ARACAJU (SE) | Colégio Salesiano conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim – OBMEP 2024
ARACAJU (SE) | Colégio Salesiano conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim – OBMEP 2024
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 5 de dezembro de 2024 Por pauloO Projeto Champs do Colégio Salesiano Aracaju prepara os estudantes para participar das principais olimpíadas do conhecimento.
O Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora Aracaju incentiva a cultura olímpica na base educacional, por meio do Projeto Champs, que oferece aulas extras, simulados das provas e aplicação das Olimpíadas do conhecimento no Colégio. Assim, na 3ª edição da Olimpíada Mirim (OBMEP), 20 alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Salesiano Aracaju conquistaram medalhas. Os resultados positivos são frutos do empenho e dedicação dos estudantes em sala de aula, nas aulas extracurriculares e simulados oferecidos pela Liga Champs.
A Olimpíada Mirim (OBMEP) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.
O objetivo da Olimpíada Mirim (OBMEP) é garantir que os alunos mais novos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica. Dessa forma, os estudantes são divididos em dois níveis, Mirim 1 (alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 – alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Alissandra Santos, a Olimpíada Mirim (OBMEP) desperta o interesse dos alunos pela matemática, de forma lúdica e interativa. Para ela, a competição também auxilia no desenvolvimento de outras competências, como a perseverança. “A Obmep desempenha um papel significativo no desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, já que apresenta desafios matemáticos que incentivam os alunos a pensar de maneira crítica, a desenvolver habilidades de resolução de problemas e a trabalhar com raciocínios mais complexos, de acordo com a sua faixa etária”, afirmou.
Objetivo do Projeto Champs
Projeto Olímpico, voltado para o desenvolvimento extracurricular dos alunos. Além de ajudar o estudante a se desenvolver e aprimorar os conhecimentos, as Olimpíadas também podem ser uma opção de entrada em universidades brasileiras e/ou estrangeiras.
Resultados
Otávio Roque Silva – Medalha de Ouro
Ravi Siqueira de Santana Dias – Medalha de Ouro
João Miguel Carvalho da Silva – Medalha de Prata
Ian Santana de Gois – Medalha de Prata
Lorenzo Nascimento Aciole Bomfim – Medalha de Prata
Ícaro Andre Barbosa – Medalha de Prata
Davi Guerreiro Brito Ribeiro – Medalha de Prata
Davi Moraes De Matos – Medalha de Prata
Maria Santana Oliveira Santos – Medalha De Bronze
Joel Da Silveira Dias Neto – Medalha de Bronze
Lavínia Bispo Melo Farias – Medalha de Bronze
Amélie Ferreira Caldas – Medalha de Bronze
Lucas Dultra Rosa Silva – Medalha De Bronze
Bernardo Albuquerque da Silva – Medalha de Bronze
Pedro Antonio Dos Santos Silva – Medalha de Bronze
Davi Luigi Rodrigues Nascimento Silva – Medalha de Bronze
Lavinia Maria Santos Oliveira – Medalha de Bronze
Nathanael da Silva Santos Sampaio – Medalha de Bronze
Sofia da Rocha Patrício do Nascimento – Medalha de Bronze
Cecília Fábio de Oliveira – Medalha de Bronze
Por Jamili Vasco