COMUNICAÇÃO | Encontrão Inspetorial aborda a comunicação salesiana na era da inteligência artificial

COMUNICAÇÃO | Encontrão Inspetorial aborda a comunicação salesiana na era da inteligência artificial
Comunicação 28 de abril de 2025 Por pauloCom entusiasmo e espírito de partilha, representantes da comunicação de obras salesianas do Nordeste estiveram reunidos, de 23 a 25 de abril, na Colônia Salesiana São Sebastião (Jaboatão dos Guararapes – PE), para o Encontrão Inspetorial de Comunicação, voltado à formação, troca de experiências e inspiração para os novos desafios do setor.
A programação teve como eixo principal o uso da inteligência artificial, e suas ferramentas, na comunicação.
A programação do primeiro dia (23) foi marcada pela acolhida dos participantes e introdução à temática do evento com o Delegado Inspetorial para a Comunicação, Pe. João Carlos, sdb.
Na quinta-feira (24), o encontro ganhou um tom ainda mais dinâmico. A programação começou com um momento de oração, conduzido pelo Pe. João Carlos, seguido pela Palestra Master conduzida por Paulo Filho (fundador da Berlim Digital), que abordou o tema “O Futuro da Comunicação na Era da Inteligência Artificial”. O palestrante destacou as tendências, vantagens, ferramentas e desafios éticos que envolvem a utilização da IA no campo da comunicação.
Logo após, Breno Machado liderou a Oficina: “Criando Textos e Roteiros com IA”, proporcionando aos participantes uma imersão prática no uso de ferramentas de inteligência artificial para produção textual.
À tarde, o Encontrão continuou com Rafael Cunha, comunicador do Colégio Salesiano Recife na Oficina 2: “Criação Visual e Edição de Vídeo com IA”, onde foi trabalhada a prática de plataformas como Canva (design gráfico) e CapCut (edição de vídeo)
Fechando o segundo dia, a Noite Cultural animou ainda mais os participantes; com Jantar Festivo, Show de Talentos; que contou com as apresentações de Ana Beatriz e Géssica Brasil (Voz e Violão), Luciana Falcão (Paródia), Glenda dos Anjos (Dança), Paulo Thiago (DJ) e um pocket show musical do Pe. João Carlos.
A Equipe Inspetorial de Comunicação repetiu o sucesso do Encontrão de 2024 e apresentou o Inspetoria Awards (premiação para reconhecer as obras que tiveram o destaque na comunicação).
Confira os resultados:
Movimentos Juvenis – Movimento CJC
Escolas – Salesiano Parnamirim (Natal – RN)
Obras Sociais – Centro Educacional Dom Bosco (Gramoré – RN)
Rádios – FM Padre Cícero (Juazeiro do Norte – CE)
Paróquias – Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Juazeiro do Norte – CE)
O último dia do Encontrão, na sexta-feira (25), começou com uma intensa vivência do carisma salesiano. Na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, os comunicadores participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. João Carlos, marcada por um clima de partilha, interatividade e profunda gratidão pelos momentos vividos ao longo do evento.
Em seguida, cada equipe participante do evento (Escola, Obras Sociais, Rádios, Paróquias e Movimentos Juvenis), se reuniu para avaliar a caminhada percorrida após o último Encontrão (2024) e traçar as novas ações para os próximos meses, com o que foi trabalhado na programação. Confira a seguir os compromissos assumidos:
COMPROMISSOS DO GRUPO SOCIAL
Fortalecimento das collabs
Daremos continuidade às colaborações, com foco especial em momentos de crescimento e visibilidade. A ideia é manter uma rotina ativa de propostas e execuções conjuntas, aproveitando oportunidades.
Material unificado e acesso facilitado
Todo o material institucional seguirá sendo centralizado na pasta compartilhada oficial. Garantiremos acesso facilitado e incentivaremos o uso padronizado para fortalecer a identidade salesiana.
Canal de suporte via whatsapp
O canal de whatsapp será mantido como um espaço direto de suporte para melhorar a integração entre os referentes de comunicação e acelerar as informações.
