COMEMORAÇÕES JUBILARES | Padre James de Lucena: 25 anos de padre, segundo o coração de Dom Bosco

COMEMORAÇÕES JUBILARES | Padre James de Lucena: 25 anos de padre, segundo o coração de Dom Bosco
14 de julho de 2021 Por paulo25 anos de ordenação presbiteral, está celebrando o nosso Pe. James de Lucena, paraibano de Malta, hoje, coordenador de pastoral das obras Jaboatão-Auxiliadora e Jaboatão-Centro Educacional Dom Bosco.
NH: Como foi o seu despertar vocacional que o levou a ingressar na Congregação Salesiana?
Conheci, em abril de 1983, a Congregação Salesiana, através da Sra. Tereza, salesiana cooperadora do Centro do Sagrado Coração (Recife). Ela me deu um exemplar do Boletim Salesiano e me encaminhou até o Pe. Antônio José de Carvalho, que era diretor da Casa Padre Rua (Casa da filosofia e teologia, ao lado da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no Recife), que me acolheu, me escutou com coração de pai e me fez o convite para participar do grupo VOCA na Paróquia São João Bosco do Bongi. Quem animava este grupo era o Ir. José Maria e o Cl. Junot. Um dos finais de semana por mês, eu ia ao aspirantado de Carpina, onde me encontrava com o Coordenador, na época o Ir. Luiz Sampaio. Foi um ano que me fez abraçar e fazer caminho vocacional salesiano.
NH: Como o senhor está enxergando os caminhos da Congregação, hoje?
No meu ponto de vista em relação à Congregação Salesiana, hoje, ela tem dado resposta de comprometimento diante dos desafios, à luz do Evangelho, tendo preocupação, nos dias atuais, em promover a vida, o direito, a cidadania dos jovens e do povo.
NH: Que mensagem o senhor deixa para os jovens que estão dando os primeiros passos na Congregação?
Que nós salesianos demos oportunidade aos jovens, em nossas Casas, estando próximos, acompanhando e apoiando seu discernimento vocacional, segundo o espírito do CG28.
Por Padre João Carlos