ARACAJU (SE) | Mostra Cultural do Salesiano Aracaju valoriza a cultura afro-brasileira
![](https://salesianos.org.br/wp-content/uploads/2024/11/IMG_9020.jpg)
ARACAJU (SE) | Mostra Cultural do Salesiano Aracaju valoriza a cultura afro-brasileira
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 14 de novembro de 2024 Por pauloO evento contou com apresentações artísticas, exposição de trabalhos pedagógicos, roda de capoeira e coral.
Estudar a vida e obra de negros e negras nas escolas brasileiras é fundamental para compreender o passado, o prensente e o futuro da cultura afro-braisliera. Por isso, valorizar a cultura afro-brasileira perpassa pelo resgate histórico da importância dos negros no Brasil. Dessa forma, o Salesiano Aracaju realiza anualmente a Mostra Cultural com o objetivo de promover vivências, novos aprendizados, crescimento intelectual e apresentação de talentos, para promover a cultura local.
Neste ano, o evento fez alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e contou com a apresentação da peça de teatro “Versos de Resistência”, conduzida pela professora de redação, Paula Melo, e encenada pelos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.
“A apresentação foi um chamado à reflexão, em sintonia com o tema da Mostra Cultural 2024. Trouxemos à tona momentos emblemáticos da luta dos povos africanos que foram deslocados forçadamente para as Américas – dos navios negreiros à abolição da escravidão, com ênfase na resistência épica de Palmares. Fizemos ainda uma conexão direta com os desafios do presente, como o combate ao racismo, que significa, antes de tudo, um compromisso com a dignidade humana”, expressou a professora Paula Melo.
Conforme a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Tania Maia, a Mostra Cultural também reuniu os melhores trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos e educadores ao longo do ano letivo. “O nosso evento é completo porque além de valorizar a cultura afro-brasileira e de Sergipe, trabalhamos com um tema central para que o público reflita. Nesta oportunidade, conversamos sobre nossas raízes culturais, lembrando da importância do Dia da Consciência Negra”, afirmou.
O aluno da 3ª série do Ensino Médio, Lúcio César Nascimento, foi um dos protagonistas da peça de teatro “Versos de Resistência”. Ele interpretou Zumbi dos Palmares, que foi o último líder do Quilombo dos Palmares e chefiou a luta de resistência contra os portugueses, que durou 14 anos e terminou com sua morte, em 1695.
Para o estudante Lúcio César, a peça de teatro, realizada no dia 01 de novembro, ajudou a ampliar seu repertório cultural, para escrever a redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2024, que foi realizado no dia 03 de novembro, dois dias após a peça, e abordou a valorização da herança africana no Brasil, destacando a importância cultural afro-carioca do Rio de Janeiro, com o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“Eu estava bem nervoso no primeiro dia de prova do Enem, mas quando vi o tema da redação, fiquei muito feliz. Porque, desde criança, eu estou imerso na cultura afro-brasileira, além disso, a peça ‘Versos de Resistência’ ampliou meu repertório para construir a tese e os argumentos na redação. Só tenho a agradecer a todos que me proporcionaram momentos inesquecíveis na Mostra Cultural. Foi mágico encerrar meu último ano no Salesiano, fazendo o que mais gosto, atuar, dançar e cantar”, agradeceu Lúcio César Nascimento.
A professora de redação Dyana Cecília Silva reforçou a importância da Mostra Cultural para ampliar o repertório cultural dos alunos. “É de extrema importância ressaltar a riqueza de informações que nossos alunos adquiriram através da Mostra Cultural sobre a cultura afro-brasileira. Esse trabalho sério e feito com afinco, sem dúvidas, proporciona bons resultados. Além disso, durante todo o ano, debatemos todos os eixos temáticos referentes às exigências do Enem, inclusive, a cultura foi tema da nossa primeira e última aula. Destaco também que, na semana da prova, expusemos as possíveis teses e repertórios relacionados à valorização da cultura brasileira”, explicou.
Por Comunicação Salesiano Aracaju (SE)