Protagonismo de mais de mil Jovens de Dom Bosco na abertura do Festival

Protagonismo de mais de mil Jovens de Dom Bosco na abertura do Festival
20 de novembro de 2018 Por pauloProtagonismo Juvenil é representado nas mais diversas expressões artísticas e culturais com o carisma salesiano
O primeiro dia do Festival da Juventude Salesiana começa com a Acolhida preparada pela Delegação de Natal/Gramoré para os 26 grupos de todos os estados do Nordeste, representados por cerca de mil jovens. A recepção foi calorosa, animada e criativa; onde a juventude dava suas boas-vindas com música, faixas e brindes – simulando a entrada no céu. Pela primeira vez, houve a participação do grupo de Picos (Piauí).
Logo após, houve o momento da Animação no Polo Cultural, comandado pela banda composta pela delegação do Colégio Salesiano Sagrado Coração (Recife, PE); onde os participantes vivenciaram a interação, fizeram novas amizades e, juntos, cantaram e dançaram ritmos Nordestinos, como forma de concentração para a tão esperada abertura do Festival na quadra Dom Bosco. A cerimônia de abertura começou de forma descontraída pela Companhia de Circo Ladrões do Sorriso, de Natal, que protagonizou um show de malabarismo e humor. Em seguida, houve a apresentação de dança da Delegação dos Colégios Dom Bosco e São José, de Natal (RN); que retratou a vida sofrida pelo povo sertanejo clamando a Virgem Maria, clemência para deixar essa vida sofrida com a força da fé.
O padre Inspetor, Nivaldo Pessinatti, deu as boas-vindas aos participantes, destacando o Protagonismo Juvenil, tema deste ano, motivando a felicidade nos Jovens. “No meio de tantas palavras, eu gostaria de expressar alguns sentimentos, o primeiro é de uma imensa, alegria de ver esse panorama lindíssimo, marcado pela juventude, pela alma leve de vocês. Portanto, é um sentimento de euforia salesiana. Como diria Dom Bosco aos Jovens “Eu sempre estou bem ao lado de vocês.” E nós, hoje, interpretando os salesianos, eu posso dizer que sentimos muita alegria e gratidão pela beleza de vocês. Cada um, neste momento, é um nó onde se encontram tantos sonhos, esperanças, anseio de felicidade.
Houve, também, a palavra da Irmã Inspetora Amélia Castro, FMA, que destacou a importância de amar a Deus não somente na Igreja, mas, amar e enxergar Deus no próximo. Relembrando frase de Madre Mazzarello: “Que horas são?” Hora de amar a Deus.” E é essa, também, a proposta do Festival; amar em forma de música, teatro, dança, humor e os momentos de espiritualidade e carisma salesiano. “Essa juventude toda é acompanhada durante o ano todo, através de encontros de formação, visitas e culmina todo esse trabalho com o Festival da Juventude. Temos
também algumas novidades, estamos dando uma visibilidade maior à proposta vocacional na nossa ação. Teremos momentos de convivência, momentos de catequese que vão, justamente, enriquecer toda a proposta pastoral que vamos realizar aqui durante estes três dias de programação.” Afirmou o Pe. Eudes Barreto, organizador; que, chamando toda a Comissão da AJS, agradeceu todo o empenho e dedicação nos bastidores do evento e, junto com a Ir. Raquielle Cassimiro, FMA, Delegada da AJS, declarou aberto o 23º Festival da Juventude Salesiana.
A noite encerrou com um grande show, animado pela Banda DB, composta pelos ex-alunos dos Colégios Salesianos Dom Bosco e São José, de Natal (RN).
Por Gabriela Brito, Paulo Thiago – Comissão Inspetorial de Comunicação e Isabel
Vasconcelos, AJS, Aracaju