CAUSOS SALESIANOS | “A cavallo donato non si guarda in bocca”.

CAUSOS SALESIANOS | “A cavallo donato non si guarda in bocca”.
2 de julho de 2021 Por pauloNarrativa de Pe. Valdemar Pereira dos Santos
Padre Paulo Ribeiro, carinhosamente, conhecido por “Pe. Paulinho”, fazia aniversário naquela memorável data… Sendo ele o Reitor querido do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, Salvador-BA, as senhoras admiradoras do seu reitorado e da sua pessoa, ofereceram um presente, um elegante terno de cor
bege, que foi entregue na véspera, com a recomendação: “É para o senhor usá-lo amanhã, no jantar festivo, depois da celebração da Missa das 19h00…”
Chegou o esperado momento.
Terminada a celebração, o povão se dirigiu para o salão festivamente preparado para o jantar, enquanto o Pe. Paulinho vai ao seu quarto se arrumar. Começam os aperitivos, os assentos vão sendo preenchidos, um bolo com requintado recheio ocupava o centro de uma mesa, o cheiro de festa se espalhava no ambiente, e o homenageado nada de chegar…
Após uma considerável espera, aparece o Pe. Paulinho, visivelmente feliz, vestido no terno novo, ainda com a etiqueta à mostra. Mas, como ele era pequeno de estatura, porém, grande em humildade, o presente foi adaptado mais à sua “grandeza de santidade”. Os embainhados das calças lambiam o chão, as mangas do paletó passavam uns três centímetros dos dedos das mãos…
Era um verdadeiro espetáculo ver o Pe. Paulinho quase escondido dentro daquele majestoso terno… Mas, o seu sorriso contagiou os convidados. Todos sorriam e aplaudiam ao mesmo tempo. Foi quando alguém perguntou: “O Senhor não provou o terno antes?” E Pe. Paulinho respondeu: “Não, a cavallo donato non si guarda in bocca”. Ou seja, “a cavalo dado não se olham os dentes”. E a festa rolou noite a dentro, na mais autêntica familiaridade…