CJC | Em Recife, Movimento realiza 27º Congresso Geral

CJC | Em Recife, Movimento realiza 27º Congresso Geral
CJC 12 de janeiro de 2026 Por pauloNo último final de semana, entre os dias 8 e 11 de janeiro, em Recife – PE, ocorreu o 27º Congresso Geral do Movimento CJC.
Assembleia máxima do Movimento, o Congresso Geral contou com mais de 200 jovens de todos os estados em que há comunidades ativas do CJC no país, que atende a Bahia, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e o estado que sediou: Pernambuco.
O novo Conselho
O Congresso Geral tem como objetivo central a eleição do novo Conselho que estará à frente do Movimento CJC pelo próximo triênio 2026-2028. De acordo com o que determinam as Normas e Diretivas do Movimento, foram eleitos 2 Conselheiros para Pernambuco, sendo Marcos Antônio (CJC Tejucupapo – reeleito) e Maria Eduarda Cavalcanti (CJC Chã do Esconso), além de 1 Conselheiro para Alagoas com Gutemberg Santiago (CJC Matriz de Camaragibe – reeleito).
Com o novo Conselho formado, foi definido entre os Conselheiros que Marcos assumirá o cargo de Coordenador Geral do Movimento CJC, cargo antes exercido por Renata Barbosa. Com a vacância de uma cadeira no Conselho, foi integrada Yasmin Jhennifer (CJC Tracunhaém), 3ª mais votada do estado de Pernambuco. Na ocasião a comunitária Linda Welen (CJC são Sebastião do Passé) representará o estado da Bahia nas reuniões do conselho.
Desta vez, além da natural importância de reunir todas as comunidades do Movimento para formar o novo Conselho Geral, o Congresso em Recife marcou a transição na Orientação Geral do Movimento CJC. Antes dirigida pelo Pe. Marcos Antônio, sdb, desde 2009, o Movimento CJC passa a ser orientado pelo Pe. Deyvison Santana, sdb, que teve breve passagem na Orientação Estadual do Movimento CJC no ano de 2024.
A nomeação, como apontam as Normas do Movimento, foi realizada pelo Pe. Francisco Inácio, sdb; Inspetor Salesiano do Nordeste.
Segue a estrutura atual do Conselho Geral do Movimento CJC:
Marcos Antônio (Coordenador Geral)
Pe. Deyvison Santana, sdb (Orientador Geral)
Maria Eduarda (Conselheira – PE)
Yasmim Jhenyfer (Conselheira – PE)
Gutemberg Santiago (Conselheiro – AL)
Linda Wellen (Representação da Bahia)
O Congresso dos “60 anos”
Como mais um grande adicional ao momento, o Congresso foi tematizado de acordo com a frase marcante presente no Hino do Movimento CJC: “Estamos vibrando os 60 anos da família”. Isso se deu pelo júbilo dos 60 anos de história do Movimento a serem completados em 17 de abril deste ano. A partir disso, o Congresso concedeu momentos que fez jus cultural ao estado Sede (Pernambuco), como a confecção de estandartes pelas comunidades locais do Movimento, além de relacionar o período de fundação do Movimento ao promover uma festa temática nos Anos 60 para os participantes.
Por fim, o XXVII Congresso Geral deixa marcado na vida de cada comunitário que fez parte uma história de alegria, emoção, esperança e, sobretudo, de amor. Com a perene e insaciável vontade de evangelizar jovens, a promoção desse momento fortalece laços para concretizar ainda mais a missão do Movimento CJC, de tal forma que segue em expansão pelo Nordeste do país alçando sonhos maiores, mas nunca a sós.
Breno Xavier, Redator-Chefe
Equipe de Redação | ECOM – Movimento CJC




