ACSSA | Associação dos Cultores da História Salesiana se encontra em Brasília

ACSSA | Associação dos Cultores da História Salesiana se encontra em Brasília
12 de setembro de 2018 Por pauloA Associação no mundo
A ACSSA (Associazione Cultori Storia Salesiana) foi fundada pelo Decreto do Reitor-Mor, no dia 09 de Outubro de 1996. A Sede é na Casa Geral dos Salesianos, em Roma.
A finalidade desta Associação é promover os estudos sobre a história salesiana, favorecendo a pesquisa, a atualização e a colaboração entre os membros, animando a Família Salesiana no que diz respeito ao perfil historiográfico. Tem, ainda, como tarefa o incremento da história salesiana, em diálogo com instituições civis e religiosas.
As atividades envolvem Congresso quinquenal, Seminários continentais intermediários, contribuição de estudos, cursos, conferências, organização de fonte e memória, publicação de Boletim Informativo, outras publicações e iniciativas que respondem à finalidade da associação.
Os Associados são SDB, FMA e Leigos/as.
O Estatuto da ACSSA foi revisto no sexênio do atual Reitor Mor P. Ángel Fernandez Artime e aprovado no dia 24 de maio de 2016.
Alguns dos Países onde funcionam Secções da ACSSA: Espanha, Itália, Brasil, Filipinas, Colômbia, Argentina.
A Associação no Brasil
Fundamos a ACSSA-BRASIL no dia 19 de Setembro de 2013, em reunião no Colégio Santo Inês (FMA). S. Paulo, atualmente o Inspetor referente, presente e ativo nas reuniões é o P. Nivaldo Pessinatti. Representando as FMA, a Irmã Lúcia.
O Coordenador para os SDB, em nível de Brasil é o P. Antenor de Andrade Silva, sdb, e das FMA é a Irmã Edneth.
Encontro em Brasília
Realizamos, normalmente, um encontro por ano, em setembro. O mais recente foi nos dias 04 a 07 do mês em curso em Brasília.
Entre os assuntos tratados, destacamos a reflexão do P. L. Pessinatti sobre a importância dos trabalhos dos Cronistas de nossas comunidades e dos que cuidam da história salesiana. A apresentação do conferencista realizou-se à luz do pensamento de Jacques Le Goff.
P. Pessinatti informou ainda as preocupações e melhorias que estão sendo executadas no Arquivo da ISNEB.
Outro tema bastante debatido foi o da participação dos Secretários/as inspetoriais nas reuniões da ACSSA. Ficou acordado que eles/as, embora não façam parte da Associação, poderão ser convidados/as pelo Inspetor/a para comparecerem à reunião.
Nesta reunião de setembro, havia diversos participantes que estavam presentes pela primeira vez. O fato demonstra que Inspetores e Inspetoras estão realmente se interessando pela Associação.
Por P. Antenor de Andrade Silva, sdb