BONGI | 3ª Edição do Projeto Mais Poesia Para o Seu Dia

BONGI | 3ª Edição do Projeto Mais Poesia Para o Seu Dia
9 de abril de 2019 Por pauloA Escola Dom Bosco vivenciou a 3ª edição do Projeto Mais Poesia Para o Seu Dia, que teve por tema: “Poesia com amor e respeito: Viva a Mulher”.
Todos os aprendizes, colaboradores e funcionários da Escola Dom Bosco puderam participar, recitando suas poesias ou de outros autores, inclusive sobre temáticas diversas – porém, somente as autorais dentro da temática participaram do concurso.
Houve produções excelentes, nossos jovens revelaram talentos escondidos. Despertar isso neles é fruto do excelente trabalho do corpo docente.
Os jovens da poesia ganhadora de cada turno receberam uma premiação simbólica pela produção autoral.
Alguns relatos de nossos educadores, que ficaram motivados com o resultado do projeto:
“O projeto surgiu no início dos anos 2000, diante de sua inquietação de colocar os sentimentos e emoções no papel. Desde então, ele vai espalhando esse projeto por onde passa. Na Escola Dom Bosco, foi implantado no ano de 2017. Eu me alegro muito por ajudar a formar a consciência crítica dos jovens como cidadãos e pessoas mais conscientes. Cada jovem me surpreendeu com seu estilo, ideia e verdade”, disse José Clécio, Educador.
Segundo o educador Leonardo Nascimento, “O tema trouxe-nos à reflexão um assunto tão importante na atualidade! Os jovens debateram em sala e depois construíram suas poesias. Muitos nunca haviam feito, mas descobriram que a poesia estava neles”.
Angela Siqueira, educadora, que participou do evento como jurada, relatou que, ”iniciativas como essa desenvolve o jovem não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida. Estimula os jovens a serem protagonistas de seus sonhos e perceberem que a arte também é para eles”.
Segundo a educadora Viviane Coelho,”Dialogar sobre uma tematica tão pertinente trouxe muita satisfação, principalmente, por perceber a construção reflexiva dos alunos, a disposição de expor suas ideias de forma tão lírica , mas, ao mesmo tempo, crítica, demostrando uma consciência cidadã e um pensamento coletivo ressonante com a metodologia Dom Bosco. Foi um momento único e emocionante “
Neste ano, tivemos também uma bicampeã, Fernanda Távora, da turma de Admistração 64, que relatou “Poesia a gente vê em tudo, nos detalhes e nas pequenas alegrias do dia-a-dia mesmo. Que as pessoas possam escrever o que sentem mesmo, meio que rimando, pois para mim a rima é a alma da poesia.
Por Prysccylla Regis