CONGREGAÇÃO | Quinquênio Nacional 2026 reúne salesianos em Caucaia (CE)
CONGREGAÇÃO | Quinquênio Nacional 2026 reúne salesianos em Caucaia (CE)
17 de abril de 2026 Por pauloEntre os dias 13 e 17 de abril de 2026, aconteceu o Quinquênio Nacional, realizado na Casa de Retiro Cordimariana, em Caucaia (CE).
O encontro reuniu 27 quinquenistas e 4 formadores, membros da Comissão Nacional de Formação (CNF), proporcionando um espaço significativo de convivência, espiritualidade e aprofundamento formativo.
O primeiro dia foi marcado pela abertura oficial com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Adalberto, inspetor da Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório (BCG). Após a celebração, teve início o retiro espiritual, conduzido pelo padre João Carlos (BRE), que abordou o tema “fraternidade religiosa e diálogo intergeracional”, convidando os participantes à reflexão e ao fortalecimento da vida comunitária.
No segundo dia, os participantes vivenciaram um momento de convivência fraterna com um passeio ao parque aquático Beach Park e à orla da Praia de Iracema, em Fortaleza, favorecendo a integração e o fortalecimento dos laços entre os presentes.
O terceiro e o quarto dias foram dedicados à formação, com aprofundamentos sobre a vida fraterna e o diálogo intergeracional, além do estudo de aspectos formativos da nova edição da Ratio Fundamentalis, documento fundamental para a orientação da formação religiosa. O Padre Edson Castilho, diretor da presença salesina de Jaboatão dos Guararapes/PE e Mestre dos noviços conduziu estes dois dias de formação.
O encontro foi concluído no quinto dia com avaliações, comunicações finais e um momento de partilha, encerrando-se com o almoço.
O Quinquênio Nacional 2026 destacou-se como uma experiência enriquecedora de crescimento humano, espiritual e formativo, fortalecendo o compromisso dos participantes com a vida religiosa e a missão salesiana.




