CONGREGÃO | Itália – Uma homenagem salesiana a Nossa Senhora e ao Papa Francisco: orações e terço em Santa Maria Maior

CONGREGÃO | Itália – Uma homenagem salesiana a Nossa Senhora e ao Papa Francisco: orações e terço em Santa Maria Maior
5 de maio de 2025 Por paulo(ANS – Roma) – Ao longo de todo o mês de maio, dedicado a Maria, está agendado um santo Terço na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, a mesma que abriga o ícone da ‘Salus Populi Romani’, tão querido ao Papa Francisco, que o visitou 126 vezes enquanto Papa, e que, desde 26 de abril, também abriga os Restos Mortais do primeiro Papa argentino.
A iniciativa, promovida pelo Arcipreste Coadjutor de Santa Maria Maior, Card. Rolandas Makrickas, também contou com a participação da Família Salesiana Romana, acompanhada pelo Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fábio Attard, que na noite de sexta-feira, 2 de maio de 2025, animou o Terço das Vésperas, conduzindo a oração e as meditações que a acompanhavam.
A celebração contou com a presença de Salesianos da Sede Central Salesiana e da comunidade da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, próxima à basílica liberiana, juntamente com várias Filhas de Maria Auxiliadora. Na primeira fila, ao lado do P. Attard, estava o próprio Cardeal Makrickas e Dom Benoni Ambarus, Bispo Auxiliar da Diocese de Roma.
A resposta imediatamente positiva da Família Salesiana ao convite para animar esta noite de oração e, mais ainda, a presidência do Reitor-Mor no Rosário da noite foram dois sinais tangíveis de quanto o Mundo salesiano mantém sempre a devoção mariana no cerne do seu carisma, e também de quanto é difundido e forte o afeto e a gratidão dos Filhos e Filhas de Dom Bosco para com o Papa Francisco e o seu Magistério.
Outra evidência marcante da ação desses ‘rosários’ é a presença, nos momentos de oração, de muitas pessoas carentes e marginalizadas, as mais estimadas pelo falecido Papa, além dos trabalhadores e voluntários que as assistem. A noite festiva promovida pela Família Salesiana também contou com a participação efetiva de membros do Polo Cívico Esquilino, da Ir. Adriana Domenici, religiosa consagrada que vive entre os sem moradia; e do P. Mattia Ferrari, capelão da Mediterranea Saving Humans, entidade humanitária que, desde 2018, resgata as pessoas que se aventuram pelo mar.
No sábado seguinte, 3 de maio, a homenagem a Maria e a recordação do Pontífice argentino foram oferecidas pela equipe do ‘Osservatore di Strada’ – revista mensal do Osservatore Romano, fortemente apoiada pelo Papa Bergoglio, que se destaca por ser um “jornal dos pobres, para os pobres, com os pobres”. Nesse dia, pessoas em situação de vulnerabilidade, voluntários e religiosos se reuniram na praça em frente à Basílica de Santa Maria Maior para rezar e prestar homenagem ao Bispo de Roma, que realizou inúmeras ações de caridade em prol dos necessitados: alojamentos, chuveiros, barbearia e ambulatório, sob a Colunata de São Pedro. Ele também lhes proporcionou a chance de escrever suas próprias histórias no jornal da Santa Sé, mostrando uma nova perspectiva acerca da realidade
Fonte: ANS






