PASTORAL JUVENIL | Juventude de Dom Bosco e Mazzarello em três dias de fé, alegria e protagonismo

PASTORAL JUVENIL | Juventude de Dom Bosco e Mazzarello em três dias de fé, alegria e protagonismo
ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA 30 de novembro de 2025 Por pauloNeste último final de semana, de sexta (28) a domingo (30), o Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus se tornou um grande Pátio Salesiano com a realização da 29ª edição do Festival da Juventude Salesiana!
Foram dias em que quase mil jovens se reuniram para viver a espiritualidade, a alegria e o protagonismo que marcam o coração da juventude salesiana.
Ainda na tarde da sexta-feira, quem passava pelo Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, já percebia algo diferente no ar: cantos e gritos de guerra que só os jovens sabem celebrar.
As delegações chegavam colorindo o ambiente com bandeiras, animação e muita disposição.
Os jovens de Gramoré (RN) acolhiam cada grupo com entusiasmo, dando uma prévia do clima que estava por vir.
Com as salas de aula que acolhiam cada delegação, como acontece todos os anos, os corredores logo ganharam vida: rodas de conversa, lembranças sendo atualizadas e aquele sentimento de “é bom estar de volta”. E quando todos já estavam instalados, o Pré-Fest abriu oficialmente a Festa, ao som da Banda AJS, formada por jovens de vários estados do Nordeste.
A apresentação da Cantata do Santo Bosco, feita pela delegação do Centro Educacional Dom Bosco, emocionou profundamente os presentes. Em plena abertura do Festival, já se sentia um clima natalino e fraterno, como uma antecipação da esperança que Dom Bosco tanto despertava nos jovens.
Na sequência, a Adoração ao Santíssimo, conduzida pelo Pe. Josemar Abel, envolveu a juventude em um silêncio orante e cheio de unidade. Foi um momento forte, daqueles que renovam forças e alinham o coração com o propósito da festa.
E, como manda a tradição salesiana, o dia só poderia terminar com o Boa Noite.
O Pe. João Carlos, vice-inspetor salesiano, e a Irmã Francisca Dias Pereira, vice-inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, tocaram os jovens com palavras de ânimo, esperança e perseverança; um verdadeiro envio para a vivência do festival.
O sábado (29) amanheceu banhado pela fé. A Santa Missa, celebrada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, reuniu todas as delegações e foi presidida pelo Pe. Valdemir Augusto, que recebeu homenagens e muito carinho neste seu último ano como coordenador da AJS Nordeste.
A manhã seguiu no Teatro Boa Vista, onde a Catequese, conduzida por Islla Oliveira (Juazeiro do Norte, CE) e Denilson Rodrigues (Serra do Mel, RN), com participação do salesiano Neto Cursino, trouxe reflexões profundas e acessíveis ao coração jovem.
No pátio, as Tendas Vocacionais atraíam grupos animados, curiosos para conhecer melhor a missão salesiana e o chamado à vida religiosa.
À tarde, o festival ganhou cores, vozes e interpretações no tradicional momento artístico, com apresentações criativas e cheias de identidade juvenil vindas de Juazeiro do Norte (CE), Bongi (Recife, PE), João Pessoa (PB), Carpina (PE) e Gramoré (RN).
Cada delegação subiu ao palco não apenas para mostrar talento, mas para celebrar quem são e de onde vêm.
Para encher as ruas do bairro da Boa Vista de muito carisma salesiano, o Festival realizou uma linda caminhada.
Ao anoitecer, o Ginásio Dom Bosco recebeu o Momento Mariano, conduzido com ternura e profundidade por Virgínia Oliveira, da delegação de João Pessoa. Na sequência, foi a vez do DJ Roony Moura animar a juventude em uma noite vibrante e muito esperada por todos.
O domingo, último dia do festival, começou novamente com a força da Eucaristia, presidida pelo Pe. Inspetor Francisco Inácio.]
Com corações leves e cheios de carisma salesiano, os jovens seguiram para o Teatro, onde assistiram às últimas apresentações artísticas. Desta vez, das delegações de Matriz de Camaragibe (AL), Areia Branca (AL), Serra do Mel (RN) e Salvador (BA).
