CAUSOS DA VIDA SALESIANA | O SENHOR PODE BENZER MINHA CRUZINHA?

CAUSOS DA VIDA SALESIANA | O SENHOR PODE BENZER MINHA CRUZINHA?
21 de maio de 2021 Por pauloNarrativa de Pe. Valdemar Pereira
Aconteceu comigo. Morava em Fortaleza na década de 80. Na véspera de Natal (de 85) peguei o fusquinha de minha estimação às 05h00 da manhã e enfrentei a estrada com destino a Iara (447 km da capital), para ir celebrar a Missa de Natal com os meus familiares e conterrâneos. Por volta das 09h00 já tinha vencido a metade da viagem. Ao passar pelo posto Rodoviário de Icó, contemplando o casario histórico da cidade, que foi a primeira capital do Ceará, distraidamente, desobedeci o limite de velocidade, e o “fardado da Federal” apitou, três vezes.
– “Bonito, né? Encoste aí o carro!”
E eu disse: “Bonito não tanto, mas ligeirinho, é…”
E ele: “Documento, habilitação e RG…” Olhou tudo, levou-me ao escritório, e relatou ao chefão que o licenciamento do carro estava vencido e que eu tentara passar em certa velocidade. A decisão foi imediata: multa a pagar e carro aprisionado…
Mas, seu guarda, disse eu, os senhores vão deixar meus conterrâneos, meus familiares, sem a Missa do Natal, na Iara, a minha terrinha?e
– “Você é padre”?
-“Sou, padre, sim”! Um ligeiro silêncio, e o chefão disse: “Minha sogra é muito católica e me deu de presente essa cruzinha (e foi tirando-a debaixo da farda) para eu usá-la. O senhor pode benzê-la, aqui mesmo, ou só na igreja”?
Eu falei: aqui mesmo, na hora! E os quatro tiraram os capacetes… E eu caprichei na bênção! Elogiei a árdua missão deles, como policiais e “anjos da paz nas estradas”. Por fim, desejamos, mutuamente, um FELIZ NATAL e fomos liberados, o fusquinha e eu!