CARPINA | PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DO CARPINA – 112 ANOS
CARPINA | PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DO CARPINA – 112 ANOS
PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 22 de fevereiro de 2022 Por paulo1910 – 22 de fevereiro – 2022
Hoje, 22 de fevereiro, a Paróquia de São José do Carpina está completando 112 anos de criação.
Por isso, nesta publicação, abordaremos um breve histórico da mesma, cujas origens remontam ao final do século XIX:
A construção da capela
Entre 1879 e 1882, foi construída a Estrada de Ferro Recife-Limoeiro, a qual contava com um ramal para Nazaré da Mata. O então povoado de Carpina foi agraciado com uma estação intermediária e esta era considerada uma das mais importantes da via, justamente por estar localizada na bifurcação da linha: era em Carpina que se dava o entroncamento entre os ramais que seguiam para Nazaré da Mata (posteriormente estendido até a Paraíba) e para Limoeiro (mais tarde prolongado até Bom Jardim).
Com a abertura do tráfego ferroviário, o povoado de Carpina começou a se expandir no entorno da estação, com a construção de novas residências, hotéis e pousadas, além de casas de comércio.
Diante desse crescimento, os habitantes da localidade passaram a sentir a necessidade de uma capela, desejo que ficou explícito em um pedido feito à Assembleia Provincial no ano de 1884.
Em 1885, a população carpinense começa a ver seus desejos serem correspondidos, no momento em que chega ao povoado o frei Venâncio, que além de evangelizar os moradores, promove a construção de uma capela dedicada ao patriarca São José, na parte norte do povoado, lado que pertencia, naquela época, ao município de Nazaré da Mata.
A construção da capelinha foi marcada pelo esforço e pela força de vontade dos moradores. Em 1895, embora ainda não estivesse concluída, temos notícias da realização de missa no templo, o que nos leva a concluir que pelo menos a parte principal (paredes e cobertura) já estava pronta.
No entanto, as dificuldades fizeram com que o restante dos trabalhos ficasse por um tempo paralisado. Mas em 1901, foi organizada uma comissão cujo objetivo era angariar fundos para a conclusão da capela de São José, a qual ficou pronta em 1903.
Em janeiro de 1904, o templo foi sagrado pelo bispo de Olinda, Dom Luiz de Britto, que passou três dias na localidade. A benção da capela foi um evento bastante marcante no então povoado de Carpina, contando com ruas decoradas, banda de música, fogos de artifício, pregações, folguedos populares, realização de casamentos e do sacramento da Crisma.
A Eelevação da Capela à Matriz
Em 1910, por ato de 22 de fevereiro, o bispo D. Luiz de Britto elevou a capela de São José à categoria de matriz. Para a nova freguesia, D. Luiz nomeou o vigário Antonio Lima Cavalcanti para ser pároco da mesma.
O padre Antonio Lima celebrou a 1ª missa da recém criada paróquia, no dia 13 de março de 1910, um domingo, sendo alvo de significativa manifestação de apreço por parte da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus e do vigário da freguesia de Tracunhaém.
No entanto, o padre Antonio ficou aqui apenas até o dia 04 de dezembro de 1910, quando assumiu o padre Arthur Bertoldo Carneiro da Silva, que permaneceu até fevereiro de 1913.
Segundo dados estatísticos de 1918, a paróquia de São José possuía uma extensão de 5 x 2 léguas, contendo 5 capelas rurais e uma casa paroquial. Naquele ano, a paróquia possuía 58 alunos de catecismo, além de ter realizado 698 batizados, 76 casamentos e 2395 comunhões.
Os Párocos
Ao longo desses 112 anos de paróquia, vários foram os padres que assumiram a missão, dentre os quais podemos citar Pe. Otacílio Pimenta, Pe. Manoel da Rocha Carvalho, Pe. Petronilo Pedrosa, Pe. Antonio Leitão de Melo, Pe. Antônio José de Carvalho, Pe. Genário Augusto de Melo, Pe. José Rolim Rodrigues, Pe. Euclides Gonçalves, Pe. César Casetta, Pe. James de Lucena, Pe. Brenno Guastalla, Pe. José Cézar, Pe. Cleyton Coutinho, Pe. Laércio José e Pe Leandro (atual pároco).
A Nova Matriz de São José
Com o passar dos anos, o antigo templo, localizado no meio da Praça São José, no lugar onde hoje está situada uma estátua do santo, já não comportava mais o número de fiéis que frequentavam as missas dominicais.
A ideia de uma nova igreja, mais ampla a fim de comportar o maior número de pessoas, partiu do padre Petronilo. Em 1960, Pe. Antônio Leitão lançou a campanha para a construção da nova Matriz e começou a comprar os terrenos. Em 19 de março de 1963, na administração do Pe. Genário, foi lançada a Pedra Fundamental com grande festa, e em 1965 teve início a construção, com missa campal no local.
Muitas campanhas para arrecadar recursos foram realizadas, onde destaca-se o empenho do padre Bartolomeu Arnold nesse propósito. A inauguração do templo ocorreu em 08 de dezembro de 1971, na administração do Pe. José Rolim.
Vale ressaltar que a nova igreja também já passou por diversas reformas e melhoramentos, a exemplo da construção, na área frontal externa, de uma gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes; da troca das janelas e vitrais; troca das portas; troca do piso; acréscimo de detalhes na fachada etc.
Texto/Pesquisa: Rodrigo Sávio
Imagem: Fotografias da antiga e da atual Matriz de São José do Carpina-PE
Referências: Livro “Carpina, História e Memória vol. 1” (obra não publicada); diocesedenazare.com