COUNICAÇÃO | Ouvintes e associados da AMA celebram 12 anos do “Tempo de Paz”

COUNICAÇÃO | Ouvintes e associados da AMA celebram 12 anos do “Tempo de Paz”
Comunicação 15 de janeiro de 2026 Por pauloSegundo direção da Rádio Recife FM, onde tudo começou, programa de rádio atinge 70 mil ouvintes por minuto.
A Basílica Salesiana do Sagrado Coração ficou repleta de fiéis, na manhã desta quinta (15), na Missa em Ação de Graças pelos 12 anos do programa Tempo de Paz, produzido e apresentado pelo Padre João Carlos e levado diariamente a mais de 200 emissoras em todo o país.
A celebração das bodas de seda do programa radiofônico reuniu, em sua maioria, ouvintes e associados da AMA, vindos de várias cidades da Região Metropolitana do Recife e de municípios de estados vizinhos, num clima de gratidão e comunhão que já é marca do programa.
Na homilia, Pe. João Carlos destacou o sentido do Evangelho ao lembrar que, no tempo de Jesus, a lepra era mais que doença: era condenação ao afastamento, com o doente impedido do templo e do convívio. Ao tocar o leproso, Cristo — movido por compaixão — assume o lugar do excluído e devolve dignidade a quem estava fora.
O padre aproveitou para fazer um comparativo com a missão do rádio: ir ao encontro, chegar onde a pessoa está, “entrar” nas casas, nos carros e no trabalho, anunciando Jesus, o Cordeiro de Deus, e conduzindo o povo à vida da Igreja e aos sacramentos.
Ao final da cerimônia, houve relatos de representantes de emissoras parceiras: Recife FM (diretor Marcelo Pitanga), Olinda FM (diretor-geral Ivanildo Silva), FM Dom Bosco, de Abreu e Lima (diretor Jean Alves), e Rádio Amanhecer (diretor Wilson Firmo), emissora oficial da AMA.
Pitanga relatou que o projeto radiofônico liderado pelo Padre João Carlos, iniciado há 12 anos, consolidou-se como um fenômeno de comunicação, alcançando hoje cerca de 200 emissoras. “Dados do Ibope de dezembro revelam o alcance massivo da iniciativa: somente na Rádio Recife, o programa ultrapassa a marca de 70 mil ouvintes por minuto”, revelou o diretor da Recife FM, a emissora comercial que aceitou abrir as portas para o pontapé inicial do Tempo de Paz.
Ao apostar no conteúdo religioso com o Tempo de Paz, a Rádio Olinda colheu resultado histórico, conforme disse o diretor geral Ivanildo Silva. De acordo com ele, a rádio oficial da Arquidiocese de Olinda e Recife fechou o ano como emissora 100% católica e saltou da 18ª para a 6ª posição no Ibope. Em Natal, a Rural FM também avançou, subindo da 13ª para a 7ª colocação em apenas um ano. Ivanildo aproveitou para agradecer à congregação salesiana por viabilizarem a dedicação do Pe. João Carlos à “loucura do rádio”, unindo audiência e missão.
Num último momento, voluntárias da AMA ressaltaram o trabalho de articular grupos especiais de WhatsApp nas diversas rádios, acolhendo intenções e fortalecendo a participação dos ouvintes, para que a interação com o Padre João Carlos durante a transmissão seja, de fato, um gesto vivo de Igreja.
Por Wilson Firmo

















