Espanha – Inspetoria “São Tiago Maior” apresenta seu Programa de Animação Inspetorial
Espanha – Inspetoria “São Tiago Maior” apresenta seu Programa de Animação Inspetorial
1 de setembro de 2020 Por paulo(ANS – Madri) – A Inspetoria salesiana “Espanha-São Tiago Maior”, com sede em Madri, escolheu, para a campanha pastoral 2020-2021, o lema “Algo novo está surgindo”. A novidade é que, este ano, a Inspetoria optou por apresentar seu Programa de Animação Inspetorial (PAI), pelo YouTube, com uma transmissão dirigida pelo Delegado Inspetorial para a Comunicação, P. Javier Valiente, com participações do Inspetor, P. Fernando García, de seu Vigário, P. Samuel Segura, e do Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil, P. Xabier Camino.
Nos anos anteriores, esta apresentação era realizada de maneira presencial, em diferentes áreas da Inspetoria, contando sempre com a participação de salesianos, diretores e responsáveis pelos diversos setores das casas, membros da Família Salesiana, educadores… Este ano, dadas as circunstâncias, optou-se pelo novo formato online.
Um quadro comum a todos
PAI é o quadro comum a todas as casas e atividades da Inspetoria, que estabelece as diretrizes fundamentais para o ano 2020-2021. Cada escola, centro juvenil, paróquia, plataforma social ou comunidade salesiana possui seu programa, objetivos e dinâmica de funcionamento próprios, mas o PAI estabelece os aspectos nos quais, como Inspetoria e em sintonia com a Congregação, os Salesianos trabalharão.
Para isso, foi estabelecido um objetivo que atravessa as finalidades e as linhas de ação das várias delegações inspetoriais: “Cuidemos da nossa identidade salesiana permanecendo fiéis à nossa missão educativo-pastoral entre os jovens”. Tal objetivo é concretizado em algumas linhas de atuação para cada salesiano, para cada comunidade e para cada comunidade educativo-pastoral e grupo da Família Salesiana.
“Algo novo está surgindo”
Junto com o objetivo geral de toda a Inspetoria, foi apresentada a campanha pastoral do novo ano de atividades. Ela enfatiza quatro eixos: priorizar o cuidado com as pessoas, descobrindo o valor da vida e das relações que humanizam; viver numa “atitude extrovertida”, a serviço dos outros, especialmente dos que mais precisam; educar o olhar e o coração nestes tempos de mudança, empenhando-se na construção de um mundo novo que contemple sempre a pessoa em seu centro; fortalecer a experiência cotidiana de fé, redescobrindo a presença de Deus na vida cotidiana por meio da oração, pessoal e comunitária.
Para este fim, foram preparados recursos e materiais para todo o ano de atividades, contemplando os diferentes ambientes. Eles estão disponíveis no site da Inspetoria.
Fonte: ANS