Planejamento de conteúdo integrado
Manter o calendário editorial unificado, envolvendo as unidades que atendem o Jovem Aprendiz, para garantir consistência na comunicação nas redes sociais, site, e-mail marketing e outras frentes digitais. A produção será colaborativa, com entregas mensais planejadas.
LGPD e uso de imagem
Vamos manter o alinhamento com a Data Secret e Jurídico na criação de textos informativos sobre o uso de imagens nas redes sociais em especial das paróquias. O objetivo é garantir transparência e conformidade com a LGPD em todas as postagens.
Campanha do Dia de Doar
Em parceria com as diferentes dimensões da organização, desenvolveremos coletivamente a campanha de sensibilização e captação de recursos para o Dia de Doar.
COMPROMISSOS DO GRUPO DAS RÁDIOS
Projeto “Minuto Salesiano em Rede”
Salesiano e Rede” – notícias breves, baseadas nos destaques no Nordeste Hoje (detalhamento do projeto logo abaixo).
Fundo Financeiro
– Em vista da manutenção das emissoras, criar um Fundo Financeiro para as Rádios que poderia ser acessado em situações emergenciais ou de investimento das rádios (mais adiante, definir estratégias de como alimentá-lo com a participação de todas as emissoras: projeto a ser apresentado à Congregação, Campanhas, Dia de Doar, etc.).
Pasta Compartilhada
– Usar a Pasta Compartilhada da Inspetoria, onde o Setor de Comunicação disponibiliza posts para datas comemorativas e salesianas.
Plataforma de Compartilhamento
– Criar plataforma de compartilhamento de conteúdos entre as rádios.
COMPROMISSOS DO GRUPO EDUCACIONAL
Nordestão: lançamento unificado e alinhamento nas divulgações
O lançamento do Nordestão foi feito de maneira unificada, com a presença de todas as escolas participantes, e as orientações de divulgação foram repassadas através do grupo institucional. A partir de agora, os setores foram orientados quanto às diretrizes para as próximas publicações. Um ponto de atenção destacado foi o impacto do atraso na divulgação, que acabou gerando pressão sobre as equipes de comunicação para a divulgação antes do prazo.
Campanha de matrículas: sugestões para ajustes visuais e de mensagem
Durante o encontro, as equipes solicitaram alguns ajustes nas peças da campanha de matrículas. Entre as mudanças sugeridas estão:
Retirada do subtítulo “Ser completo vai além do saber”;
Redução da quantidade de imagens utilizadas em uma mesma arte;
Suavização ou remoção de elementos gráficos que causam poluição visual;
Redesenho do box de “Matrículas Abertas”, buscando um layout mais clean e objetivo.
Gestão de processos: eficiência e novos caminhos
Foi unânime entre os participantes o reconhecimento da eficácia do modelo de gestão de processos adotado no ano anterior para a criação de materiais e condução das campanhas. Diante disso, as equipes manifestaram o desejo de manter essa metodologia.
Além disso, foi levantada a necessidade de conversar com as gestões escolares sobre a criação de um setor comercial ou, ao menos, a designação de uma pessoa responsável pelo acompanhamento e retorno dos leads gerados pelas campanhas — uma vez que, atualmente, muitos desses contatos não são devidamente acompanhados.
Calendário da Pasta Unificada: mais curadoria e encontros mensais
Com relação ao calendário de datas comemorativas, os participantes apontaram a necessidade de revisar o volume e o formato dos cards publicados. Um dos pontos debatidos foi a publicação de cards religiosos: em algumas regiões, certos santos não são representativos e geram dúvidas sobre a necessidade de publicação. Como alternativa, sugeriu-se a possibilidade de uma postagem única mensal sobre os santos.
Foi ainda proposta a realização de reuniões mensais para discutir o calendário comemorativo, dando espaço para sugestões de novos formatos e abordagens mais alinhadas à realidade de cada escola.
Após o momento, para fechar o Encontrão Inspetorial de Comunicação, aconteceu a benção e momento oracional com o Pe. João Carlos.
Por Serviço Inspetorial de Comunicação