CONGREGAÇÃO | ‘Adeus, amigo dos jovens!’. A última saudação ao P. Carlo Nanni

CONGREGAÇÃO | ‘Adeus, amigo dos jovens!’. A última saudação ao P. Carlo Nanni
23 de julho de 2020 Por paulo(ANS – Roma) – Terça-Feira, 21 de julho, às 11 horas, na paróquia Santa Maria da Esperança, de Roma, celebrou-se o último adeus ao Prof. P. Carlos Nanni, Docente e Reitor Magnífico Emérito da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, falecido no dia 19 de julho último aos 75 anos. Fez a homilia o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco e Grão-Chanceler da UPS.
“Para o salesiano a morte é iluminada pela esperança de entrar na alegria do seu Senhor. E quando acontece que um salesiano sucumbe trabalhando pelas almas, a Congregação alcançou uma grande vitória”, disse o Reitor-Mor em sua homilia, citando o artigo 54 das Constituições Salesianas.
“Estes não são momentos – prosseguiu o Reitor-Mor – para se fazerem belos discursos, mas para testemunhar a Fé. Creio que não tudo termina aqui: creio seja verdade que hoje Carlos já está com Deus. E lhe agradecemos pela vida que nos veio doando – alegre, apaixonada – como a de um salesiano de Dom Bosco. É a um só tempo dia de dor e de Esperança: neste presente, que não é nosso, não é a morte a dizer a última palavra: disse-a já Deus com a Ressurreição e, de certo modo, foi Carlos a vencer! Agradecemos a Deus por nos ter dado a vida deste nosso querido Irmão”.
A recordar a dedicação e o generoso serviço do P. Carlos foram também o Prof. P. Mauro Mantovani, Reitor da UPS; o Prof. P. Mario Oscar Llanos, Decano da Faculdade de Ciências da Educação; e o P. Stefano Aspettati, Inspetor da Circunscrição Salesiana Itália Central, de quem o P. Carlos Nanni fora Professor. Um saudação ao P. Carlos foi também dirigida pelos Ex-Alunos salesianos, que o recordaram por sua cultura, “aguerrido, concreto e cheio de ímpeto laborioso”.
Muitíssimos os que mandaram condolências pela perda do Prof. P. Carlos Nanni, amigo dos jovens. Entre as mensagens, também a do Cardeal Tarcisio Bertone, que, profundamente sentido, quis lembrar “sua franca amizade, sua capacidade relacional, sua competência e dedicação de estudioso da educação em favor da missão salesiana, da Igreja italiana e da Santa Sé”. À mensagem do Cardeal Tarcisio Bertone, se uniram as de Dom Adriaan van Luyn e de Dom Luc Van Looy, os quais quiseram evidenciar-lhe a alegria e o carisma plenamente salesiano.
Na tarde do dia 21 de julho, foram celebrados funerais também na terra natal do P. Nanni, Ischia de Castro (Viterbo), sendo a seguir sepultado no jazigo da Família.