CONGREGAÇÃO | Hungria – Salesianos organizam a 26ª Colônia de Férias para Coroinhas

CONGREGAÇÃO | Hungria – Salesianos organizam a 26ª Colônia de Férias para Coroinhas
5 de agosto de 2020 Por paulo(ANS – Budapeste) – A colônia de férias para ministrantes é uma da mais antigas de verão, coordenada pela ‘Inspetoria Salesiana Santo Estêvão Rei’, da Hungria (UNG). De fato, desde a queda do comunismo os salesianos no País retomaram a Pastoral Juvenil (PJ), organizando também um campo de férias só para crianças e adolescentes acólitos (ou coroinhas, ou ministrantes): seguem nisso os passos do seu fundador, Dom Bosco, que iniciou toda a sua missão com um ‘coroinha’ deparado na sacristia de uma igreja. Este já é o 26° ano que os Salesianos húngaros organizam semelhante atividade.
Notou-se outrossim nos últimos anos que alguns dentre esses participantes se fizeram sacerdotes ou religiosos. Por este motivo, os salesianos húngaros consideram este campo uma como especial ocasião para a promoção vocacional; e realmente muitos deles se empenham grandemente na interação com os pequenos ministrantes, acompanhando-os como animadores.
Perto de 100 os jovenzinhos que participaram da colônia deste ano, tendo-se desenrolado de 14 a 18 de julho, respeitando todas as medidas de segurança contra o COVID-19. O P. Kirner Zoltán SDB, que este ano está a celebrar 25 anos de Sacerdócio, foi o diretor espiritual do campo. O objetivo da atividade é, pois, passar aos adolescentes o zelo e a paixão pela Liturgia; e, a par da criação de dinâmicas de grupo, também diverti-los de modo sadio.
Cada dia, os ministrantes, divididos em equipes, puderam participar de uma sessão de formação sobre o tema “Eis o Mistério da Fé”, feita pelo P. Zoltán. Tal sessão prosseguia depois com variados laboratórios, atividades esportivas e dinâmicas, visando reforçar o trabalho de equipe, visto que os participantes do campo provinham de diferentes paróquias, também não-salesianas.
No final da Colônia, à Equipe vencedora foi entregue a Copa dos Ministrantes, intitulada ao Beato Estêvão Sándor, Salesiano Irmão, húngaro, martirizado sob o comunismo em 1953; enquanto ao ‘Melhor Ministrante’ da colônia foi entregue a estátua de São Domingos Sávio, Patrono dos Coroinhas.
Os participantes avaliaram este campo como uma atividade muito alegre e divertida, e por isso agradeceram aos Salesianos, particularmente ao P. Ábrahám Béla e ao P. Andrásfalvy János, respectivamente Ex-Inspetor e Inspetor no Cargo.
Fonte: ANS