AREIA BRANCA | Os 40 anos da presença Salesiana
AREIA BRANCA | Os 40 anos da presença Salesiana
27 de junho de 2018 Por pauloAconteceu nos dias 15, 16 e 17 de Junho, o tríduo em comemoração aos 40 anos da Presença dos Salesianos em nossa Cidade; e no dia 18/06, a Missa em ação de graças pelos 40 anos.
No dia 15/06 – A atividade intititulada “Memória dos fiéis e missionários que aqui chegaram” iniciou-se às 15:00h, com a gincana da chegada, realizada pela equipe da catequese no Centro Juvenil Dom Bosco. Contamos com a presença dos três primeiros missionários: Pe. Bernado Roana, Irmão Antonio Cibin e o Pe. Giuseppe Venturelli. O Padre Alfredo Boldori, Pe. Demontier Távora e o Pe. Raimundo Felipe acolheram o Bispo Dom Mariano Manzana, que se fez presente para a Missa do Crisma. 25 jovens confirmavam sua fé. A Missa aconteceu às 19:00h, na Igreja Matriz. A mensagem desta noite foi de reflexão sobre os sonhos para os próximos 10 anos. Para simbolizar melhor esta reflexão, foi lançada a CÁPSULA DO TEMPO com as seguintes indagações: O que você sonha, ou gostaria que viesse acontecer nos próximos 10 anos? Por favor, não deixe perder estes seus sonhos, registre-os em uma folha de papel ou de outra forma e venha depositá-los na “CÁPSULA DO TEMPO”. Em 2028, daqui há 10 anos, quem estiver ainda aqui, poderá avaliar estes sonhos e averiguar as mudanças que eles terão produzido. Esta iniciativa gerou boas expectativas nos participantes.
No dia 16/06 – a atividade intitulada “O Envolvimento emocional e as transformações” tinha como objetivo relembrar a trajetória vivenciada pelos missionários e suas realizações nas diversas décadas. A Missa, animada pela AJS, aconteceu às 16:00h, na Igreja Matriz . Foi bonito relembrar no ofertório todos os salesianos que por aqui passaram. Após a missa, as homenagens continuaram no Projeto Pôr do Sol com cordel, música ao vivo e depoimentos cheios de sentimento.
No dia 17/06 – A atividade intitulada “O novo sonho Missionário” teve inicio com um Passeio ciclístico, às 07:00 da manhã, organizado pelos jovens do Oratório Dom Bosco, e, logo em seguida, aconteceu a Santa Missa, às 08:00, na Igreja Matriz, celebrada pelos Padres Bernardo Roana e Alfredo Boldori.
No dia 18/06 – O grande dia – Festa de confraternização em comemoração aos 40 anos da Presença Salesiana em nossa comunidade. Pela manhã, aconteceu na Câmara Municipal uma Sessão solene em gratidão aos Salesianos pelo trabalho realizado. Estiveram presentes: Padre Bernardo, Padre Breno Gustalla, Pe. Alfredo Boldori, Pe. Giuseppe Venturelli, Irmão Antonio Cibin, Pe. Raimundo Ricardo, Pe. Demontier Távora, Pe. Emerson Melo e o Pe. Raimundo Felipe. Também estiveram presentes autoridades como: a Prefeita Iraneide Rebouças, o Vice João Paulo Borja, o Deputado Souza, a Vereadora Rebeca, e os Vereadores Netinho Cunha, Samuel Lemos, Kinho de Beguinho e Antonio Carlos, secretários municipais, as Irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino, entre outros. Um momento emocionante se deu durante a apresentação do Livro de Confissões do Pe. Giuseppe Venturelli, que apesar de ser lido “todos” apreciaram a leitura com atenção, sentindo-se parte daquele discurso tão verdadeiro e profético. Às 16:00h, na Oficina Escola Dom Bosco, com a presença do Inspetor Pe. Nivaldo Pessinatti, Pe Alfredo Boldori, Pe. Giuseppe Venturelli, Pe. Raimundo Ricardo, Pe. Breno e Irmão Antônio Cibin, além do corpo técnico da OSDB (Francisca Batista, Assis Fernandes, Danielly Mendonça e Raissa Silva), alunos e empresários locais conheceram a proposta de revitalização da Oficina Escola, além da assinatura dos Termos de Estágio de 45 jovens dos cursos de Soldador, Caldeireiro e Torneiro Mecânico do “Projeto Mercado de Trabalho – Aí vou eu” realizados pelas Obras Sociais Dom Bosco, em Parceria com o Instituto Cooperforte.
Ás 19:00h, na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes “lotada”, aconteceu a Missa em ação de graças, animada pela ADMA e Cooperadores Salesianos. Estiveram presentes o nosso Bispo Dom Mariano, o Padre Inspetor Nivaldo Pessinatti, Pe. Alfredo Boldori, Pe. Giuseppe Venturelli, Pe. Eudes Barreto, Pe. Francisco Demontier, Pe. Raimundo Ricardo, Pe. Emerson Melo, Pe. Cezar Teixeira, Pe. Breno Gustalla, Pe. Bernardo Roana, Pe. Aristides Jorge, Pe. Raimundo Felipe, Pe. Railton (Serra do Mel) e o Irmão Antônio Cibin. Após a missa, foi servido um coquetel, com apresentações culturais, cordel, música ao vivo e muita alegria da comunidade local em reencontrar a todos os salesianos que por aqui passaram.
Por Danielly Mendonça