padre Arlan, a falta de pessoas, nesse país, nessa cidade, mas ali eu me senti no oratório de Dom Bosco.
O dia que estivemos por lá, de muita presença de crianças, jovens, adolescentes e atuação de muitos irmãos salesianos junto aqueles destinatários.
Me chamou muita atenção a vir estar junto dos jovens e adolescentes.”
(Pe. Leoni José)
“Maravilhoso viver essa experiência. Sentir e conhecer a vida de Dom Bosco pra mim, que sou iniciante nessa caminhada, está sendo maravilhoso.
Eu agradeço ao padre João Carlos, porque foi ele quem plantou essa semente no meu coração, me deu essa vontade de vir e se Deus quiser eu vou florescer nessa caminhada com Dom Bosco, se Deus quiser. Através da Meditação que o Pe. João Carlos nos envia todos os dias, foi por lá que eu vi anunciando essa peregrinação.
Aí eu falei: eu vou. Aí, minhas filhas: mãe, você não conhece. Você vai pra Recife? Você não conhece ninguém lá, você não conhece o padre João Carlos, como assim?
Eu falei: eu vou. Então, elas me apoiaram e eu estou aqui hoje em Turim vivendo essa emoção assim que não cabe dentro do peito, não cabe.”
(Rosângela – Itaúna, Minas Gerais)
Nos arredores de Turim, visita à casa de nascimento de São Domingos Sávio, Inquiere e Al Colle museu etnográfico e missionário, basílica de Dom Bosco, casa de Dom Bosco, casa do seu irmão José. A missa foi na basílica na igreja superior presidida pelo padre Renato Jorge.
“Foi uma oportunidade única. Estou muito feliz, muito realizado. Claro que desde quando eu recebi o convite imaginava tanta coisa. Mas como disse o Papa Francisco: o nosso Deus sempre nos surpreende, então foi assim maravilhoso. Agradeço muito por essa oportunidade, pela inspetoria ter realizado esse sonho que foi tão significativo e, claro, que me encheu muito da salesianidade e do nosso bom Deus. Destaco dois momentos fortes pra mim.
Claro que o primeiro foi a Basílica de São Pedro. É bonito ver os diversos tipos de nacionalidade, e cada um aberto a viver a experiência com o Espírito Santo.
O espírito do nosso Deus ouvindo atentamente o santo padre, o Papa Francisco e é bonito sentir a unidade da Igreja.
Como é forte isso pra nós!
O segundo é a salesianidade. A gente não pode deixar de destacar. Na celebração na qual eu fui convidado a presidir, falava da emoção que estava sentindo.
Há quase vinte anos, a gente escuta falar sobre Dom Bosco, estuda, aprofunda, mas chegar aqui é reviver e fortalecer a nossa vida espiritual, a nossa salesianidade.
Então, cada lugar que nós passamos, o Colle Don Bosco, a Casa de Nossa Senhora – onde Dom Bosco chamou pela primeira vez os jovens de Salesianos, onde ele faleceu também, onde ele nasceu, o sonho…
A gente pode dizer que estivemos onde aconteceu o sonho de Dom Bosco.
Então, eu saio com muita vontade cada vez mais de viver essa experiência do amor de Deus.
Quem um dia tiver essa oportunidade, abrace. Não pense duas vezes, venha viver essa experiência maravilhosa. Com certeza, a gente sai impulsionado pra missão.”
(Pe Renato Jorge, sdb)
Em Mornese, visita ao primeiro colégio onde nasceram as filhas de Maria Auxiliadora, trilha pela cidade medieval e igreja paroquial.
A missa foi no Santuário de Madre Mazzarello presidida pelo Pe. Arlan Braga.
Uma oportunidade única para não só adquirir mais conhecimento histórico da nossa Igreja, mas ocasião pra gente renovar a fé, vivenciando os lugares santos dos nossos fundadores.
São Francisco de Assis, ícone da espiritualidade, nos ajuda a iluminar a nossa vida, a nossa história, a nossa caminhada e, assim, continuarmos seguindo ao Cristo – fazendo bem as pessoas mais iluminadas, mais sábias. O continente europeu, realmente, está ficando envelhecido. Tem muitas artes, muita história, mas está faltando vida. Tá faltando gente, tá faltando as famílias gerarem mais filhos pra que a vida possa continuar nesse continente que deu tanto ao mundo, e que hoje está recebendo de muitos outros países. Mas, talvez estão vindo no sentido de explorar e não de dar continuidade a essa história. É importante que o povo daqui os nativos, também repensem aí os números familiares. (Pe Arlan Braga, sdb)
“No dia de hoje e os outros dias peregrinação foram muito emocionantes.
Em cada lugar, se vive uma experiência. Sobre Dom Bosco, tudo que eu vi foi muito mais do que eu havia lido ultimamente. A própria vida de Dom Bosco já nos traz muitos fundamentos. O que vivenciamos nesta peregrinação vai ficar para toda a vida” (Jorge – Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Passira, Pernambuco)
Em 2025, a Inspetoria organiza uma peregrinação por ocasião do Jubileu da espiritualidade Mariana em Roma. Vai ser 12 e 13 de outubro esse Jubileu lá no Vaticano e vamos, claro, visitar outros locais que serão os Santuários Marianos. Particularmente, Fátima (em Portugal) e Lourdes (na França). Por parte do grupo, muitas manifestações de satisfação e testemunhos de crescimento espiritual e a peregrinação alcançou seu objetivo, o crescimento da identidade salesiana de consagrados e leigos.
Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social