CONGREGAÇÃO | Inspetores do Cone Sul se reúnem em Buenos Aires e celebram 150 anos da missão salesiana na Argentina

CONGREGAÇÃO | Inspetores do Cone Sul se reúnem em Buenos Aires e celebram 150 anos da missão salesiana na Argentina
16 de dezembro de 2025 Por pauloInspetores salesianos da América Cone Sul em reunião com o Reitor-mor, Don Fabio Attard, o vigário do Reitor-mor, Stefano Martoglio, , o conselheiro para as Missões, Don Jorge Crisafulli, o regional para a América Cone Sul, padre Gabriel Romero. Foto: Inspetoria Salesiana Argentina Sul (ARS)
Os inspetores salesianos da América Cone Sul se reuniram nos dias 14 e 15 de dezembro em encontro coordenado pelo conselheiro regional Padre Hector Gabriel Romero. Na manhã do domingo (14/12), os inspetores participaram da celebração eucarística de conclusão dos festejos dos 150 anos da primeira expedição missionária salesiana na Argentina. O novo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG), P. Adalberto Alves de Jesus, participa do evento, junto com os demais inspetores da CISBRASIL.
Celebração reúne autoridades salesianas e bispos argentinos
A Eucaristia foi concelebrada por vários bispos. Dom Marcelo Colombo, arcebispo de Mendoza e presidente da Conferência Episcopal Argentina, participou da celebração. Os prelados salesianos Dom Alejandro Musolino, bispo auxiliar de Córdoba, Dom Esteban Laxague, bispo de Viedma, Dom Juan Carlos Romanín, bispo emérito de Río Gallegos, e Dom Vartán Waldir Boghossián, administrador apostólico da Eparquia San Gregorio de Narek de Buenos Aires dos Armênios, também concelebraram. O vigário do reitor-mor, padre Stefano Martoglio, o conselheiro para as Missões, padre Jorge Crisafulli, o regional para a América Cone Sul, padre Gabriel Romero também estiveram presentes com os superiores das inspetorias desta região.
Reitor-mor destaca vocação profética dos primeiros missionários
O reitor-mor foi contundente na homilia: “Aquela primeira caravana de consagrados que partiu da Itália pelo rumo de terras desconhecidas e difíceis foi, de fato, a encarnação dessa vocação profética. Não buscavam palácios nem luxo: optaram pela incerteza da pobreza evangélica para preparar o caminho de Cristo no coração dos jovens. Dom Bosco, ao contemplar aquela partida, via seus filhos não como conquistadores de privilégios, mas como João Batista: homens que se apequenam para que o Cristo avulte e cresça nos corações do povo”, afirmou.
Legado missionário permanece como modelo para os salesianos
Don Fabio Attard ainda acrescentou: “Aqueles missionários de 1875 não possuíam densos recursos, estruturas refinadas, meios modernos… Possuíam apenas aprofundada vida interior, uma inabalável confiança em Deus, um transbordante amor pelos jovens mais pobres. Seguindo os passos de Dom Bosco, eles compreenderam que essa era sua única e grande força. Há que fazer com que tudo isso continue a valer para nós hoje”.
Reunião conta com presença de lideranças salesianas de Roma
Ainda no domingo, no período da tarde, iniciou a reunião dos inspetores com a presença de dom Fábio Attard, de dom Stefano Martoglio e de dom Jorge Crisafulli. Na segunda-feira (15/12) último dia de sua visita à Argentina, o reitor-mor presidiu a Santa Missa, novamente concelebrada pelos inspetores da América Cone Sul. A celebração ocorreu na igreja pública Mater Misericordiae. O encontro dos inspetores sob a coordenação do Padre Gabriel Romero continua nesta tarde para tratar assuntos salesianos referentes à região do Cone Sul.
Com informações: ANS
Por Euclides Fernandes




