ABREU E LIMA-Caetés | Paróquia São João Bosco celebra festa do padroeiro

ABREU E LIMA-Caetés | Paróquia São João Bosco celebra festa do padroeiro
3 de setembro de 2019 Por pauloO mês de agosto, dentro da Família Salesiana, é dedicado a Dom Bosco. Nesse contexto, entre os dias 15 a 25 de agosto, a Paróquia São João Bosco, localizada em Caetés I, no município de Abreu e Lima – Região Metropolitana do Recife, celebrou a festa do seu padroeiro.
Na quinta-feira (15), a paróquia iniciou a festa em honra ao padroeiro com a procissão da bandeira, seguida da missa solene que foi presidida pelo Padre Renato Jorge, SDB, delegado da Articulação da Juventude Salesiana do Nordeste. “Celebrar Dom Bosco é celebrar o santo querido por toda a igreja e, por toda família salesiana”, afirmou o Pe. Renato Jorge.
A festa deste ano apresentou o seguinte tema: “Com São João Bosco, na Eucaristia, vivamos a santidade” e o lema: “Eucaristia fonte de santidade dos fieis na igreja.” Foram 11 dias repletos de atividades evangelizadoras e noites culturais. A comunidade pode conhecer e aprofundar um pouco melhor sobre São João Bosco, quais as suas obras e a importância de conservá-las de forma atemporal. Em cada dia da festividade, os paroquianos foram convidados a fazer doação de alimentos aos mais pobres. Como ato concreto de misericórdia, no momento do ofertório, as comunidade urbanas e rurais apresentaram os alimentos doados que serão direcionados a famílias carentes da região.
A programação da Festa de São João Bosco estendeu-se até o domingo (25/08/16), com a procissão que saiu às 18h, da Comunidade São Francihsco de Assis-Embriões, em direção à Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido. “Foi uma alegria participar do encerramento da festa de São João Bosco neste ano 2019 e acompanhar com a comunidade a satisfação de já estarmos tendo como meta o Congresso Eucarístico Nacional que será no próximo ano aqui em Recife. A comunidade teve oportunidade, ao longo do novenário, de refletir sobre essa temática a partir do exemplo e do carinho que Dom Bosco tinha pela Eucaristia. Eu queria parabenizar, portanto, aos padres salesianos que fazem um trabalho muito bonito nesta paróquia e, agradecer a todos que participaram de cada noite e que vieram hoje também para a procissão e para a missa de encerramento, que Deus abençoe muito esta paróquia dando a todos muita paz e muito compromisso com a fé”, concluiu Dom Fernando Saburido.
Dom Bosco foi um sacerdote italiano que fundou a Sociedade São Francisco de Sales, centralizando seus princípios de vida na dedicação completa aos jovens. Proclamado Santo no ano de 1934, até os dias atuais seus ensinamentos sobre amar e educar são pilares atrelados ao que rege e fundamenta as casas salesianas espalhadas ao redor do mundo.
Por Gabriela Brito