Cada número reforçou o sentimento de celebração, pertencimento e missão que marcou todo o evento.
O encerramento foi selado com a Bênção de Nossa Senhora Auxiliadora.
Sob seu olhar materno, os jovens retornaram às suas casas carregando gratidão, amizades fortalecidas e energias renovadas; e já iniciando a contagem regressiva para um momento muito especial: o jubileu de 30 anos do Festival, em 2026.
O Festival da Juventude Salesiana é a festa do compromisso do jovem salesiano! É um momento celebrativo de todas as atividades pastorais de nossa inspetoria, mas, é também um momento de envio. As experiências vividas com o carisma saleiano aqui são elebradas de modo que os mesmos jovens se sintam protagonistas e se comprometam com a missão em suas casas e obras locais.
É o Festival de número 29, Em janeiro, em vista dos 30 anos, começaremos a peregrinação com a imagem de Dom Bosco por todas as delegações para com ele celebrarmos o dom do carisma que santifica gerações de jovens.
Foi uma maravilhosa experiência de fé juvenil, no ano da esperança e com o olhar de compromisso pelos 150 anos da missão salesiana no mundo. A nossa Inspetoria se alegra em ver tantos jovens conosco na missão salesiana.
(P. Francisco Inácio – Inspetor Salesiano)
Nesse final de semana, nós tivemos a graça de vivenciarmos a 29ª edição do Festival da Juventude Salesiana.
Foi uma experiência muito intensa de espiritualidade, de encontro, de celebração, de festa, conclusão de uma caminhada da pastoral juvenil que nós iniciamos em janeiro com as colônias de férias. Sempre com as colônias de férias, nós iniciamos as atividades pastorais da inspetoria E concluímos com essa grande celebração do encontro da juventude, acompanhada tanto pelos salesianos quanto também pelas filhas de Maria Auxiliadora. Nesse festival, eu conclui a minha missão como coordenador inspetorial da AJS. Irei partir para uma nova missão no próximo ano, e o padre Pedro Xavier, que vai ser ordenado nesse mês de dezembro, dia 12, dia de nossa área de Guadalupe, que vai assumir essa missão a partir do ano que vem. Forte abraço a todos, que Deus abençoe a cada um e que São João Bosco e Nossa Senhora nos auxiliarem e te decidam por vocês.
(Pe. Valdemir Augusto – Coordenador Inspetorial da Pastoral Juvenil SDB)
Participar do Festival da Juventude Salesiana, neste ano, me trouxe muito forte o sentimento de gratidão. Gratidão pelo protagonismo que nós podemos ver nos nossos jovens, pelo entusiasmo da juventude que contagia todos nós, pelas experiências tão bonitas que foram vivenciadas ao longo desses dias de encontro e gratidão principalmente pela caminhada da AJS; que nós temos aqui no nosso nordeste e que fortalece ainda mais o nosso carisma salesiano. Obrigado.
(Ir. Claudiane Cavalcante – Coordenadora Inspetorial de Pastoral Juvenil FMA)
Para mim, como delegado da pastoral juvenil salesiana, saio com o coração cheio de alegria. Alegria que irradia por ver tantos jovens cheios de esperança, tantos jovens cheios de vida. E essa esperança que brota do olhar deles, a esperança que brota dos gestos dele, faz com que eu possa pensar que o mundo ainda assim tem jeito. Mesmo em meio às dificuldades, a gente pode sonhar, a gente pode acreditar naquele que nos alimenta todos os dias, que é o nosso Senhor Jesus Cristo. Que venham outros festivais e que os jovens possam radiar mais e mais a alegria de ser jovem.
(Ir. Manoel Messias)
A comunicação do evento foi comandada por jovens da AJS: Anderson Alves, Ariane Brito, Antonio Alexandre, Caio Luan, Clarisse de Jesus, Glória Maria, Francisco D’Lucas, Julia Nobre, Mykaellem Silva, Rhaldney Silva, Ryan Brito, Sérgio Henrique.
Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social / Comissão de Comunicação AJS Nordeste






























