MEDIANEIRAS DA PAZ | Dom Fernando Saburido visita Instituto no bairro do Pina, em Recife

MEDIANEIRAS DA PAZ | Dom Fernando Saburido visita Instituto no bairro do Pina, em Recife
21 de março de 2023 Por paulo“Dai-lhes vós mesmos de comer”. A reflexão sobre o lema da Campanha da Fraternidade levou o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a visitar, na última quinta-feira (16), mais uma vez, o trabalho das Irmãs Medianeiras da Paz, no bairro do Pina, em Recife. Dar de comer a tanta gente é desafiador e a pequena comunidade religiosa se desdobra para atender às tantas fomes do lugar: fome de comida, de atenção, de profissionalização, de lazer, de saúde. Todos os dias, é preciso alimentar cerca de 120 adultos e 240 crianças que participam das atividades socioeducativas no Instituto de Assistência Social Dom Campelo.
“Fiéis ao queridíssimo Instituto das Medianeiras da Paz, trabalhai com renovado entusiasmo para levar a todos os filhos de Deus a fonte da paz-Nosso Senhor Jesus Cristo.” (Circular Carisma de 13/05/1979 – Dom Campelo, sdb). A importância dessa campanha é muito grande, porque nós ficamos na esperança de mais pessoas se sensibilizarem.
Não é fácil a gente ter que conseguir alimentos todos os dias para 240 crianças (metade no turno da manhã e metade no turno da tarde), 120 idosas, que muitas vêm buscar algo por não ter nada em casa. Então, a Campanha da Fraternidade deste ano, sobre a questão da Fraternidade e Fome e o Lema: “Dai-lhes vós mesmo de comer”; eu espero que toque, sobretudo, nos corações mais endurecidos. Um pão partilhado é muito mais gostoso. Eu acredito que a presença da Arquidiocese, na pessoa de Dom Fernando, é um presente de força, de esperança, que não nos deixa esmorecer; porque quando a gente vê a força dele, nos sentimos ainda mais animadas.”. A visita rendeu momentos de Graças, de bênçãos de Deus e de muitas emoções. Muito gratificante para nós, Irmãs, e para os nossos assistidos: Crianças, adolescentes, jovens, famílias e idosos que não param de falar na simplicidade, carinho e atenção de Dom Fernando para com todos.
Só gratidão e a certeza que não estamos sozinhas nessa luta no desejo de oferecer vida mais digna para os filhos de Deus, para os nossos irmãos e irmãs – vítimas de tanta falta de respeito e de valorização da vida. Por tudo, graças e louvores ao Senhor. (Irmã Francisca Graça-MP)
O trabalho das Medianeiras da Paz vai além dos muros do Instituto. Dom Fernando enfrentou os becos estreitos da Comunidade do Bode e visitou algumas famílias que são acompanhadas pelas irmãs. A pobreza extrema era evidente. A dificuldade de acesso aos casebres, o perigo das tábuas soltas, lixo vindo da maré. Com a visita, que revela um mundo que ninguém quer, o arcebispo espera sensibilizar as pessoas para a ajuda fraterna, a partilha.
“Motivados pela Campanha da Fraternidade deste ano, nós viemos fazer a visita na Comunidade do Bode e ver um pouco da realidade. A gente vê aqui um desafio desafio muito grande. Lá no fundo a gente percebe o contraste, os edifícios com muito luxo, e, aqui, ao meu lado, está uma moradora de uma palafita, grávida, com 2 filhos, e que vive com muita dificuldade. É uma situação que nos leva a pensar na desigualdade social que o Brasil vive. São 33 milhões de pessoas passando fome, uma realidade muito cruel que não podemos, absolutamente concordar. Queremos fazer uma apelo às autoridades para que tenham sensibilidade a estas questões sociais tão graves e que haja políticas públicas para que, de fato, possa modificar a vida destas pessoas”. (Dom Fernando Saburido).
Comida para crianças e adultos, salários dos professores, material para oficinas de costura e artesanato.
As Irmãs Medianeiras da Paz precisam de ajuda para manter as atividades do Instituto.
Doações podem ser feitas pela chave Pix CNPJ 14.432.370.0001.02
SAIBA MAIS SOBRE AS IRMÃS MEDIANEIRAS
A Congregação, inspirada pelo Salesiano Dom Antonio Campelo de Aragão, nasceu como resposta missionária à evidente necessidade de ajuda às populações das dioceses mais pobres e difíceis do interior do Brasil. No dia 10 de dezembro de 1968, foram constituídas canonicamente as “Irmãs Medianeiras da Paz” com sede no “Centro Social Pio XI” de Petrolina.
O Instituto é formado por jovens mulheres que vivem a missão como expressão de mediação para a construção da Paz. Elas têm como modelo Jesus Cristo Mediador e colocam a santificação pessoal e a fecundidade do apostolado na base de cada atividade.
A Congregação foi reconhecida como Grupo da Família Salesiana em 17 de fevereiro de 2019. Vive o carisma salesiano aplicando o Sistema Preventivo de Dom Bosco nos diversos âmbitos de sua missão: educação, saúde, assistência social e catequese familiar nas paróquias.
(Fonte: salesianos.org.br/instituto-medianeiras-da-paz/)
Acesse aqui o Site das Medianeiras da Paz
Reportagem: Luciana Falcão
Imagens e edição: Wagner Santana
Ir. Francisca Graças – Medianeira da Paz
Dom Fernando Saburido – Arcebispo de Olinda e Recife
Por Luciana Falcão – Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife