CAUSOS SALESIANOS | DE NOVO PADRE MANOEL ALVES

CAUSOS SALESIANOS | DE NOVO PADRE MANOEL ALVES
15 de março de 2021 Por pauloDe outra feita, também em Aracaju, onde por três etapas trabalhava como diretor do oratório festivo e capelão do Hospital das Clínicas “Dr. Augusto Leite”, aconteceu um fato interessante:
Numa das tardes de maio, na capelinha do hospital, Padre Manoel oficiava uma das belíssimas novenas em honra à Virgem Maria, com todo o requinte litúrgico da época d’antes do Vaticano II. De quando em vez se excedia em bons minutos no sermão, especialmente quando empolgado, citava latim, francês e italiano com seus dialetos, máxime o do Piemonte, como bom filho de D. Bosco. E naquela tarde, as horas iam se passando e, devagarzinho aos poucos, pacientes-fieis e enfermeiras iam saindo de pé-ante- pé, restando, no final da função, a irmã sacristã e três matronas da sociedade – (longe de ser as irmãs cajazeiras de Sucupira do “Bem-amado” de Paulo Gracindo) – que no fim de tudo se dirigiram até à sacristia para beijarem reverentemente as mãos do neo-Vieira em seus sermões….
Mas para desencanto do pobre padre Manoel, na hora dos agradecimentos pela insistência em ficarem elas até o fim constatou que duas das “ouvintes” eram surdas e a terceira sofria de mouquidão e naquela tarde esquecera em casa o aparelho que usava no ouvido esquerdo…
A irmã Jolenta deu uma respeitosa risada, às escondidas, e foi apagar as velas do altar…
Robério Moraes – Do livro: Ação Fraterna Salesiana: 25 anos