AJS | Articulação de Caetés realiza a Romaria Jovem Salesiana
AJS | Articulação de Caetés realiza a Romaria Jovem Salesiana
4 de junho de 2019 Por pauloAnimados por um trio elétrico, os participantes seguiram até a Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, Caetés II.
Com as bençãos de Nossa Senhora Auxiliadora e de São João Bosco, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Caetés, vinculada à Paróquia São João Bosco, Caetés, Abreu e Lima-PE, realizou no último domingo (2), a Romaria Jovem. Com a temática: ‘Maria modelo de escuta da palavra de Deus’, as crianças, os jovens, os adultos e os idosos participaram do evento, que se iniciou na Matriz de São João Bosco, Caetés I, e terminou na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, Caetés II.
Além dos paroquianos, outras casas da Inspetoria Salesiana do Nordeste participaram do evento: Paróquia São José – Carpina, Paróquia Nossa Senhora de Fátima – San Martin, Salesianos Cooperadores – Gravatá, Aspirantes salesianos, Comunidade das Irmãs Salesianas – Várzea, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Recife, Voluntários de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmãs Medianeiras da Paz e a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA). O destaque do dia foi a presença de duas comunidades rurais da Paróquia São João Bosco – Capela Nossa Senhora da Conceição – KM 17 e Capela São José Operário – Chã de Cruz.
A Romaria Jovem começou com uma Santa Missa, presidida pelo delegado da juventude salesiana, padre Renato Jorge, SDB, e concelebrada pelos padres Antônio Gomes e Marcos Silva. Após a celebração, as pessoas participaram de um café da manhã preparado pela AJS Caetés. Por volta das 10h, um trio elétrico, animado pela Banda Amigos de Cristo, tomou conta da avenida do bairro de Caetés I. Com músicas que faziam alusão a Nossa Senhora e afirmando que Jesus é o rei do universo, os participantes seguiram até à Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, Caetés II. “Eu achei o evento maravilhoso. A energia foi muito boa e foi muito mais do que eu esperava”, afirmou a adolescente Brenda Andrade, de Caetés, de 14 anos. “Fiquei muito ansiosa para a romaria, vi as pessoas doando coisas para ajudar o evento, sabia o que ia acontecer. Mesmo com o pé machucado, as pessoas me ajudaram e consegui chegar lá”, completou a jovem Samantta Araújo, de 17 anos.
Após a caminhada, os jovens das casas salesianas preparam apresentações, que mostravam a força da juventude e da presença marcante de Nossa Senhora no meio do povo. Em seguida, todos foram convidados para uma adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento foi conduzido pelo padre Renato Jorge e contou com a ajuda da Banda Et Verbum, da Paróquia da Sagrada Família, Igarassu. Para encerrar o encontro, o padre Renato deu a benção de Nossa Senhora Auxiliadora e aspergiu água benta como um sinal de envio dos que participaram.
Para o padre Antônio Gomes, receber a Romaria Jovem nas comunidades dos Caetés é reafirmar a fé em Nossa Senhora. “Foi muito bom ter a juventude presente, cantando e expressando sua fé. Esse ano um dos diferencias da romaria foi a presença da boneca gigante de Madre Mazzarello, do boneco de Dom Bosco e do andor de Nossa Senhora Auxiliadora. O evento veio com uma carga muito especial de renovação para a juventude de Caetés”, explicou o responsável pela casa salesiana.
“A Romaria da Juventude Salesiana é sempre motivo de grande festa. Agradecemos a Deus pela presença de Maria em nossas vidas. Maria é nossa querida mãe que nos ensina a sermos missionários de seu Filho Jesus. A Articulação da Juventude Salesiana de Recife, este ano, recebeu com alegria a proposta da Romaria Jovem em Caetés e com muita alegria foi acolhida por toda a inspetoria. Uma Romaria que expressou de forma visível momentos fortes de oração e animação tendo os jovens como os principais protagonistas da realização desta missão”, afirmou o padre Renato Jorge, SDB.
Por Rhaldney Silva