COMUNICAÇÃO | Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga lança Relatório de Impacto Social, Educacional e Pastoral
COMUNICAÇÃO | Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga lança Relatório de Impacto Social, Educacional e Pastoral
16 de setembro de 2024 Por pauloNa manhã desta segunda-feira (16), durante o Bom Dia com o Pe. João Carlos, realizado na Capela da Casa Inspetorial (Recife-PE), a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga lança sua publicação inédita, o Relatório de Impacto Social, Educacional e Pastoral 2023.
Idealizado pelo Serviço Inspetorial de Comunicação Social no final do ano de 2023; é resultado de um trabalho de pesquisa, engajamento e análise de dados para garantir à sociedade o retorno social que os salesianos de Dom Bosco proporcionam à juventude, especialmente em situação de vulnerabilidade social.
Entre o vasto conteúdo, que conta com a mensagem de abertura preparada pelo Pe. Inspetor, Francisco Inácio, a publicação conta com informações sobre as obras e a atuação da Inspetoria no Nordeste; que incluem, especialmente:
Identidade Pastoral;
Apresentação de projetos de ação social;
Projetos de qualificação profissional;
Parcerias realizadas com empresas para inserção de jovens no mercado de trabalho;
Distribuição das Obras e Salesianos no Nordeste, Brasil e no mundo;
Participações em espaços de incidência política;
Atuação na Educação Básica;
Quantitativo do atendimento à crianças e adolescentes e muito mais.
A MENSAGEM DO INSPETOR
Caríssimos leitores,
Toda e qualquer missão salesiana possui sua incidência social. Desde o princípio de nossa fundação, Dom Bosco viu claramente o alcance social de sua obra (C 33).
Obviamente que as chamadas obras sociais de assistência possuem um cuidado todo particular.
Tocar com o coração as diversas vulnerabilidades, promover crescimento humano e cristão e despertar interesse das diversas políticas sociais estão no escopo final das obras sociais.
No Brasil salesiano, também a nossa Inspetoria se destaca no serviço social de nossas obras.
Hoje, atendemos, em parceria, um número considerável de jovens em situação de vulnerabilidade.
Mobilizamos um grande número de colaboradores e estendemos gradativamente a nossa ação social graças ao seu apoio direto ou indireto.
A mudança dos tempos nos traz jovens mais sujeitos a valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares.
Imersos em uma sociedade com processos transitórios, resultantes de uma nova conjuntura familiar, política e social, não basta apenas caminhar com os jovens; é preciso entender seus pensamentos, pois muitas vezes não conseguimos compreender o que passa em suas mentes.
Pedem-nos tempo e nós lhes damos espaços; pedem-nos vida fraterna e oferecemos estruturas; pedem-nos amizade e oferecemos atividades (cf. CG 28).
É fato que a debilidade educativa das instituições públicas pode estimular a criatividade de formas educativas alternativas e não formais. Assim, na diversidade de nossas obras, somos chamados a desenvolver o espírito de familiaridade com as crianças, jovens e suas famílias, mediante uma proximidade e maior entendimento do mundo juvenil por parte dos colaboradores e dos salesianos, a fim de contribuir na formação integral humana e cristã, como também compreender as profundas transformações que acontecem não só no campo da comunicação, mas, sobretudo, no modo de determinar e administrar as nossas relações humanas (PEPS inspetorial 2021).
Enfim, ao conferir os números e tomar conhecimento dos índices, o que importa, na verdade, é ter no coração a mesma motivação de nosso Pai, Dom Bosco; que, no dizer de Dom Rua, seu primeiro sucessor: “Não deu passo, não pronunciou palavra, nada empreendeu que não tivesse em vista a salvação da juventude” (Dom Rua, L 24.8.1894).
Boa leitura.
Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, SDB
CLIQUE AQUI para acessar a página do Relatório de Impacto Social, Educacional e Pastoral 2023!
O relatório de impacto social é um passo importante na consolidação do Grupo Social da Inspetoria, dando-lhe unidade e visibilidade. Será também um importante instrumento de trabalho para os gestores do Grupo Educacional. A missão é uma obra coletiva, feita a muitas mãos.
(Pe. João Carlos, Delegado para a Comunicação Social e Vice-inspetor da Inspetoria São Luiz Gonzaga – BRE)
“Finalizar o relatório desperta um profundo sentimento de realização, pois ele não apenas reflete o sucesso de um trabalho contínuo, mas também nos lembra do impacto positivo que geramos em tantas vidas, promovendo mudanças significativas em diferentes esferas da sociedade. Este material surge do compromisso em valorizar o trabalho dedicado de cada setor da nossa inspetoria, sempre voltado para a transformação da juventude, e fortalece a essência de um projeto que tem como objetivo principal a transformação social.” (Raisa Siqueira, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga – BRE)
Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social