AJS NORDESTE | Conselho interinspetorial reúne representantes das inspetorias São Luiz Gonzaga e Maria Auxiliadora

AJS NORDESTE | Conselho interinspetorial reúne representantes das inspetorias São Luiz Gonzaga e Maria Auxiliadora
ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA 8 de março de 2023 Por pauloJuventude salesiana no seguimento de Cristo, construindo o reino de Deus. Essa foi a temática escolhida para o primeiro Conselho Interinspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS Nordeste). O encontro, realizado nos dias 4 e 5 de março, reuniu padres, religiosos (as), jovens e adultos, que acompanham a caminhada juvenil salesiana nos nove estados da região das inspetorias São Luiz Gonzaga (SDB) e Maria Auxiliadora (FMA).
O evento foi realizado de forma presencial, na Colônia Salesiana, em Jaboatão dos Guararapes, PE com uma programação diferenciada, trabalhando nos participantes a vivência da espiritualidade, marca deixada por São João Bosco e Madre Mazzarello. Além das reuniões, deserto, momento mariano, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e aconselhamentos deram o tom do encontro no período em que a Igreja Católica vivencia o período da Quaresma.
O Conselho Interinspetorial da AJS Nordeste contou com a presença do Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Francisco Inácio Vieira, que mediou uma pregação sobre a temática do encontro. Também marcaram presença o delegado da Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, Irmão Manoel Messias, e da delegada da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Beth.
“Estamos concluindo o primeiro Conselho insterinspetorial cheio de esperança e essa foi a a palavra que eu acredito que resume bem esse momento. Aqui quero deixar a todos vocês essa palavra. A necessidade de sempre esperançar. A esperança não é algo que nos deixa preso, imóveis ou na passividade. Que esse interinspetorial contribua para cada um de nós como juventude salesiana perseverarmos na esperança”, avaliou o coordenador da AJS Nordeste, padre Magno Carvalho.
Para 2023, o Conselho Inspetorial da AJS Nordeste dos Salesianos de Dom Bosco, organizou grupos de discussão, que aprofundará a reflexão sobre o perfil da AJS em três frentes – paróquias, escolas e obras sociais-centros profissionalizantes. O objetivo é compreender melhor o perfil da AJS nestes campos de missão e acompanhar, de forma mais personalizada, os líderes. Representantes das casas salesianas se reuniram e debateram quais são os melhores caminhos para as juventudes. A proposta surgiu do coordenador da AJS Nordeste, padre Magno Carvalho.
Sobre a organização da AJS-NE, segundo os “Princípios Norteadores” o Conselho Inspetorial da AJS é formado pelos coordenadores dos conselhos locais. Portanto, a reunião de todos os coordenadores dos conselhos locais formam o conselho inspetorial. A coordenação inspetorial foi composta pelo coordenador da AJS-NE, padre Magno Carvalho, pela conselheira nacional, Carolinne Ferreira, de Juazeiro do Norte (CE), pelo responsável pelos projetos missionários da AJS, Montegômere Simão, de João Pessoa (PB), pelo responsável por ajudar nos processos formativos, Felipe Teixeira, de Salvador (BA), pelo salesiano Vinícius de Moura e pelo representante da Comunicação da AJS Nordeste, Rhaldney Silva, de Caetés (PE).
O próximo Conselho Inspetorial da AJS Nordeste está marcado para o mês de abril de forma on-line, tratando, entre as temáticas, o Festival da Juventude Salesiana de 2023.
Por Equipe de Comunicação da AJS Nordeste